29 de abril de 2014

Vicente quer quiosques para leitura nas praças públicas

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti (PT) apresentou nesta segunda-feira, 28 de abril, proposta para que o Executivo Municipal implante lugares fixos de Recantos de Leituras nas Praças da cidade de Nova Andradina.

A proposta feita pelo acadêmico do 7º semestre do curso de história da UFMS, Ailton Ribeiro, consiste em proporcionar aos leitores nova-andradinenses uma acomodação adequada nas Praças Públicas, através da implantação de quiosques, num intuito de incentivar a leitura neste locais, como forma de disseminar o saber através da mudança de hábitos da população.

“As praças municipais são ambientes propícios para disseminar o saber, portanto, estou propondo à secretaria de Educação, Cultura e Desporto que avalie os "Recantos de Leitura" com muito carinho”, comentou Lichoti.

Vicente aproveitou a oportunidade e finalizou o pronunciamento destacando Paulo Freire, que dizia: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Assessoria

11 de abril de 2014

"Cidade Viva" recebe 1.200 mudas de flores adquiridas em Holambra

No final da tarde desta sexta-feira, 9, representantes da Uniesp/Finan, Intstituição de ensino que coordenará o Projeto "Cidade Viva", receberam no estacionamento da Praça "Geraldo Matos Lima" mais de mil mudas de diversas variedades de flores da espécie Lantana cambará, adquiridas na cidade de Holambra, Estado de São Paulo.  
O diretor da Uniesp/Finan, Henrique de Barros Silva esteve acompanhado dos professores Stênio Ferreira Parron, Ana Paula Lorenzini, Magali Sampaio e Daniel Duarte coordenadores de cursos da Instituição de Ensino Superior e do representante do segmento discente, o estudante Gilberto Laguna.
A iniciativa do Projeto "Cidade Viva" partiu do mandato do vereador Vicente Lichoti (PT), a qual propõe fomentar a atuação do voluntariado no plantio de flores em canteiros centrais de avenidas e espaços públicos de Nova Andradina, sendo que o projeto seguirá com o financiamento de apoiadores e simpatizantes da proposta.
Caracterizado como não-governamental, o "Cidade Viva" terá a coordenação de representantes da sociedade civil. Gilberto Laguna, um dos coordenadores da ação, defende o engajamento das pessoas pela construção de um ambiente agradável e alegre para a Cidade, carente de paisagens que expressam a beleza das flores. "Queremos despertar na população a ideia de que somos responsáveis pelo ambiente que vivemos", relatou Gilberto. 
Dentre os objetivos da campanha, Gilberto ressaltou a construção de um novo aspecto belo e acolhedor às pessoas que visitam a cidade, através de ações simples e sustentáveis, como exemplo, o reaproveitamento de pneus descartados que serão pintados pelos voluntários, os quais darão um colorido diferente à cidade. Gilberto defendeu a escolha da variedade "Lantana cambará" por ser a espécie que mais se adapta ao clima e solo característicos de Nova Andradina, considerando o baixo custo de suas mudas e a sua perenidade, pois não necessita de constantes manejos no seu cultivo e, que sua florada tem ocorrência praticamente em todas as épocas do ano. 
No desenvolvimento do projeto, a Uniesp/Finan deverá contar com o apoio do Campus do IFMS  de Nova Andradina e com a orientação do Poder Público Municipal. Na próxima segunda-feira, 14, os coordenadores se reunirão na Uniesp para acertar os últimos detalhes para o início do plantio. Antes, serão formadas comissões para a arrecadação de fundos para o pagamento das mudas, para a aquisição de tinta para estilizar os pneus que vão servir de floreiras, posteriormente, serão dada as devidas prestações de contas da receita e despesas do projeto.

9 de abril de 2014

Edson Granato é reeleito presidente do SIMTED com 90,68% dos votos

Os filiados ao Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina, o Simted, foram às urnas, nesta quarta-feira, 9, e reelegeu o professor Edson Granato à presidência, tendo como vice o professor Maurício dos Santos, os quais lideraram a Chapa 2 "Sindicato Forte em defesa dos Trabalhadores em Educação" vencedora com 90.68% dos votos.

