19 de dezembro de 2013

Nova Andradina receberá 2ª Feira "Adote Bicho" neste sábado

Depois do sucesso da 1ª Feira de Adoção de Animais realizada em dezembro de 2012, Nova Andradina receberá neste sábado, 21, na Praça Brasil, a segunda edição  do evento denominado "Adote Bicho", que no ano passado contou com cerca de 50 animais expostos entre cães e gatos de várias idades e raças. As atividades terão início às 8h00 deverão seguir até às 16h00.
A campanha "Adote Bicho" é uma iniciativa da Ong "Unidos por 4 patinhas" em parceria com Centro de Controle de Zoonoses e o Mandato do vereador Vicente Lichoti.  Com o lema "Adoro Ajudar Cães e Gatos", a campanha pretende conseguir famílias ou pessoas interessadas pela adoção destes animais que por algum motivo não contam com local adequado para ficar ou foram abandonados por aqueles que deveriam cuidar deles. 
Os animais serão expostos ao público, que poderão efetuar a adoção mediante a apresentação de documentos como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, luz ou telefone. As adoções somente poderão ser feitas por pessoas maiores de 18 anos. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


Na opinião da veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Andradina, Valesca Picoli, a campanha passada superou as expectativas. "É impressionante como as pessoas se interessaram em adotar os animais. Se tivéssemos mais exemplares disponíveis com certeza a número de adoções seria ainda maior", comemorou.
A iniciativa conta ainda com apoio da Casa da Ração, Vereador Nenão, AgroCulturas, Lala Pet Shop, Restaurante Dona Elza e do Centro de Práticas Veterinárias. 
Serviço
Pessoas interessadas em adotar animais, doá-los ou noticiar casos de violência e maus tratos devem entrar em contato com o CCZ de Nova Andradina, de segunda a sexta-feira no horário comercial, pelo telefone (67) 3441-4715. Em caso de denúncia, a ligação poderá ser anônima.



18 de dezembro de 2013

Vicente cobra melhorias na região do Terminal Rodoviário

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação durante a sessão realizada na segunda-feira, dia 16 de dezembro, solicitando que sejam realizados diversos serviços para a região do Terminal Rodoviário Décio de Azevedo Mattos.
Em sua indicação, Vicente solicita a construção de pavimento no passeio público junto à Avenida Eurico Soares de Andrade, a construção e sinalização horizontal nas guias rebaixadas, e a manutenção nas calçadas já existentes.
De acordo com Vicente, a indicação atende a reivindicação dos munícipes, principalmente os pedestres, que terão melhor circulação com o passeio público em boas condições. “Estas ações irão ampliar a acessibilidade do nosso município”, destacou o vereador.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira.

Vicente quer Secretaria para atender o produtor rural

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação na sessão de segunda-feira, dia 16 de dezembro, solicitando que sejam realizados estudos no sentido de desmembrar a atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e criar a Secretaria de Agronegócio, visando atender aos anseios dos grandes e pequenos agricultores.

De acordo com Vicente, esta indicação atenderá o anseio de vários agropecuaristas da região, pois a secretaria terá a função de atender e coordenar as demandas da política agrícola do município de Nova Andradina, além de oferecer assistência, fomentar e desenvolver políticas de produção familiar e gêneros alimentícios.

"Temos cerca de duas mil famílias assentadas no Município e grande parte do nosso PIB vem da produção rural e, ao mesmo tempo, percebemos uma prefeitura praticamente ausente na implementação de politicas para o setor rural, seja da agricultura familiar, seja na pecuária leiteira ou de corte", ponderou Lichoti

A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e ao secretário municipal de Planejamento e Controle, Arion Aislan de Souza.

12 de dezembro de 2013

Por quê não querem Reforma Política?

Esperar deste Congresso corporativista cheio de condomínios oligarcas e classistas disfarçados de partidos é ilusão.
E como mudar, se grande parte do eleitorado continuar aderindo a candidatos que gastam milhões na distribuição de gasolina, patrocínio de festas ou compra de votos de todo tipo?
Ora, a cobra nunca morderá a mão de quem a alimenta. Corrupção é algo abominável, repudiável... Até que um dia ela venha me beneficie?

11 de dezembro de 2013

Reeleito, Tadao empossa novo Diretório do PT de Nova Andradina

Dezenas de militantes e filiados ao PT de Nova Andradina compareceram na noite desta terça-feira, dia 11, no Simted, ao Ato que marcou a posse da nova direção do Diretório Municipal da sigla.

O encontro foi aberto pelo presidente reeleito, Luiz Tadao Mitsunaga, que convocou os militantes à união de forças afim de apresentar o PT como melhor alternativa ao povo de Nova Andradina.

A nova composição da Executiva e do Diretório do partido terá um mandato de 4 anos, e desta vez, segue as novas diretrizes aprovadas no último Congresso do Partido, que orienta pela participação paritária de homens e mulheres, com percentual destinado à inclusão de jovens e grupos étnicos. "Vemos que a nova composição estabelece uma reforma política interna", disse a nova secretária  de assuntos institucionais, Suelen Stefanini. Segundo Raphaell Monteiro, integrante do Diretório Municipal, o partido passa por uma nova realidade ao abrir espaço aos novos quadros. "O PT avançou bastante, pois a questão das cotas dá oportunidade ao jovem, ao negro, a mulher de participar no partido, espaço que não vemos em outras agremiações. O PT que disputará com Dilma e Delcídio em 2014 mostra que está preparado aos desafios do futuro", salientou Raphaell.

Tadao, empossou como seu vice o funcionário público estadual Sebastião Cuer, que concorreu à presidência no último processo eleitoral. Ao usar a fala, Cuer disse que no processo eleitoral do PT, há democracia e participação e não há derrotados dentro da forma como se compõe a diretoria, quando todas as chapas que concorrem ao Partido obtém espaço proporcional a sua votação. "Quem dera os sindicatos e associações tivessem o mesmo modelo do PT, pois todos se sentirão responsáveis na condução da entidade", disse Tião Cuer.

A nova secretária de organização do PT, a professora Rejane Trindade, agradeceu a confiança nela depositada pelo presidente municipal. "Atendi a convocação do Tadao pelo desejo de contribuir com o fortalecimento e afirmação do Partido na cidade como uma sigla de esquerda e pela defesa das minorias, que juntas, compõem a maioria da população brasileira", defendeu Rejane. Neusa Maria Gonçalves, nova secretária de formação política, indicou que este setor precisa de uma atuação mais contundente, pois não há ação bem sucedida se não há formação e informação.

Os vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti também fizeram uso da falando da história do PT, chamando os militantes para o consenso necessário para o próximo período. Líderes sindicais e de base social filiados ou ligados à sigla, também estiveram presença no Ato. 

8 de dezembro de 2013

Estudantes de Nova Casa Verde homenageiam Vicente Lichoti

A Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio de Nova Casa Verde, realizou na noite da última sexta-feira, 6, a solenidade de Colação de Grau de seus formandos do Ensino Médio.

Na oportunidade, a turma do 3º Ano "A" do matutino homenageou o Vereador Vicente Lichoti como Patrono da Turma, considerando-o "parceiro da escola e amigo de luta dos estudantes". Esta é a segunda vez que uma turma de formandos da Escola de Nova Casa Verde homenageia o vereador petista.

 

A cerimônia contou com momentos de emoção, com discursos de agradecimento e despedida dos alunos e professores, sobretudo, de apresentações musicais e de videos que homenagearam os educadores e funcionários da Escola.

Em sua fala, Lichoti ressaltou a luta dos "estudantes guerreiros" na defesa da Escola de Nova Casa Verde. Vicente também enalteceu a breve e marcante história da Escola, lembrando que ali participam professores comprometidos com a educação humanizada, democrática e popular. "Quero aqui registrar o meu agradecimento em poder participar deste momento que coroa estes jovens de luta. Daqui, brotarão grandes personalidades, que com força e fé farão a diferença no mundo", disse o vereador homenageado.

A Diretora Silvia Maria dos Santos, destacou o desempenho dos estudantes da "Luiz Carlos Sampaio" no ENEM. Segundo os dados do MEC, a Escola de Nova Casa Verde apresentou a segunda melhor colocação no ENEM dentre as escolas estaduais do Município de Nova Andradina.

A Colação de Grau contou com a presença marcante de pais, amigos e professores, dentre os quais, o Vereador Edson Tolotti e o representante do Executivo Municipal no Distrito João Dan, ambos homenageados das duas turmas de Ensino Médio.

