28 de junho de 2012

Por MUDANÇA DE VERDADE, BDO lança Professor TADAO a Prefeito; Edilson do Gás é o vice.

Agora a noite,(quarta-feira, 27) na residência do empresário Edilson do Gás, a oposição celebrou a escolha de seu nome para concorrer à Prefeitura Municipal.  Trata-se do filiado histórico no PT e ex-vereador por dois mandatos, o Professor Tadao.
Edilson do Gás, até então, pré-candidato a prefeito pelo PR, cedeu a Luiz Tadao a "cabeça de chapa" e será o candidato a vice-prefeito, contando ainda com o PPS e o PCdoB na formação da frente popular. O Bloco de oposição ainda aguarda a chegada de outros 5 partidos, que conforme o fechamento da coligação encabeçada pelo PMDB, poderão ficar sem espaço, migrando assim para a coligação que fará oposição ao atual prefeito Gilberto Garcia, representado na candidatura de Hashioka.
Propondo "mudança de verdade", Tadao quer construir seu Plano de Governo ouvindo todos os segmentos sociais, enfocando uma reformulação na gestão da saúde pública, com transparência e eficácia na aplicação dos recursos. São também prioridades, a democratização no ensino público municipal, a criação de uma Secretaria para o Agronegócio e Agricultura Familiar, e a criação da pasta que destine recursos para o Esporte, a Cultura e o Lazer. 
Tadao reforça pela construção de uma política ousada na geração de emprego, com diversificação da matriz econômica, fortalecendo as empresas que aqui já investem, todavia, implantando uma política de atração de investimentos que garantam a vinda de novas industrias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, o que não ocorre em Nova Andradina há quase 20 anos. 
"Estas propostas deverão ser casadas com a sustentabilidade ambiental, abrindo o nosso Município com o que tem de mais moderno, a partir da adoção dos recursos que a tecnologia da informação oferece nos tempos atuais", pontua Tadao.

25 de junho de 2012

Somente em 2009, relatório prévio da CPI da Saúde aponta desvios de 220 mil reais


A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na Câmara de Nova Andradina para investigar o escândalo de corrupção da administração do Prefeito Gilberto Garcia começa a apresentar suas primeiras conclusões. Nesta segunda-feira (25), a Sigma apresentou o primeiro relatório referente à investigação do suposto esquema de corrupção que desviava recursos do Fundo Municipal de Saúde de Nova Andradina.


A empresa é responsável pela auditoria dos documentos enviados à CPI, instalada pela Câmara em Setembro de 2011, após a aprovação do requerimento de autoria do Vereador Vicente Lichoti.


Os documentos referem-se à movimentação financeira da Saúde durante todo o ano de 2009. O levantamento aponta indícios de que, durante o período, teriam sido desviados dos cofres públicos aproximadamente R$ 220 mil. A valor teria sido divido em 95 cheques do Fundo e depositado em contas bancárias de terceiros. 



No período da tarde desta segunda-feira, os auditores da Sigma estiveram na Secretaria de Saúde digitalizando os documentos que faltam para conferir a destinação dos recursos da Emenda 29 transferidos para a Secretaria de Finanças no intuito de realizar pagamento de pessoas físicas prestadoras de serviços. O que para os auditores vem a ser uma transação estranha ao método de pagamento de despesas deste gênero.


Os vereadores aguardam ainda a conclusão dos levantamentos referentes ao ano de 2010 e 2011 para concluir o relatório final do grupo de inquérito. Instituída pela Câmara em outubro do ano passado, a CPI deverá convocar em breve mais pessoas para prestarem depoimento aos membros da Comissão. 

Assessoria

21 de junho de 2012

Indicação beneficia crianças portadoras de necessidades especiais

O vereador Vicente Lichoti (PT) solicitou que a Prefeitura de Nova Andradina realize estudos orçamentários para aquisição e implantação de brinquedo-balanço nas praças públicas do município.

A iniciativa visa atender crianças cadeirantes, de acordo com a Lei Municipal nº 851/2009, de autoria do vereador Marião da Saúde (PR), que autoriza a instalação de parques infantis e equipados com brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais.

