17 de abril de 2010

Mandato Alternativo convoca jovens de 16 ao alistamento eleitoral.

Nesta segunda-feira, 19, o Mandato Alternativo estará lançando uma campanha massiva pela participação do jovens nas eleições deste ano. A campanha chamada "Voto aos 16" pretende atingir a juventude que está completando 16 anos até o dia 3 de outubro ou que já completou, porém, não se alistou na Justiça Eleitoral requerendo o seu título de eleitor.
No Brasil, a Lei Eleitoral considera obrigatório o voto daqueles que têm de 18 a 70 anos de idade. O voto dos que completarão 16 anos até os 17 anos, dos analfabetos e de pessoas com mais de 70 anos de idade é permitido, porém, facultativo. 
Uma das polêmicas do nosso processo eleitoral está na participação de pessoas menores de 18 anos. Julga-se os mais conservadores, que tal direito estabelecido a esta faixa estária ofende o Código Civil Brasileiro, pois recorrem àquelas famosas falácias": não pode ser preso, mas pode votar", ou ainda, "nem sabe o que é política".
Tudo bem, façamos a seguinte reflexão: temos jovens dedicados ao estudo da história, participantes de movimentos políticos ou até mesmo agremiações partidárias. Conhecem sobre as origens do capitalismo, do socialismo, as histórias das guerras mundiais, assistem filmes que relatam períodos históricos, ou seja, muitas vezes, tem maior discernimento e apuração da realidade do que muitos "adultos" que sequer sabem diferenciar Legislativo de Executivo, esquerda de direita, pois não tiveram a oportunidade de frequentar um banco escolar ou estão alienados frente ao processo democrático.
Quando incentivamos jovens entre 16 e 17 anos a votar, opinar e participar da política, destacamos que muitos segmentos ou classes sociais costumam optar por candidaturas que atendem os interesses de seu público, por exemplo, advogado vota em advogado, médico vota em médico, sindicalista vota em sindicalista. Portanto, o jovem deve optar por candidaturas que incluam em seus programas, propostas que beneficiem e incluam a juventude de forma prioritária e protagonista.
Portanto, convocamos a comunidade local na mobilização destes jovens, seja nas escolas, nas igrejas, nos projetos sociais ou nas ruas, para alistar-se na Justiça Eleitoral, requerendo seu título de eleitor para participar plenamente da democracia brasileira.

7 comentários:

  1. Vereador Vicente e equipe parabéns por essa brilhante iniciativa de incentivo à juventude da cidade de Nova Andradina, pois o voto é uma ferramenta de escolha importantíssima.

    Profª Débora.

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa campanha. Espero que o Mandato Alternativo tenha o apoio dos diretores de escolas e da imprensa. Parabéns ao vereador e sua equipe.

    ResponderExcluir
  3. Quem dera todos os nossos políticos tivessem essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. o tal vicentinho não é nada bobo. aproveita que os jovens são seus eleitores e só em nova andradina, são milhares de jovens.

    ResponderExcluir
  5. Acho que jovem tem informação e vontade própria se opta pelo Vicente e porque e o único que de fato tem converssado com todas as tribos de jovens de Nova Andradina, e tem mais sou vicente federal e o estado precisa de jovens que nos represente porque somos à juventude presente.....

    ResponderExcluir
  6. Aproveita não...ele "valoriza" os jovens!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez o preconceito vem a tona....agora são para nós jovens de cabeças pensantes com título de eleitor na mão...voc~es velhos gaga Politicos sujos, não querem que nós votamos, pois sabem que a força jovem esta se espalhando, e que somos dificies de se corromper, por isso apoiamos o Vicentinho que esta nesta luta visando o melhor para nossa sociedade!!!!!

    ResponderExcluir