27 de maio de 2014

Vicente defende melhoria na estrutura do 3º Sub Grupamento de Bombeiros

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti (PT) apresentou nesta última segunda-feira, 26 de maio, indicação em conjunto com os vereadores Edson Tolotti e Newton Luiz, com o objetivo de atender o 3º Sub Grupamento de Bombeiros com uma viatura Auto Bomba Rápida – (ABR), além de um equipamento desencarcerador para atender as ocorrências na região do Vale do Ivinhema.

A demanda foi encaminhada pra bancada nacional do PT de Mato Grosso do Sul, que têm representatividade no Senado e Câmara Federal, são eles Delcídio do Amaral, Antonio Carlos Biffi e Vander Loubet.

“Essa reivindicação vêm de encontro aos anseios da comunidade e da própria corporação, que a meu ver têm encontrado dificuldades com frota de veículos antiga e poucos equipamentos disponibilizados pelo Governo do Estado”, comentou Lichoti.

Vários veículos de comunicação têm denunciado a situação lamentável que se encontra o 3º Sub Grupamento, localizado em Nova Andradina.

“A nossa gente deseja ver o Corpo de Bombeiros bem estruturado, portanto, acredito que iremos sensibilizar nossas lideranças em Brasília”, finalizou Lichoti. 

Assessoria

14 de maio de 2014

Primeiro Balanço do Projeto "ADOTE uma PAINEIRA"...


No final do mês de abril iniciamos o Projeto "ADOTE uma PAINEIRA", considerando o desafio de diminuirmos o déficit verde em que passa Nova Andradina. 

Em que pese a falta de cultura local estimulada pelas políticas que impermeabilizam Nova Andradina, com calçadas nada ecológicas e pouco acessíveis, com praças descampadas e espaços públicos pouco arborizados, o projeto visa fomentar uma cultura verde e sustentável, sobretudo, incrementar nos espaços públicos da cidade a beleza que as paineiras presenteiam nos meses de abril e maio, com suas floradas e, posteriormente, a produção da paina, uma espécie de algodão produzido por seu fruto. 

Mais de 50 mudas doadas, com o apoio de simpatizantes do Mandato Alternativo, da Semat Meio Ambiente E Turismo de Taquarussu e da SEMDI da Prefeitura Nova Andradina. O porte da Paineira, por ser muito grande, impede que a espécie seja plantada nos canteiros centrais, quintais pequenos ou passeios públicos.
Por isso, a Semdi colaborou conosco com o plantio em praças da cidade. 
Como a procura pelas mudas de Paineira foi muito grande por parte de assentados, tivemos que estender o projeto aos que moram na zona rural de Nova Andradina. 

Desde já, agradecemos a todos os parceiros!

"A garra e a criatividade do jovem Léo Lopes são impressionantes" diz Lichoti.


Leonardo explica seu projeto para o John C. Mather, Nobel de Física em 2006 (Foto: Luis Eduardo Selbach)

O Dr. John Cromwell Mather, laureado com o Prêmio Nobel de Física em 2006, visitou nesta terça-feira (13), na feira Intel ISEF 2014 o estande do Projeto Star Tracker, uma criação do brasileiro Leonardo Vasconcelos Lopes, de Nova Andradina. Finalista Mostratec da ISEF, maior feira de ciências do mundo, iniciada em Los Angeles na segunda-feira (12), o projeto “Star Tracker: Um Framework Computacional para Localização de Corpos Celestes” consiste no desenvolvimento de um dispositivo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android.

Com o céu modelado em interface gráfica 3D desenvolvida em Java e usando OpenGL, o usuário seleciona uma estrela no app, cuja interface emula um céu noturno. Com as coordenadas do corpo celeste (ascensão reta e declinação) e cálculos de tempo sideral, é possível conhecer sua direção em relação à posição do observador terrestre, expressa em latitude e longitude. As coordenadas (azimute e elevação) são imediatamente enviadas para o dispositivo apontador por meio da interface sem fio Bluetooth.

Um dispositivo microcontrolador Arduino serve de ponte entre os atuadores eletrônicos, os motores de passo e o software. O Arduino recebe a informação e move os motores de passo do implemento, com precisão de 0,08 graus de arco, para posicionar um laser na direção da estrela, entregando ao usuário informações sobre o corpo celeste. Este laser tem uma particularidade de potência que faz com que seu feixe seja visível.

O Vereador Vicente Lichoti, que cumpre agenda em Brasília, comemorou o sucesso do projeto de Leonardo. "A garra e a criatividade do jovem Léo Lopes são impressionantes pois superaram todos os obstáculos, desde a falta de apoio do Poder Público até as distâncias continentais que ele teve de percorrer para divulgar seu conhecimento, disse o Vereador, que durante reunião no gabinete do Senador Delcídio Amaral, cobrou apoio ao trabalho do jovem, considerando também que há outros jovens do IFMS desenvolvendo projetos relevantes, mas ainda carentes de atenção" .  

Leonardo Vasconcelos Lopes é técnico de informática formado pelo IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul). No início de 2014, ele recebeu um prêmio na Febrace 11, o que levou à sua participação na Mostratec. 

