14 de julho de 2012

Superlotação da Cadeia de Nova Andradina preocupa Mandato

Desde o início de 2011, quando o sites NovaNews, o ValedoIvinhemAgora e JornaldaNova, divulgaram reportagens sobre a superlotação da cadeia pública de Nova Andradina, iniciamos uma articulação com diversas autoridades na segurança pública, Assembléia Legislativa, Sindicatos dos Policiais Civis e OAB/MS, para solucionar a bomba relógio que se tornou a Cadeia Pública, local com capacidade máxima para abrigar 24 detentos, mas que no momento detém número recorde de 101 internos, dentre os quais, criminosos condenados, traficantes presos em rodovias, assassinos e/ou elementos que praticaram delitos na cidade. 

O trabalho das polícias civil e militar não pode ser sacrificado por um sistema prisional falido que não segura, muito menos recupera cidadãos, sobretudo, em razão das leis que dificultam a punição e coibição da bandidagem. A Assembléia Legislativa e a OAB/MS iniciaram seus trabalhos em parceria com o Legislativo Municipal para buscar saídas a este problema crônico que sacrifica a segurança pública.

Assessoria 

12 de julho de 2012

Em RESPEITO POR VOCÊ, Vicente de novo!

Com coragem, humildade e fé, estamos ingressando em mais uma jornada democrática rumo à reedição do Mandato Alternativo na Câmara de Nova Andradina.
Faremos um debate limpo, lúcido e coerente diante as demandas necessárias e urgentes da nossa Cidade Sorriso.
Da mesma forma que contamos com você durante todo o nosso mandato, que acreditou em nossas propostas e em nosso trabalho, que marchou conosco em defesa da ética, da justiça social e da liberdade política, queremos contar com seu apoio, com seu voto nestas eleições.
Nossa plataforma de propostas está sendo construída nos bairros, nos movimentos populares e sindicais, dentre outros segmentos da comunidade local. Neste sábado, às 15 horas na CÂMARA MUNICIPAL, organizaremos todas as reivindicações num só programa para a Nova Andradina queremos, a cidade sonhada e possível para todos os nova-andradinenses.

6 de julho de 2012

Vicente Lichoti cobra a instalação de orelhões na Teijin

O vereador petista Vicente Lichoti atento às reivindicações dos assentados da Teijin, solicitou junto a Oi, concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil, a instalação de dois telefones públicos (orelhão) o que atenderá cerca de 1.180 famílias residentes no local.

“Centenas de nova-andradinenses que residem no campo ainda não dispõem de serviços de telefonia fixa, sequer acesso à telefonia móvel, sendo que, a telefonia pública, atenderia as necessidades cotidianas dos assentados, no âmbito da comunicação e informação entre os camponeses”, frisou o vereador.

Ainda segundo Lichoti, o assentamento está apto a receber o aparelho já que atende os padrões estabelecidos pelo Plano Geral de Metas para Universalização, do Governo Federal.

Assessoria 

5 de julho de 2012

Vicente cobra ações para acelerar resultados dos exames no LABORATÓRIO MUNICIPAL

O vereador Vicente Lichoti (PT) apresentou indicação visando acelerar o atendimento no Laboratório Municipal de Nova Andradina, quanto ao período de espera do resultado dos exames, que hoje, conforme os usuários, ultrapassa a 30 dias. Lichoti reivindica a aquisição de computadores e a contratação de novos profissionais para atuar no órgão, afim de consolidar o sistema de informação introduzido no órgão para otimizar o agendamento e o encaminhamento dos resultados dos exames.


"A reclamação chegou até nosso gabinete por meio da informação de agentes de saúde, que constantemente são abordados pelos conveniados do sistema público de saúde", disse Vicente. Os munícipes apontam que anteriormente ao período de adaptação da nova rede de integração informatizada, os resultados eram apresentados em no máximo 3 dias, diferentemente do que acontece no momento, onde se espera mais de 30 dias, agravando muitas vezes os problemas de saúde que não são atendidos de forma imediata.

Os profissionais em saúde da Secretaria Municipal acreditam que a contratação de mais funcionários e a aquisição de mais computadores resolverá a morosidade que penaliza a população que depende do SUS.
Por unanimidade, a proposta foi aprovada pela Câmara Municipal. Segudo Lichoti, "a indicação reconhece o avanço pela adoção de tecnologias da informação, desde que a mesma facilite o trabalho dos profissionais e agilize o andamento dos trabalhos do Laboratório".

Vicente concede homenagem a Energética Santa Helena

Instalada no município há duas décadas, a energética Santa Helena teve seu empreendedorismo destacado pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina. Por indicação do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Vicente Lichoti (PT), a empresa recebeu uma moção de parabenização pelos 20 anos de atividade. 
A homenagem foi entregue a Bruno Coutinho, um dos diretores da unidade em Nova Andradina. Neto de Benedito Coutinho, presidente e fundador da energética, ele foi recepcionado pelos vereadores Claudinei Magrelo (PSDB), Sandro Roberto Hoici (DEM) e Vicente Lichoti (PT).
Durante a entrega da moção, o vice-presidente da Câmara enfatizou os mais de dois mil empregos diretos e indiretos gerados pela empresa e destacou o processo de modernização da unidade. “Essa Casa de Leis reconhece o investimento do grupo Santa Helena, que demonstra postura de lealdade e confiabilidade ao povo de Nova Andradina, destacando-se como a maior geradora de empregos do município”, disse.
Atualmente, a empresa sucroalcooleira produz cerca de 180 milhões de litros de álcool, com capacidade de moagem de duas milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. “O grupo Santa Helena sempre esteve ciente da sua responsabilidade social, bem como da importância da sensibilização ambiental”, concluiu Lichoti. 

Assessoria de Comunicação - CMNA 

3 de julho de 2012

Nova Andradina é o primeiro município de MS a aprovar Ficha Limpa


Nova Andradina é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a aprovar o projeto de lei da Ficha Limpa Municipal. A votação da proposta foi realizada na sessão ordinária na noite da última segunda-feira (2). A lei deve ser sancionada em 30 dias pelo prefeito Gilberto Garcia (PMDB). 
Aprovado por unanimidade, o projeto de autoria do vereador Vicente Lichoti (PT) precisou passar por alterações no texto. Antes, a medida se destinava a cargos eletivos e de confiança dos poderes Executivo e Legislativo. Após a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) barrar o projeto alegando que a Câmara não pode legislar para o  Executivo, a proposição passou a incluir apenas funcionários do Legislativo.

Agora, o vereador pretende articular a lei também na Prefeitura. O petista informou que existe movimentação em setores sociais em prol da extensão da lei. "Não temos um prazo, mas estamos discutindo", pontuou.

Vereador acredita que Lei deve ser sancionada no prazo previsto (Foto: Hélio Alves/ Divulgação)

Entenda

No texto do projeto, verifica-se que "caberá ao Poder Legislativo, de forma individualizada, a fiscalização de seus atos em obediência a presente lei, com a possibilidade de requerer aos órgãos competentes informações e documentos que entender necessários para o cumprimento das exigências legais".

Nacional

Em maio, O Governo Federal levantou possibilidade de não esperar o Congresso Nacional legislar a respeito da questão e a presidente Dilma Rousseff pode baixar decreto com os mesmos efeitos da Lei da Ficha Limpa para os cargos comissionados no Executivo Federal. Na esfera nacional, a lei vale apenas para cargos eletivos.

Ana Carla Barbosa/ RBV News