10 de novembro de 2009

Atividades do Fórum da Juventude reúne cerca de mil jovens.

Nunca foi tarefa fácil reunir jovens para debater problemáticas sociais, principalmente num fim de semana. Mesmo assim, a extensa programação do IV Fórum da Juventude que reuniu cerca de 1000 jovens durante os 4 dias de encontro, em que pese o tempo fechado, entre os dias 5 e 8 deste mês, deu mostras de que é possível e viável debater com este segmento alguns temas que nem os adultos estão dispostos a discutir: enfrentamento e responsabilização pelos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, toque de recolher, combate e enfrentamento ao uso drogas, doenças sexualmente transmissíveis, cotas raciais em universidades e no serviço público, movimento estudantil, participação do jovem na política, igualdade de gênero, homofobia: causas e consequências, Instituto Federal de Educação Tecnológica, educação ambiental, ou seja, jamais outra edição do Fórum da Juventude reuniu tamanha gama de discussões.
O espaço físico deste ano foi a Câmara Municipal, local que ofereceu toda estrutura para viabilizar o encontro, reunindo jovens, realmente de todas as cores, da mesma forma sensibilizada pelo lema escolhido para esta edição. Musica popular, dança, cinema e atividades esportivas também marcaram positivamente dentre as atividades realizadas. O festival interestadual de capoeira foi outra atividade marcante, da mesma forma, os shows de bandas de diferentes gêneros musicais das cidades de Nova Andradina, Londrina e Batayporã.
A coordenação do IV Fórum da Juventude e o Mandato Alternativo, que tem como titular o Vereador Vicente Lichoti agradece os colaboradores, participantes e palestrantes importantes, como o Deputado Pedro Kemp, Silvia Lázaro Leal presidente do CMDC, Major Alves Neves membro do Conselho Estadual pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, Dr. Marília da Delegacia da Mulher de Nova Andradina, Débora Fernandes coordenadora do CREAS, Diógenes Cariaga do Centro de Defesa dos Direitos Humanos "Marçal de Souza", da Professora Gleisy Kelly da Marcha Mundial de Mulheres, do Sergio Anastácio Junior líder estudantil em MS, da Professora Maria Félix, da Drª. Eliane Maria Giacon (UEMS), Dr. José Junio Rodrigues do Instituto Federal de Nova Andradina e do Dr. Marcus Aurélius Stier Serpe, Reitor do Instituto Federal de MS.

2 comentários:

  1. Vicente,só para lembrar,faltou citar: Kelly da UFMS como palestrante da Homofobia,o Prof. Drº Eduardo Martins da FINAN/Nair Palácio ,a professora Dra.Alaíde da UEMS palestraram sobre as cotas,e o Lindomar sobre uso de drogas.Representantes da CPT,Paulo Doe e Sirlete,que colaboraram no debate do IFMS.

    Valeu.Bjus

    ResponderExcluir
  2. Queremos ver as fotos do Fórum!

    ResponderExcluir