24 de junho de 2009

REtroCESSO

Depois de meses sem postar, resolvi sacudir a poeira deste blog para comentar um assunto nada agradável para a opinião pública: proposta de aumento do recesso parlamentar na Câmara de Nova Andradina.
Desde 2001, a proposta de diminuição do recesso parlamentar foi tema de debates acalorados na Câmara de Nova Andradina. O ex-vereador Luiz Tadao, companheiro de Partido e percursor de propostas que cortam privilégios dos mandatários, viu sua proposta ser reprovada por duas vezes, obtendo exito em abril de 2005, quando o corte do recesso parlamentar diminuiu de 90 para 45 dias por ano.
Fazendo as contas, no passado os vereadores folgavam 90 dias por ano, somando um mandato de 4 anos, chegamos na marca de 360 dias de folga, ou seja, um ano de férias parlamentar. Qual trabalhador brasileiro goza de tamanho privilégio?

Penso naqueles que sequer gozam de férias. Lembro daqueles que sol a sol, na enxada, catando lixo ou no corte de cana não tem seus direitos trabalhistas respeitados.
Para uma Câmara Municipal, que outrora avançou nesta medida e que agora, por meio de uma minoria de vereadores pretende retroceder nesta conquista, voltando ao tempo de recesso do passado, é uma vergonha. O povo de Nova Andradina já sabe e entende que, para quem trabalha 24h por dia "inclusive as noites", diminuir o tempo de trabalho na Câmara é REtroCESSO. Abraço!

10 comentários:

  1. Meu querido companheiro, que bom saborear de vossos textos novamente. Ouvi a sessão de segunda-feira e me indignei assim como vossa senhoria. Só gostaria de lhe mostrar um detalhe: Não é inclusive, vereador o correto é "exclusive" rsrsrsrsrsrsrsrs.

    Ah, deixei no meu blog uma pergunta para os vereadores de Batayporã, talvez queira ajudá-los a responder. kkkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Motivo de grande admiração a sua atuação frente ao legislativo municipal, colocando inclusive o mandato à apreciação popular e com o povo dividindo-o, não poderia deixar de registrar que, a polêmica causada pelo seu colega Zé Bugre não deveria merecer tanto espaço e indignação, pois tudo não passou de proposta que por sinal, foi retirado da pauta.
    Preocupemo-nos com outros assuntos, pois, quantos projetos não passaram devido à força da democracia, mesmo sendo aqueles que visasam o bem comum. Concentre seus esforços naquelas propostas encaminhadas e que merecerão essa concentração de esforços para sua aprovação ou não. Não esqueça que existem os efeitos colaterais da democracia, e esta deve ter sido a razão da tentativa. Que tal o mesmo afinco para com os assuntos da segurança? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fico horrorizada com essas coisas que só saem da cabecinha de políticos sem compromisso. Por isso nunca gostei de política e rezo todos os dias por vc, Vicente, pra que não ceda seus princípios por causa de privilégios. Continue assim que estaremos do seu lado nas próximas eleições.
    Beijo de sua amiga Laura.

    ResponderExcluir
  4. Vejo um blog renovado, com cara nova, agora é não deixar que as poeiras se acomodem novamente rsrs

    Quanto ao tema... Sou contra esse aumento... realmente, isso é uma fronta à uma casa que preza pelos seus serviços prestados à comunidade durante todas horas do dia e até mesmo a noite... e não pense que digo isso referindo-me ao jargão de um cara não... Acreditem em mim... alguém levou isso de "esclusivi" a noite tão a sério que e a noite vai lá fazer não sei o que..

    ResponderExcluir
  5. Feliz retorno vereador!Estávamos sentindo falta de suas falas,neste blog.O assunto do aumento de recesso,é realmente importante,haja vista que,quanto maior o prazo de férias menos tempo se passa apreciando de fato os assuntos que mereçam atenção do legislativo.Se levando em conta que os problemas são muitos;o tempo urge.Então,que ele seja hoje e sempre,aproveitado da melhor maneira possível.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Companheiro Vicente, quero que chegue até você o meu apoio em relação ao número de dias de recesso da câmara. Nota mil. Porém, querer uma jornada menor do que está inserido na constituição somado ao desemprego que assola o país e em especial a nossa cidade que tanto lhe é grata, acho um pouco "sarneyzista" a sua indicação. A não ser que o nobre edil esteja pensando em dois turnos de trabalho. Aí sim, teríamos o dobro de servidores na câmara, e em especial estaríamos contribuindo para combate ostensivo ao desemprego. Outra indicação sua, é em relação ao tempo de uso dos mototaxis, se não me engano, era para prolongar o tempo de uso. Ora, querido vereador, não seria o contrário? Na condição de usuário desse serviço, o mais certo seria reduzir o tempo de vida útil desse meio de locomoção para tres anos, uma vez que, poder-se-ia lutar por melhores condições de financiamento para os profissionais da área junto aos estabelecimentos de crédito públicos(CEF, BB,etc.). E, há de se entender que a utilização causa desgastes, no tempo de 5 anos atuais, não seria, portanto, natural que se reduzisse, e não aumentasse para 7 anos? Pense, conto com seu bom senso e, VIVA O MANDATO ALTERNATIVO.

    ResponderExcluir
  7. Moto Taxistas, Quero responder o amigo que diz sobre a diminuição de cinco para três anos que se diz usuário de nossos serviços, falar e fácil em ter insentivo da CEF, BB, etc.. queremos ir em defesa do vereador e de seus assessores e dizer que este pedido de aumento pra sete anos e nosso, ñ é uma coisa da cabeça do vereador, o vereador ou mandato só fez gentileza de fazer à indicação, o resto foi nós que pedimos atravéz de abaixo assinado, Só para informar?

    ResponderExcluir
  8. Realmente querido vereador, enquanto tivermos eleitores que buscam o atraso e representantes do povo idem, o que se prevalecerá na nossa política é o pensamento de determinados vereadores (não é necessário citar o nome), assim como do mototaxista acima, que ainda não sabe da aprovação da regulamentação da sua profissão no senado, claramente fruto da desinformação e do atraso. A necessidade da classe não é vista como prioridade e não gostaria que o companheiro fosse "na onda" deles. Vista nossa camisa, o equipamento quanto melhor, mais eficaz. Vassoura nova varre melhor.
    PENSE. Sua inteligência te conduzirá e teu bom senso prevalecerá. Abraços e AVANTE.

    ResponderExcluir
  9. Quem disse que nois nao sabemos, apesar de sermos moto taxista, temos computador e televisão e sabemos que so falta o lula assinar, o doutor que não se identifica não sabe de nossa realidade e que e atrazado em dizer que o vereador com a lei dele e sarneyzista aquele ladrão, velho na politica, vc deveria comparar ele ao zebruguista, não ao vereador que nos representa o Vicente.

    ResponderExcluir
  10. Caro vereador, o espaço ocupado pelo mototaxista, demonstra o que realmente temos: um analfabeto bem equipado em sua casa, com uma moto velha e com uma profunda amizado com o vereador Zé Bugre. Não deve ser um companheiro do Mandato Alternativo. Cuidado com ele. Procure informa-lo de que se a moto dele for ineficaz como o computador e a televisão, os usuários poderão reclamar. Força e Avante.

    ResponderExcluir