A votação foi marcada por forte participação dos filiados, que das 8 horas às 20 horas compareceram nos locais de votação. Segundo a atual direção do Sindicato, a disputa deste ano teve o maior índice de comparecimento dos filiados, considerando todas as outras disputas realizadas no Simted.

O resultado foi encarado como surpreendente pelos membros da própria Chapa vencedora, que teve como concorrente, a Chapa 1 "Valorizar os Trabalhadores é defender a Educação", liderada pelos professores Leandro Domingues e Kátia Zanatta, que conquistou 9,32% dos votos dos filiados.

Segundo o professor Maurício dos Santos o resultado expressa o trabalho realizado pela atual direção e o que vem sendo construído ao longo dos demais mandatos que teve o professor Edson como presidente. "O professor Edson deu continuidade ao trabalho desenvolvido por outros presidentes que passaram pela direção do Simted" reforçou o professor, eleito Vice-presidente.

A nova secretária de imprensa e divulgação, a professora Ana Cláudia Cordeiro Pelegrini, comemorou a vitória reforçando que os resultados das urnas refletem o contentamento dos filiados aos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão. "Acredito que o Sindicato deve intensificar o diálogo e a mobilização da categoria por mais conquistas e pela defesa da Educação", pontuou Ana Cláudia. 

Já o atual vice-presidente, eleito agora como tesoureiro geral, o professor Luis Carlos Picoli, avalia que a vitória representa os anseios de todos os educadores. "Vamos dar transparência de todos os serviços prestados aos filiados, prestando contas com frequência, para manter a credibilidade construída pelo Simted nos últimos anos.

Compareceram às urnas 695 votantes, sendo 623 votos à Chapa 2 e 64 votos à Chapa 1. Votos brancos 5, nulos 3 votos.  

8 de abril de 2014

Vereadores Vicente e Valter homenagearam professores e estudantes do IFMS

Os vereadores Vicente Lichoti (PT) e Valter Yasunaka (PSDB) homenagearam nesta segunda-feira, 07 de abril, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina os professores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - (IFMS), do câmpus de Nova Andradina, por terem participado e serem premiados na 12º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – (FEBRACE), ocorrido em São Paulo - (SP).

Divulgação

Os estudantes do IF, foram orientados por seus professores e apresentaram vários projetos, entre eles:

- Eco House – Um sistema de automação residencial focado na máxima eficiência no uso de recursos (alunos: Emanuel Vaz e Gabriela Figueiredo, orientador: Prof. Rodrigo Duran); e

- TI Verde: novos rumos da área tecnológica (aluna: Nathália Silveira, orientadora: Profª. Juliana Pereira).

“Essa conquista representa a dedicação de nossos professores em ensinar, e demonstra o talento dos estudantes da rede federal, pois, coloca o município de Nova Andradina novamente no cenário nacional como referência no avanço da pesquisa e na busca de soluções com um viés sustentável com o intuito de minimizar os impactos ambientais”, frisou o Lichoti.

Os vereadores Vicente e Valter ainda foram categóricos em afirmar que ações de grandeza dessa altivez merecem ter o reconhecimento público, perante o Legislativo Municipal.

Assessoria

1 de abril de 2014

Vicente parabeniza equipe Falcão do Departamento de Operações de Fronteira

Por reconhecimento ao trabalho exercido pela equipe Falcão do Departamento de Operações de Fronteira – (DOF), O vereador Vicente Lichoti (PT) apresentou moção de parabenização nesta segunda-feira, 31 de março, aos servidores públicos estaduais que prestam relevantes serviços à Nova Andradina e respectivamente a região do Vale do Ivinhema.

“A cidade de Nova Andradina encontra-se num eixo estratégico que faz ligação direta com os estados do Paraná e São Paulo, portanto, os altos índices de tráfico de drogas, armas, animais silvestres entre outros, insistem em nos preocupar”, frisou Lichoti.

Imagem Ilustrativa
O Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada – (IPEA), revela que grande parte da população teme ser assassinada ou assaltada a mão armada, os indicadores de percepção social demonstram esse agravante.

“Não basta somente cobrar os agentes policiais, o poder público deve lhes oferecer estrutura para que possa trabalhar com conforto e o máximo de segurança, promovendo desta forma a confiabilidade num possível conflito com o crime organizado”, finalizou Vicente.

Assessoria