Primeiro vice-presidente da Câmara, o Lichoti argumentou que a medida visa estimular a “conscientização social e afetiva aos que pela limitação física são impedidos de gozar das mesmas políticas públicas destinadas às pessoas que a sociedade entende como ‘normais’”.

“Apesar de simples, a medida não se trata somente da inclusão social de crianças cadeirantes aos bens de lazer, trata-se da valorização do ser humano em qualquer limitação que o impeça de frequentar os mesmos espaços, lugares e acesso aos direitos e políticas públicas não universalizadas”, destacou o parlamentar.

(Da assessoria)

18 de junho de 2012

Vicente Lichoti propõe "Ficha Limpa Municipal"

A proposta do FICHA LIMPA MUNICIPAL, que visa disciplinar as nomeações de cargos de confiança e comissão tanto no Executivo e Legislativo Municipal é de autoria de Vicente Lichoti,  único vereador do PT na Câmara de Nova Andradina. Com esta iniciativa, Nova Andradina passa a ser a primeira cidade no Estado de Mato Grosso do Sul a propor esta modalidade de projeto de Lei.

A proposta tramitava na Câmara de Vereadores desde janeiro de 2011, porém, a matéria conflituou com a Lei Orgânica Municipal (LOM) quando no texto da mesma diz que provimento de cargos no Executivo é de exclusividade do Prefeito, motivo pelo qual o Vereador Vicente Lichoti retirou-a das comissões e a encaminhou em forma de indicação ao Prefeito, solicitando que o Executivo apresente o mesmo texto para a apreciação dos Vereadores, visando regulamentar o "Ficha Limpa" no âmbito da administração pública municipal.
Por outro lado, a Mesa Diretora da Câmara acatou a propositura do petista e apresentou-a hoje, segunda-feira, 18, durante Sessão Legislativa em modo de Projeto de Lei, mas restringido ao provimento de cargos na estrutura da Câmara Municipal.
O projeto, proíbe a nomeação de pessoas em débito com a Justiça por crimes contra o patrimônio público ou privado, contra o sistema financeiro, meio ambiente e saúde pública. Vetará também a nomeação de condenados por crimes eleitorais, como a compra de votos, aos condenados por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro ou sonegação. Impedirá a nomeação de agentes públicos cassados por corrupção, de qualquer pessoa condenada por racismo, abuso de autoridade ou por crime contra a vida e a dignidade sexual.

Em suma, o Projeto de Lei segue as orientações da OAB, CNBB e diversas outras entidades populares, que desde 2009 espalharam pelo país abaixo-assinados em favor desta ação que dificulta o ingresso de agentes criminosos em cargos eletivos, tanto no Executivo, quanto no Legislativo.

"Convoco a sociedade a participar deste debate iniciado na Câmara de Vereadores de Nova Andradina. Impedir o acesso de pessoas fichas sujas, enfim, condenadas por Órgão Colegiado do Poder Judiciário para ocupar importantes cargos de confiança em secretariados, chefias e assessorias, abre espaço para os cidadãos de bem, que de um modo geral, são maioria na sociedade", pontuou Lichoti. 

14 de junho de 2012

Vicente Lichoti exalta participação juvenil no "Bote Fé"


O movimento dos jovens católicos "Bote Fé", preparatório à Jornada Mundial da Juventude, que terá sua 14ª edição em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, movimentou Nova Andradina na última terça-feira, 12.
Entendendo a importância eclesial e social deste evento para a cidade, o Vereador Vicente Lichoti(PT) celebrou junto com a comunidade Católica a passagem dos símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone de Maria. Desde 1984, ano da primeira Jornada, criada por João Paulo II, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora percorreu 10 países sede dos encontros, e com grande festa foi recebida em Nova Andradina na última terça-feira acompanhada de uma carreata que percorreu as ruas da cidade rumo ao Santuário do Imaculado Coração de Maria.
O palco montado para a celebração eucarística teve ao seu lado a exposição dos símbolos da Jornada da Juventude, atraindo milhares de pessoas da Forania de Nova Andradina que participaram de uma Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Naviraí, Dom Ettore Dotti. Após a celebração, a juventude contou com o Show da Banda Conexa da Canção Nova.
Vicente Lichoti destacou como histórica a passagem dos símbolos da JMJ, considerando-os relíquias presenteadas pelo Beato João Paulo II aos jovens do tempo atual, "muitas vezes esvaziados pelo secularismo". "A ótima organização do evento e a união de todos os movimentos juvenis da Igreja garantiram o sucesso do evento, que marca na história e nos corações dos fiéis, como um momento de Graça e reafirmação do cristianismo na sociedade", considerou Lichoti.

12 de junho de 2012

Jovens petistas farão conferência estadual em Nova Andradina

A Juventude da AE (Articulação de Esquerda), corrente interna do PT, promove neste sábado (16), em Nova Andradina, sua oitava Conferência Estadual (CEJAE). O evento será realizado no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação e pretende reunir lideranças juvenis de todo o estado.
Durante o encontro, os petistas discutirão a conjuntura do movimento estudantil e debaterão o cenário político nacional e estadual da legenda. A oitava edição da Conferência será encerrada no domingo (17) com a eleição da nova diretoria da CEJAE. Aqui em Nova Andradina, a corrente é liderada pelo ex-vereador petista, Luiz Tadao e por Vicente Lichoti, único vereador do PT em atuação na Câmara.


Programação:

16 de maio (sábado) 

Manhã
08h00 - Abertura e construção coletiva do ambiente da conferência;
09h00 - História do PT, história da JPT, história e funcionamento da JAE;

Tarde 
12h30 - Leitura e discussão do Texto-Base Nacional;
15h00 - Conjuntura nacional e estadual, eleições 2012;

Noite
18h00 - Plenária do Movimento Estudantil;
22h00 - Cultural;

17 de maio (Domingo)
09h00 - Plenária juventude e diversidade;
11h00 - Plenária final, resolução, tarefas organizativas;
13h00 - Eleição da nova CEJAE. 

10 de junho de 2012

Conferência Nova+20 reúne mais de 400 participantes

Com a presença de mais de 400 participantes, a Conferência Nova + 20 foi realizada na terça-feira da última semana, no Plenário da Câmara Municipal. As atividades seguiram a orientação da RIO + 20, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e teve como lema "Pensamento Global, Ação Local".


O evento teve a iniciativa do Vereador Vicente Lichoti e contou com parceria da Energética Santa Helena, Finan, Coopavil, entidades e instituições públicas, no intuito de iniciar na cidade um ciclo de debate sobre o desenvolvimento econômico e social conciliados com a preservação ambiental, projetando Nova Andradina para os próximos 20 anos, considerando sua sustentabilidade.


A Conferência foi iniciada com a apresentação de um vídeo institucional do Governo e uma reflexão cultural do ator Fábio Arruda. Logo após, Maiquel Botelho, Analista Ambiental da Energética Santa Helena explanou um breve histórico da maior empresa da cidade, geradora de energia renovável e sua responsabilidade ambiental. Em seguida, a professora Drª. Flavia Itakura da UFMS, fez uma conjuntura histórica dos encontros internacionais sobre sustentabilidade, Eco 92 e Rio+20. 


A Mesa Redonda foi conduzida pelos professores especialistas, Dr. Mauro Amorim (IFMS), Dr. Carlos Sasso da (ANAEC-Pedagogia), Drª. Débora Cristina Macorini Ocon (UFGD) e Drª. Josyane (FINAN), os quais debateram educação ambiental, crescimento urbano, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos e o Novo Código Ambiental. Também estiveram presentes o secretário de desenvolvimento integrado de Nova Andradina, Fábio Selhorst e o Presidente da Coopavil, Professor Hernandes Hortiz. 

No término do encontro, o vereador Vicente propôs a criação de um Conselho Popular para organizar debates entre acadêmicos e professores e por meio dele, planejar o Município de Nova Andradina para os próximos 20 anos, considerando como eixo principal a sustentabilidade. A proposta foi aprovada e as instituições de ensino básico, tecnológico e superior tem até o dia 20 para apresentar seus respectivos representantes.