26 de novembro de 2009

A elite, o Lula, o filme e o ódio de classe.

Para começar, nunca fui muito fã de cinema. Um filme ou outro me desperta a curiosidade. Seja de ficção científica ou qualquer outra comédia roliudiana.
Pra mim o filme "Lula, o filho do Brasil", trata-se de mais um tipo grotesco de ficção roliudiana, se é que entendo bem de cinema, até porque não tenho muita autoridade para falar do tema. O que sei é que o mesmo é apenas um filme. Qualquer semelhança com personagens da vida real é mera coincidência.

Mas o que me chama a atenção é que a tal produção cinematográfica virou tema de discussão nas páginas políticas, ou seja, virou mais um factóide para a oposição ao Governo se espernear. A mídia, principal partido de oposição, busca a todo tempo ligar o filme ao governo, e mais, trata-lo não como uma produção cultural, mas sim, um material de campanha para 2010.
Se essa estratégia não funcionar, em cenas do filme logo vão descobrir algum carrinho de pipoca em que o pipoqueiro vende maconha e vão culpar o filme por isso. Vão dizer que "Lula, o Filho do Brasil", incentiva o tráfico de drogas. Que incentiva o personalismo ou o populismo político que provoca lavagem cerebral ou que faz apologia à pobreza.
Confesso: eu nem estava interessado em assistí-lo, mas com tanto ódio de classe que o mesmo reproduz, não por seu conteúdo, mas pelo horror e nojo que a elite tem sobre Lula, o petismo e os pobres deste país, sinto-me obrigado a conferir cada cena do mesmo.
Eu sabia da existência do ódio de classe no Brasil. Mas nunca imaginei que poderia chegar a esse ponto. Eles não só odeiam o Lula. Eles odeiam qualquer coisa que passe perto do Lula. Não basta dizer que foi tudo sorte, foi tudo por acaso, que os oito anos de Lula foram apenas continuação de FHC, que Lula apenas esquentou a cadeira para José Serra. É preciso matar, salgar e enterrar. Se os pobres brasileiros odiassem os ricos tanto quanto os ricos odeiam os pobres, o Brasil viveria um banho de sangue.
A elite cansada ficou paranóica, tanto que cheguei a verossímil constatação: a mesma precisa de tratamento psiquiátrico.

19 comentários:

  1. LEGAL VICENTE, A MATÉRIA FICOU MUITO BOA, NÃO VEJO A HORA DE ASSISTIR O FILME TOMARA QUE SAIA LOGO NO CAMELO MAIS PRÓXIMO DE CASA"Lula, o filho do Brasil", À TEM UM CURTA NOVO ROLANDO LANÇADO PELO OS ``DEMOCRATAS``, DINHEIRO NO SAPATO PARTE 1, DINHEIRO NA CUECA PARTE 2, DINHEIRO NA MALA, NO BOLSO, NO PALETÓ...!!

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro na meia, dinheiro no sutiã, dinheiro na bolsa (comprada na DASLU)... PSDB/DEM... DEMensalão...

    ResponderExcluir
  3. vicente espero que esse anonimo não seja do seu partido,porque dizer que não ve a hora de o filme sair no camelo mais proximo para poder assistir,é contribuir com a corrupção desse país,valha me deus... só ele pra nos salvar e o edir macedo...

    ResponderExcluir
  4. Pq a oposição ao invés de espernear-se com o filme do Lula não faça um filme sobre FHC ou sobre o Serra. Sobre ACM ou Arruda?

    ResponderExcluir
  5. Marcos sem impocrisia, assisto filme pirata sim, e vc não?? a pirataria no brasil é a forma mais rápida de comunicação que temos, ñ vejo como corrupção, corrupção mesmo e o que podemos acompanhar nos ultimos tempos, o governador de Brasilia bancando os deputados do psdb e do dem com dinheiro público???

