5 de maio de 2014

Encontro de Médicos Cubanos marca o 1º de Maio em Nova Andradina

Vereadores e lideranças comunitárias de Nova Andradina recepcionaram no dia 1º de Maio os médicos de Cuba que atuarão na região do Vale do Ivinhema, no atendimento à saúde básica.

A data comemorada em todo o mundo como o Dia do Trabalho tem um significado peculiar e especial ao povo cubano. Entendendo este simbolismo, o Vereador Vicente Lichoti (PT) convidou para um café da tarde todos os médicos e médicas que atuam pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal em parceria com os Municípios do Vale do Ivinhema.

Lichoti abriu o encontro na Câmara Municipal com uma reflexão ao dia do Trabalhador, que em Cuba se celebra as conquistas do Socialismo que mudou o paradigma do Capitalismo ao tratar todas as profissões com igual importância naquele país. Segundo Vicente, se questiona muito a ausência de liberdades em Cuba, mas há muito factóide e pouca verdade no que se propaga. "Num comparativo simples que poucos se esforçam em fazê-lo, lembro aqui o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, que por revelar o vergonhoso sistema de vigilância estadunidense, é impedido de retornar ao seu país para junto de sua família, enquanto a blogueira Yoni Sanchez, forte crítica do regime político de Cuba, viajante pelo mundo para 'denunciar' Cuba, pode sair e voltar quando bem entender ao seu país.

Ao encontro, compareceram 9 profissionais, que no intercâmbio com os brasileiros presentes, compartilharam suas experiências no trabalho humanitário realizado em mais de 60 países, no atendimento da medicina familiar às pessoas carentes de comunidades que sequer têm a presença de um médico.

Os relatos dos trabalhadores cubanos emocionaram e colaboraram para desmistificar informações sobre a Ilha Socialista, que há mais de 50 anos rompeu com a Ditadura de Fulgêncio Batista, instituindo uma experiência comunista que contrariou os interesses dos Estados Unidos, que por sua hegemonia cultural e financeira no mundo, impôs um embargo econômico que assola ainda hoje a política exterior de Cuba, impedindo-a de estabelecer relações comerciais e políticas com mais de uma centena de países.

Os vereadores Newton Luiz de Oliveira (PMDB), Valter Yasunaka(PSDB), os petistas Vicente Lichoti e Edson Tolotti, Cido Pantanal (SDD) e Ricardo Lima (DEM) enalteceram a missão dos cubanos e deram-lhe as boas vindas ao Vale do Ivinhema. Também compareceram ao encontro, o Vereador Lorinho da Saúde de Taquarussu, a Primeira Dama de Batayporã Pastora Saovesso e a Secretária de Meio Ambiente também da cidade vizinha, o presidente do PT, Luiz Tadao e o presidente do PSOL, Alexandre Pierezan.

Em Nova Andradina atuará o médico Leudys Aliaga, que atenderá no ESF de Nova Casa Verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário