7 de dezembro de 2009

A Escola Moura Andrade e as luzes de natal.

A última atrocidade do Governo André foi determinar o fechamento das atividades da primeira unidade escolar de nosso Município, a querida Escola Estadual Antonio Joaquim de Moura Andrade. Muitos de nossos mestres, pais e amigos por ali passaram e o berço histórico da educação de Nova Andradina poderá vir abaixo se não houver pressão popular.
A reflexão que devemos fazer desta estratégia equivocada do Governo André é a mesma feita por um jovem amigo que me disse o seguinte: "num mesmo dia reabre-se a cadeia pública e fecha-se uma Escola em Nova Andradina". Não há frase mais forte que esta para definir o descaso que este desGoverno tem com a educação pública e com o futuro dos sul-matogrossenses. Este é mesmo Governo que trata nossos professores como vadios e os estudantes da UEMS de burros e, ao apagar das luzes de 2009, brinda o nosso povo com este presente de grego.
Sem consultar a comunidade escolar, além do fechamento, já se falam em fazer daquele importante patrimônio um Mercadão Municipal; outros falam que serão transferidas para lá as atividades da Escola Municipal Pingo de Gente; comenta-se ainda que a prefeitura irá retomar aquele quarteirão e privatizá-lo, da mesma forma que já fizeram com a quadra onde encontra-se o prédio da prefeitura, e que segundo o próprio Prefeito, em uma de suas palestrinhas de campanha, faria o mesmo com o Ginásio de Esportes "Ir. Brás Sinigaglia". E, pelo visto, as contas da prefeitura, tão fragilizada, como esclarece o próprio prefeito, precisa de dinheiro para entrar 2010 no azul, portanto, uma privatização aqui, outra acolá não seria nada mal.
Depois do Gilberto falar em apoiar o Serra, já não duvido de mais nada. Ora, Serra é daquele partido que privatizou e sucateou quase todo patrimônio do povo brasileiro no tempo de FHC.
Nova Andradina não permitirá que isto aconteça. Pois, não bastasse querer fechar a Escola Moura Andrade, já se fecharam por aqui milhares de postos de trabalho com a quebradeira do Independência e a despedida das Casas Bahia. A cidade com o hemocentro parado, o IML com um só médico legista, a PM sem combustível suficiente para as viaturas, a marginalidade avançando, o terror fiscal amedrontando o comércio, a falta de remédios nos PSFs, a falta de médicos especialistas na saúde pública municipal, ao povo, resta alegrar-se com as luzes de Natal que timidamente enfeitam as noites da avenida principal.

8 comentários:

  1. Vicente , você tem sido muito feliz no que se refere aos textos do seu blog,este então demonstra o tamanho descaso que nosso atual prefeito e governador tem demonstrado com a educação,vale lembrar aqui também o fato de que agora querem nos tirar uma aula de Literatura,com a desculpa de incluir o Espanhol.Pensa , uma aula de Espanhol e uma de Literatura, teremos algum rendimento com esta proposta? O que um educador pode fazer de significativo com uma aula semanal?

    Realmente todos estes fatos deixam óbvio que educação com qualidade não tem prioridade pra essa gente,e sabemos bem o porquê,não é atoa que os nazistas queimavam alguns livros , gente bem formada e informada se torna crítica e claro que pra eles eleitores críticos não vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE OS FATOS DIZEM POR SÍ SÓ.......

    A EDUCAÇAO BRASILEIRA MAIS ESPECIFICAMENTE A NOVA ANDRADINENSE NAO TEM IMPORTANCIA NA ADMINISTRAÇCAO DO ENTAO PREFEITO GILBERTO GARCIA....

    CADÊ O PISO SALARIAL DE 900 REIAS 20 H/AULA PARA OS PREOFESSORES ????

    CADEÊ O PLANO DE SAUDE PARA OS SERVIDORES PUBLICOS SUJEITOS AO DEFICIENTE SUS????....

    E AGORA MAIS ESSA..... PRIVATIZAR A ESCOLA MAIS ANTIGA DE NOVA ANDRADINA....

    ISSO É UM TOTAL DESCASO COM A EDUCAÇAO...

    CABE AOS PROFESSORES E A COMUNIDADE SE UNIREM PARA IMPEDIR ESSE ABUSOO !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, deixando a política de lado, analisemos os fatos, essa atitude impensada do governo,não sei qual seu critério para fechar uma escola, mesmo que esteja se deteriorando pois aí deveria entrar a recuperação das mesma,sua estrutura.
    Já trabalhei nessa escola,não sou professor, e costumava chama-lá de 'morcegão' eu como tantos outros, ela realmente faz parte da história de Nova Andradina.Por que então, hora bolas, fazem museus,isso não é pra preservar a historia.Vejo a escola como um patrimonio cultural e realmente não deveria acabar,é parte do contesto de nossa vida.Quantos já não passaram por lá, se hoje está com falta de alunos,foi porque não houve melhoria, não houve investimento ,então por que não faze-lo. Mas tenho certeza que ela não será fechada só se o André for realmente louco ou não se importar com Nova Andradina. A quem cabe o ônus de explicar o porque de tudo isso é o próprio governador.

    ResponderExcluir
  4. Há algum tempo temos assistido ao encerramento de um número crescente de salas de aula no município de Nova Andradina. O fechamento de pequenas escolas e a conseqüente concentração de crianças em estabelecimentos de ensino de dimensão maior não é compromisso de uma boa educação. De acordo com algumas fontes de base do Governo Estadual, o Senhor Governador do Estado de MS está amparado pela Lei de Diretrizes e Bases, porém pergunto: tudo o que é legal, é também moral? Impõem-se medidas urgentes que levem em conta os interesses das crianças e a diversidade do município. A racionalização de recursos não pode sobrepor-se aos direitos das crianças e das famílias. As crianças e as famílias não podem ser vítimas de interesses políticos, ou de pedaços de lei que amparam medidas loucas. De um lado, o Governo que pretende fechar a escola Moura Andrade para cumprir metas, e algumas autarquias que se dizem dispostas a aceitar a “lógica insana” desse Governo, do outro lado crianças, adolescentes, crianças especiais, Senhoras e Senhores (EJA), vivendo o drama de serem vistos somente pelo ponto de vista legal. O Governo decide fechar uma escola sem nenhuma preocupação com os cidadãos daquela localidade. Sabe-se apenas que alguém num confortável gabinete decidiu.

    ResponderExcluir
  5. Governo do Estado volta atrás e Moura Andrade fica, leia em www.marcosdanielsanti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A Esola Moura Andrade está em processo de Tombamento... Acho louvável que lá se desenvolva um Centro Artístico eCultural (Aulas de Balé, violão, Flauta, coral municipal, música instrumental) a própria banda municipal que não tem uma sede decente.

    O local comporta isso tudo. Vamos pensar em progresso?

    ResponderExcluir
  7. Maria Aparecida Xavier12 de janeiro de 2010 às 17:21

    Maria Aparecida Xavier

    Mesmo que o comentário acima seja anômino, é muito interessante esta proposta, Vicente. Acredito que dá pra desenvolver tudo isso acima citado mesmo com a permanência da Escola. Sem dúvidas, valoriza a Escola e reconhece o valor de nossa hisória.

    ResponderExcluir
  8. Adriano Morte Lucio
    Sinceramente acho que o Governador esta ficando louco em destruir um patrimonio historico de nosso municipio.Depois a escola e mais tarde ele vai querrer derrubar Nova Andradina,alegando que ela já esta muito velha,ultrapassada.Velho e ultrapassado esta voce,governador.Durante 4 anos estudei no Moura Andrade e nenhuma reforma foi feita nesse periodo:o mato era maior que a gente
    as paredes se descacavam só de passar a mão;os banheiros,ora,horriveis.Apesar disso tudo,era uma boa escola pra se estudar.E se for derrubá-la e melhor que se construa outra .

    ResponderExcluir