28 de maio de 2013

GOVERNO MANTEM TRAÇADO DA FERROVIA NORTE-SUL E NOVA ANDRADINA SERÁ CONTEMPLADA

A Audiência Pública realizada pelos vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti em Nova Andradina, na última sexta-feira, 24 de maio, já surte efeito, o governo federal declarou que não vai alterar o projeto de implantação de dois ramais da Ferrovia Norte Sul em Mato Grosso do Sul. A garantia foi dada nesta terça-feira, 28 de maio, pelo diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, a um grupo de parlamentares e prefeitos do Estado, durante audiência em Brasília.
Divulgação
“Esta descartada qualquer mudança no trajeto. A Estrada de Ferro 267 vai sair de Panorama(SP), seguir para Estrela do Oeste (SP) e depois entrar por Mato Grosso do Sul, passando por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados. Também está confirmada a construção da  Estrada de Ferro  484, que vai de Maracaju,  pelo Cone Sul do nosso Estado, até o interior do Paraná”,  garantiu o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), que pediu a audiência e acompanhou o grupo de parlamentares e prefeitos. A construção dos dois ramais estava ameaçada porque recentemente o governo de São Paulo e parlamentares que representam o estado vizinho em Brasília fizeram gestões junto ao Ministério dos Transportes para que os novos ramais ficassem restritos ao território paulista.

De acordo com o senador, na modelagem confirmada pelo Ministério dos Transportes,  Dourados vai se tornar um grande entroncamento ferroviário. A idéia é licitar a construção dos novos ramais em setembro para que  até o final do ano se tenha a definição dos ganhadores dos leilões, para começar as obras no ano que vem. Delcídio explicou que as duas ferrovias são fundamentais para o escoamento da produção do Centro-Oeste.

“Elas representam um avanço logístico e na infraestrura importantíssimo para o nosso estado. Essa é mais uma vitória dos prefeitos, vereadores, das bancadas estadual e federal, e especialmente da população sul-mato-grossense”, comemorou o senador.

Assessoria

Colaboração #EquipeDelcídio

25 de maio de 2013

Vicente articula com Delcídio mobilização política para evitar mudança do traçado da ferrovia que beneficiará MS

O vereador Vicente Lichoti (PT) articulou junto ao senador Delcídio do Amaral a mobilização de todas as forças políticas de Mato Grosso do Sul no sentido de mostrar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que é fundamental para o estado a manutenção do traçado original previsto para a Estrada de Ferro 267, a partir da cidade de Estrela do Oeste, passando por Panorama (SP), o Vale do Ivinhema (MS) e chegando a Dourados (MS).

Foto: Divulgação
"A bancada paulista fez uma blitz em Brasília para mudar o projeto original, propondo um traçado que não passa por Mato Grosso do Sul e incluiu apenas São Paulo e o Paraná. Vamos enfrentar com determinação essa questão. Minha proposta é mobilizar todas as forças políticas do nosso estado, porque para nós essa ferrovia é fundamental. Temos que arregaçar as mangas e marcar um encontro com a presença do Bernardo Figueiredo (presidente da Empresa de Planejamento e Logística - ELP), se possível já para a próxima semana, para confirmar o traçado original e evitar que nosso, estado mais uma vez seja prejudicado", alertou o senador Delcídio. 

O vereador Vicente destacou que a articulação das lideranças da região do Vale do Ivinhema é fundamental para manter o traçado original sem alteração, pois beneficiará a logística da região que é dotada de várias usinas sucroalcooleiras.

Assessoria 

21 de maio de 2013

Ferrovia Norte/Sul é tema de audiência pública em Nova Andradina

A Câmara Municipal de Nova Andradina realiza na sexta-feira, dia 24 de maio, às 9h00, uma audiência pública com tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema querem ferrovia”, proposta pelos vereadores da bancada do PT, Vicente Lichoti e Edson Tolotti.
Durante a audiência pública, os participantes irão debater o traçado do ramal ferroviário da Estrada de Ferro (EF) 267, que fará interligação dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Contaremos com as presenças do Senador Delcídio (PT), de técnicos da ANTT e diversas autoridades de MS.
Imagem: Divulgação

Embrapa e Mandato reúne setor agropecuário em Painel de debate.

Foto: Dilvulgação
Articulada pelos vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti, ambos do Partido dos Trabalhadores, em parceria com a Embrapa Oeste e Poder Legislativo, através da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizou-se nesta última sexta-feira (17), o I Painel de Produção Rural, com o objetivo de levantar  as Potencialidades e Desafios da Agropecuária Regional do Vale do Ivinhema. Pesquisadores da Embrapa conduziram os trabalhos na sede da Câmara Municipal de Nova Andradina. 
Foto: Dilvulgação

A ação teve como objetivo buscar os primeiros passos para desenvolvimento da agropecuária de Nova Andradina e Região. O intuito da Embrapa é que essa primeira ação fosse considerada um marco para a entrada de soluções e que fosse visto os entraves que impossibilitam o desenvolvimento agropecuário regional.

Vicente quer eleição para Diretor nas Escolas da RME de Nova Andradina

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 20, demos entrada nas Comissões com o Projeto de Lei de n° 14/2013 que versa sobre a Educação Democrática. 

No PL 14/2013 defendemos ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR(A) nas Escolas Municipais de Nova Andradina. A medida tem justificativa muito simples: Diretor eleito tem compromisso com a comunidade escolar e não com o prefeito.
                  Imagem: Divulgação

15 de maio de 2013

Painel da Embrapa debaterá futuro da Agropecuária de Nova Andradina e Região

Estão convidados tod@s os profissionais que atuam na área da produção rural em nossa Região, a proposta é extrair um diagnóstico técnico da situação da agropecuária na Região do Vale do Ivinhema e a EMBRAPA OESTE é nossa aliada neste evento.

O Painel será na sexta-feira, 17 de maio, na Câmara Municipal, às 13 horas.

Imagem: Divulgação

10 de maio de 2013

Ferrovia Norte/Sul chegando em Nova Andradina

Momento importante para a história de Nova Andradina e Região, a construção da Estrada de Ferro 267, Ramal Norte/Sul, será um divisor de águas na economia do Estado de Mato Grosso do Sul, sobretudo para a região do Vale do Ivinhema que poderá escoar sua produção de forma sustentável, potencializando a competitividade.

A iniciativa é uma parceria do nosso Mandato com o vereador Edson Tolotti e o senador Delcídio do Amaral. 
Imagem: Divulgação