    ResponderExcluir
  6. Vicente,me desculpe mas se um representante de uma sociedade pensa dessa forma,tira esse recado daqui,isso vai pegar mal,vc achar que a pirataria é o meio mais rápido de comunicação,já fui do ramo de locação e tive que fechar minha locadora em detrimento dessa invasão de filmes piratas.
    Todos os nossos músicos e artistas no geral,hoje só estão vivendo de Shows ao vivo,porque gravar um CD não compensa mais devido a essa coisa que você acha sem importância "pirataria".Não quero ser hipócrita mas a consciência tem que partir de cima para baixo .
    Ah! em tempo eu não assisto filme e nem compro filme pirata,pode ter certeza disso quem me conhece sabe disso.
    Mas de qualquer forma parabéns pelo seu Blog,o importante é o debate mesmo que há divergência de ideiais.

    ResponderExcluir
  7. Vicente não observei quem tinha postado o comentário sobre o filme e mandei a resposta para voce ,me desculpe,remova ele por favor.a resposta certa deveria ser para o sem partido e não pra voce

    ResponderExcluir
  8. Marcos, realmente a pirataria é uma coisa séria nesse país, talvez por ñ ter nenhuma política de insentivo a cultura, ou pensarem a cultura para os que tem menos condições financeira, sem contar as gravadoras que detem o monopólio e os artistas atrelados a elas. Eu mesmo ñ tenho condições de pagar 50,00 ou 80,00 reais por lançamento de um filme por isso prefiro pagar 5,00 para o camêlo e manter o leite de meus barrigudinhos, sou mais o cantor Lobão, defendo a pirataria como forma de cultura para os excluidos ñ só os consumidores, como os artistas, músicos que ñ tem acesso as grandes gravadoras...

    ResponderExcluir
  9. Sem partido, acho que esse é o governo que mais da incentivo a cultura,foi mais que o FHC ,isso é extremamente positivo,mas não estamos falando em comprar o filme e sim aluga-lo em uma locadora,porque tenho a impressão quem compra filme pirata assiste somente uma vez e depois empresta para outra pessoa.Ele não gera renda,somente para quem produz o filme pirata e quem vende sem pagar imposto e fora as outras coisas que eles geram ,como financiar o trafego,compra de armas etc.Porque se voce tem 5,00 para comprar então seria melhor alugar talvez por um preço menor e o pior esse filmes são de baixa qualidade.O povo pode ter cultura sim,veja esse teatro que a câmara de vereadores trouxe recentemente para nova andradina,isso foi otimo.Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. O Vereador Vicente e os demais vereadores que me desculpem.
    Esse teatro câmara recebe público do centro da cidade. Essa cultura promovida no teatro câmara pode até ser positiva, mas ainda não inclui e nem atende as camadas mais excluídas de nossa cidade. A cultura popular precisa de valorização, mas o que vemos é o contrário, é a marginalização.

    ResponderExcluir
  11. Observador,concordo parcialmente contigo, mas não seria o caso os vereadores trazerem a população da periferia para participar disso,não ficando somente a nível central ou então fazerem em cada mês em um bairro,usando os prata da casa, seria como uma cultura itinerante ao ar livre ou nas escola. O vereador vicente mesmo poderia fazer um projeto desse,acho que não gastaria muito dinheiro ,somente pra adquirir as estrutura do palco.Artista já sabemos que temos muitos em nossa cidade.Tudo é uma questão se organizar e estudar e botar a mão na massa.se é que já não tem tudo isso na secretária de cultura, aí eu não sei.Mas o que vale é a intenção.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, este texto é uma crítica, não uma matéria.
    Bem, nem é este o ponto.
    Na verdade, toda a discussão a respeito do lançamento do filme e o período de campanha reflete a insegurança do potencial eletivo da oposição.
    Quem é seguro não se preocuparia. Afinal, Dilma é a candidata e não Lula.