“Depois da Mostratec, quando estava no aeroporto de Congonhas voltando para casa, comecei a receber diversas mensagens no celular me parabenizando. Só então fiquei sabendo que eu viria para a Intel ISEF 2014 aqui em Los Angeles. Fiquei empolgadíssimo e, em pleno aeroporto e acompanhado de uma amiga de Corumbá, ficamos pulando e gritando comemorando”, conta Leonardo.

“Através do arcabouço tecnológico do projeto Star Tracker, meu objetivo é levar a observação astronômica para locais remotos ou com poucas condições, onde não existam profissionais capacitados para ministrar uma noite de observação”. Leonardo ainda enfrenta dificuldades com a língua inglesa e teve pouco tempo para se preparar para o ISEF, já que os cursos intensivos do idioma na cidade onde mora são caros demais para seu orçamento familiar.

12 de maio de 2014

Vicente propôs a Delcídio criação de Museu do Cerrado no MS

Divulgação
O vereador petista Vicente Lichoti apresentou neste último sábado, 10 de maio, proposta ao Senador Delcídio do Amaral para que inclua em seu Plano de Governo estudos no sentido de criar o “Museu do Cerrado” no Estado de Mato Grosso do Sul.

“A inclusão desta proposta no Plano de Governo nos ajudará a fazer uma discussão séria sobre esse belo bioma, que infelizmente é pouco explorado cientificamente”, frisou o vereador.

O Ministério do Meio Ambiente aponta que o cerrado é o segundo maior bioma da América Latina, portanto, é preciso intensificar os estudos, catalogando espécies da flora e fauna com o objetivo de conserva-lo, além de atrair estudiosos e turistas.

“Delcídio será o futuro Governador de Mato Grosso do Sul, têm demonstrado ser sensível às pautas ambientais, acompanho o seu trabalho em defesa da recuperação do Rio Taquari que têm sofrido com o assoreamento. Acredito que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Nova Andradina é imprescindível neste projeto, pois está localizado numa área de reserva e detém todas as potencialidades”, finalizou Lichoti.

Assessoria

5 de maio de 2014

Encontro de Médicos Cubanos marca o 1º de Maio em Nova Andradina

Vereadores e lideranças comunitárias de Nova Andradina recepcionaram no dia 1º de Maio os médicos de Cuba que atuarão na região do Vale do Ivinhema, no atendimento à saúde básica.

A data comemorada em todo o mundo como o Dia do Trabalho tem um significado peculiar e especial ao povo cubano. Entendendo este simbolismo, o Vereador Vicente Lichoti (PT) convidou para um café da tarde todos os médicos e médicas que atuam pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal em parceria com os Municípios do Vale do Ivinhema.

Lichoti abriu o encontro na Câmara Municipal com uma reflexão ao dia do Trabalhador, que em Cuba se celebra as conquistas do Socialismo que mudou o paradigma do Capitalismo ao tratar todas as profissões com igual importância naquele país. Segundo Vicente, se questiona muito a ausência de liberdades em Cuba, mas há muito factóide e pouca verdade no que se propaga. "Num comparativo simples que poucos se esforçam em fazê-lo, lembro aqui o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, que por revelar o vergonhoso sistema de vigilância estadunidense, é impedido de retornar ao seu país para junto de sua família, enquanto a blogueira Yoni Sanchez, forte crítica do regime político de Cuba, viajante pelo mundo para 'denunciar' Cuba, pode sair e voltar quando bem entender ao seu país.

Ao encontro, compareceram 9 profissionais, que no intercâmbio com os brasileiros presentes, compartilharam suas experiências no trabalho humanitário realizado em mais de 60 países, no atendimento da medicina familiar às pessoas carentes de comunidades que sequer têm a presença de um médico.

Os relatos dos trabalhadores cubanos emocionaram e colaboraram para desmistificar informações sobre a Ilha Socialista, que há mais de 50 anos rompeu com a Ditadura de Fulgêncio Batista, instituindo uma experiência comunista que contrariou os interesses dos Estados Unidos, que por sua hegemonia cultural e financeira no mundo, impôs um embargo econômico que assola ainda hoje a política exterior de Cuba, impedindo-a de estabelecer relações comerciais e políticas com mais de uma centena de países.

Os vereadores Newton Luiz de Oliveira (PMDB), Valter Yasunaka(PSDB), os petistas Vicente Lichoti e Edson Tolotti, Cido Pantanal (SDD) e Ricardo Lima (DEM) enalteceram a missão dos cubanos e deram-lhe as boas vindas ao Vale do Ivinhema. Também compareceram ao encontro, o Vereador Lorinho da Saúde de Taquarussu, a Primeira Dama de Batayporã Pastora Saovesso e a Secretária de Meio Ambiente também da cidade vizinha, o presidente do PT, Luiz Tadao e o presidente do PSOL, Alexandre Pierezan.

Em Nova Andradina atuará o médico Leudys Aliaga, que atenderá no ESF de Nova Casa Verde.