Vicente e Tolotti participam de encontro da Agricultura Familiar em Dourados

Os Vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti participaram do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária realizado em Dourados entre os dias 5 e 6 de dezembro, evento que contou com a participação maciça de pequenos agricultores de 18 municípios do Estado, surpreendendo a organização. 

Tolotti e Vicente, ambos do PT, ressaltaram a importância do legislador acompanhar palestras que instruam os mandatos a fiscalizarem o cumprimento de Leis como o PAA e PNAE, que estimulam a venda de produtos da agricultura familiar para o mercado consumidor local, sobretudo, o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. 

Segundo Tolotti, as informações sobre programas federais que atendem a agricultura familiar estimulam o mandato parlamentar a ser mais um elo de ligação do povo com os seus direitos. "Se o trabalhador do campo, as prefeituras e vereadores soubessem das inúmeras oportunidades que o Governo oferece à agricultura familiar, quem produz o que se come na cidade não teria tantas dificuldades", disse o Vereador Tolotti.


Vários palestrantes e pesquisadores mediaram as palestras e oficinas que deram a tônica do encontro. Cerca de 30 pequenos agricultores de Nova Andradina também fizeram presença, aproveitando os mini-cursos e as atividades do "Giro Tecnológico".

No encontro, palestrantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal instruíram as lideranças quanto ao acesso ao PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural, que subsidia até 95% do custo da obra à família residente em pequenas propriedades.

O Encontro reuniu autoridades como deputados estaduais, federais e contou com a presença do Senador Delcídio, do Superintendente do INCRA Celso Cestari, do Delegado Regional/MS do MDA João Grandão, os quais foram palestrantes durante os dois dias.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Dourados, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS e Agroform, com apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo.

3 de dezembro de 2013

Vicente quer informações quanto aos Kits Escolares

Divulgação
O vereador petista Vicente Lichoti utilizou a tribuna nesta segunda-feira, 02 de dezembro, para destacar seu requerimento que foi apresentado e encaminhado ao Executivo, o objetivo é obter informações quanto aos Kits escolares fornecidos para rede pública municipal de ensino.

Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 12 mil novos uniformes foram entregues aos estudantes, a iniciativa é igualar as classes sociais mantendo um padrão homogêneo sem divisão entre as partes.

“A aquisição de materiais escolares por parte da Prefeitura Municipal é sempre bem vinda, e merece nosso reconhecimento, pois algumas famílias não têm subsídios para adquiri-los, a mão do estado é importante neste processo, pois ampara o educando”, destacou Lichoti.

Vicente disse que o papel do vereador é fiscalizar e colaborar com o desenvolvimento da cidade.


“Reafirmo que é uma ação importante, mais é evidente que também exige fiscalização por nossa parte, e é acreditando nesta proposta que encaminhei o requerimento buscando apurar todo o trâmite, desde a aquisição até a entrega dos Kits”, concluiu o vereador.

Assessoria

2 de dezembro de 2013

Biólogos homenageiam Vicente Lichoti

Na noite de sexta-feira, 29, os formandos em Biologia da UEMS, Unidade Ivinhema, homenagearam o Vereador de Nova Andradina, Vicente Lichoti (PT) como Paraninfo da Turma "MSc. Luana Barbiero".

Esta é a segunda vez que o Vereador de Nova Andradina recebe o título de paraninfo por uma turma de formandos da UEMS de Ivinhema. A primeira homenagem foi conferida pela turma de 2011, sendo que nas duas oportunidades, os formandos entenderam que o desempenho do mandato do vereador nova-andradinense fortalece a luta dos que defendem o meio ambiente, através de ações e propostas que apontam ao desenvolvimento ambientalmente sustentável. 

Na solenidade, Vicente exaltou a conquista dos novos profissionais e convocou-os à luta por um mundo mais justo e solidário. Em seu discurso, o petista declamou a Canção "Coração de Estudante", do cantor e compositor Milton Nascimento. 

Estiveram presentes na cerimônia, a Vice-Reitora da UEMS a professora Eleuza Ferreira Lima, o Prefeito de Ivinhema Eder Uilson França Lima, o representante da Câmara de Ivinhema vereador Junior do Posto, professores homenageados e diversas autoridades civis e eclesiásticas. 

A Colação de Grau sagrou 26 novos profissionais, que além de estarem habilitados a servir as empresas da região do Vale do Ivinhema com conhecimento na área de ciências biológicas, dispõem do instituto da Licenciatura para lecionar em Biologia.