    ResponderExcluir
  13. Vicente quero parabenizá-lo por este espaço, e as pessoas com um nível elevado de opnião.
    Marcos, concordo no que se trata de investimento na cultura no gov.. Lula, e tem revolucionado em várias áreas, aumentado o nº de postos de trabalho e a ampliação de programas sociais foram os fatores determinantes para a diminuição da desigualdade social sendo à mais expressiva da história, quando falo em pobreza falo da classe "D e E", e a pirataria no meu modo de ver são as reproduções feitas de forma grotesca, ex: músicas, videos, que produzidas em grandes quantidades no computador que lançam duplas sertanejas e bandas de fundo de quintal como uma calipço da vida, hje temos um vasto leque de opções que são consumidas pela maior parcela da população as classes "D e E" e de alguma forma tem se contribuido para a cultura periférica do pais. A pirataria ligado ao trafico de drogas é outro debate, enfim tudo isso só leva ao modo de produção capitalista e alguém na ponta vai lucrar e muito...

    ResponderExcluir
  14. Ana Carla, não estamos aqui debatendo quem é candidato,a matéria é só pano de fundo,tudo começou pelo post do "sem partido" do dia 3 de dezembro 13:09.Estamos debatendo de uma forma civilizada, sem ofender, independente da posição política-partidária , espero que fique nesse nível. E se o Lula está ou não fazendo campanha com esse filme,acho que ele está certo,se fosse outro também faria. A questão é sobre a cultura que nossa população tem acesso.

    ResponderExcluir
  15. sem partido,sim hoje todos podem ter acesso a essas informações, basta querer buscar ,o acesso é ilimitado devido a internet.Só não concordo com essa pirataria que não gera emprego em massa mas tenho que concordar que a classe D e E tem isso como uma forma de cultura,infelizmente.
    Realmente alguém ganha encima dessa exploração e esse é o mundo do capitalismo,lucro,lucro ,não importa como.Mas na verdade não deveria ter essa chamadas classe sociais tão desiguais,poucos com muito e muitos com tão pouco,acho que nesse século nós brasileiros não veremos essas mudanças em nossas vidas,Quando tivermos mais igualdade,aí sim teremos menos crimes,menos corrupção e mais cultura.Pode ser utopia mas sonhar é preciso.

    ResponderExcluir
  16. Assisti ao filme.
    Não é eleitoreiro como afirma o tucanato.
    achei até ingênuo.

    ResponderExcluir
  17. Assistam o filme!!! TIREM AS CONCLUSÕES DEPOIS DE ASSISTI-LO! Nele se retrata a história da força de uma mulher-mãe - sertaneja sofrida que luta por uma vida melhor para seus filhos na cidade grande!É sim, uma história da vida real de milhões de mulheres brasileiras que sonham, sofrem, amam, choram e acreditam na força de seus filhos! É O RETRATO DE AMOR E RESPEITO MÚTUO DE FILHO E MÃE. O cidadão Lula e sua mãe, um amor incondicional - que os tornam GRANDES e que os fazem merecedores de suas vitórias. APLAUDAM os exemplos que nos deixam com legado. Lucia Irene Reali Lemos - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  18. Agostinho José Cordeiro Jessé27 de fevereiro de 2010 às 23:44

    Assisti o filme, é ótimo, nele retrata muito mais a história de uma mulher - Dona Lindu... assitindo o filme, apesar de já conhecer parte da vida de Lula, me fez pensar que o LULA é um ser escolhido por DEUS para uma missão muito importante na terra, e Dona Lundu foi seu Anjo da Guarda. Assista o filme e tire suas conclusões. Há tem um detalhe no filme o lugar que o LULA nasceu é uma região do Agreste pernambucano ( clima frio, plantação de mandiocas, ...), não é Sertão, acredito que o diretor do filme buscou um cenário mais árido, até porque Lula se firmou no imaginário popular como um homem sertanejo nordestino,digo isto porque sou de Garanhuns, e conheço bem esta região, a cenário onde LULA criança e onde pegam o pau-de-arara para São Paulo, é de um municipio vizinho a Caetés ( cidade natal de LULA) Capoeiras.
    Agostinho Jessé

    ResponderExcluir