29 de maio de 2012


Vicente Lichoti cria o ‘Prêmio Getro Camargo de Jornalismo’
Em homenagem a pioneiro, projeto do vereador Vicente Lichoti (PT) reconhecerá e premiará o trabalho dos profissionais da imprensa

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou na noite desta segunda-feira (28), durante sessão ordinária, o projeto, de autoria do Vereador Vicente Lichoti (PT), que cria o prêmio “Getro Camargo de Jornalismo”.  Serão reconhecidos os trabalhos dos profissionais da imprensa que atuam no município.

De acordo com Lichoti, o projeto visa valorizar os profissionais da área. “Dizem que o jornalismo é o 4º Poder. Sem jornalismo sério, não temos democracia séria”, justificou o parlamentar ao falar sobre o projeto.

A princípio, o prêmio será dividido nas seguintes categorias: Reportagem do ano em Jornal Impresso; Reportagem do ano em Jornal Eletrônico; Foto Jornalística do ano; Colunista do ano; Repórter esportivo do rádio do ano; Jornalista do ano; e Crônica do ano.

A premiação será organizada pela Câmara Municipal de Nova Andradina. Os profissionais ganhadores receberão troféus, que serão entregues durante sessão ordinária do mês de junho de cada ano.

A comissão julgadora será composta por cinco integrantes, representantes do Jornalismo, do Fotojornalismo e da Publicidade. Os membros desta comissão serão indicados pela própria Câmara Municipal.

Homenagem

O reverendo da igreja Metodista, Getro Camargo, homenageado pelo projeto do vereador, foi pioneiro, primeiro pastor e dono do primeiro jornal de Nova Andradina. Ele faleceu aos 71 anos de idade, no dia 17 de maio de 2010.

O ‘Pastor Getro’, como era conhecido, nasceu na cidade de Ourinhos (SP) e chegou a Nova Andradina no ano de 1965. O religioso foi o criador da expressão “Cidade Sorriso”, que até hoje define o município do Vale do Ivinhema.

“Ele faz parte da história de Nova Andradina. Não podemos contar a história da cidade sem lembramos dele. Ao falar da ‘Cidade Sorriso’, temos que lembrar do Pastor Getro”, disse Vicente Lichoti ao falar da homenagem a Getro Camargo.

‘O Pioneiro’

No ano de 1967, Getro Camargo, visionário, idealizou e criou o primeiro jornal de Nova Andradina, que tinha como título “O Pioneiro”. O periódico, mimeografado em quatro folhas (frente e verso), era impresso na cidade de Presidente Prudente (SP). O jornal circulou na região até o ano de 1970.

Em Nova Andradina, Getro Camargo também atuou como professor, bibliotecário e secretário de gabinete na gestão do prefeito Alcides Menezes de Faria.


Por Gracindo Ramos /  CMNA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário