24 de abril de 2012

Sob indicação do Mandato, Correios homenageia Ofaiés Xavantes.

Os Correios lançaram na ultima sexta-feira (20), o carimbo comemorativo em homenagem ao Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante. O evento aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Nova Andradina. O lançamento ocorreu no dia 20 em decorrência da Lei 016/2011 de autoria do vereador Vicente Lichoti, que institui o Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante.
Prestigiaram o evento, o presidente da Câmara de Nova Andradina, Vereador Adriano Palopoli, o vereador José dos Santos Correia, O Gerente de Vendas da Região de Três Lagoas dos Correios, Waldemir das Neves Lopes, os representantes indígenas Ofaié cacique José de Souza Kói; Ataíde Francisco Xehitâ-há, da associação indígena e Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk, professor da escola Ofaié E-Iniecheki.  O professor, historiador e biógrafo Ofaié Carlos Alberto dos Santos Dutra, que pesquisa a trajetória da etnia desde 1986, e o professor da UFMS, Giovani José da Silva, pesquisador do povo Ofaié.


De formato circular, o carimbo traz ao centro a imagem de um índio ofaié, circundado pelos dizeres Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante – Correios – Nova Andradina/MS - 20 de abril de 2012. O Carimbo assinala o reconhecimento da presença dos Ofaié Xavante, nação de hábitos de coleta e caça, que sempre habitou a margem direita do rio Paraná, fixando suas aldeias originais nos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia.
Segundo Vicente, o lançamento do carimbo comemorativo é uma enorme conquista, pois registra e reafirma a presença desses indígenas que sempre habitaram a margem direita do rio Paraná, construindo seus aldeamentos nos municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia. 
O criador da arte do carimbo foi elaborado pelo servidor público da Câmara de Nova Andradina, Marcos Roberto Matos.
“Um povo sem historia é um povo sem futuro, é nós queremos o futuro”, essa foi frase do presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Palopoli no lançamento do carimbo comemorativo em homenagem ao Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante.
Adriano enfatizou que é preciso reconhecer a importância do povo Ofaié e o lançamento deste carimbo marcará definitivamente a historia desta etnia que hoje é homenageada.  O Chefe do Legislativo ainda parabenizou o vereador Vicente Lichoti, que em parceria com os Correios viabilizou o carimbo comemorativo.
Já o gerente de vendas da Região de Três Lagoas dos Correios, Waldemir das Neves Lopes, destacou a data como sendo muito importante para os Correios. “É um motivo de muito orgulho”, acrescentou.
Representando os indígenas Ofaié, o cacique José de Souza Kói, agradeceu a homenagem e não escondeu sua alegria, afirmando que é um momento marcante, reconhecendo a cultura milenar de seu povo.
O carimbo comemorativo ficará na Agência Filatélica dos Correios, localizada o Shopping Campo Grande, por um período de 30 dias, quando será utilizado para obliteração de correspondências. Posteriormente será disponibilizado aos colecionadores de carimbos, marcofilistas, por um prazo de 120 dias nos Correios do Rio de Janeiro. Passado este prazo é recolhido ao acervo do Museu Postal Telegráfico dos Correios, sediado em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário