19 de novembro de 2010

Emancipação de Nova Casa Verde: Desafios e Possibilidades

Dia 17 de Novembro de 2010 foi um dia para entrar para história do povo de Nova Casa Verde e adjacências. A audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina, de minha propositura, protagonizada, organizada e presidida pelo então Vereador Edson Tolotti, meu suplente e companheiro de partido, reuniu todas as lideranças em torno de um grande projeto: a emancipação política e territorial de Nova Casa Verde, a Cidade Esperança, sugestão apresentada por Tolotti.
O Deputado Pedro Kemp, como membro da Comissão Territorial da Assembléia Legislativa, foi muito feliz ao comunicar à comunidade local sobre os critérios necessários para a sua independência política. Da mesma forma, sem fazer caça às bruxas, Geraldo Coelho, representante do INCRA na Audiência, explanou a situação jurídica e política que se encontra o Núcleo de Nova Casa Verde.
Para tanto, a caminhada iniciada neste momento tem a missão de percorrer um longo percurso. Primeiramente, fazer do núcleo habitacional, assentamentos e fazendas circunvizinhas terem, oficialmente, o tratamento como Distrito de Nova Andradina, fato que só terá confirmação se a Prefeitura Municipal apresentar ao INCRA - tutor dos lotes territoriais que compõem o patrimônio populacional - a intenção de assumir integralmente a administração do local, possibilitando o cumprimento de promessas, até agora eleitoreiras, como a implantação de uma Sub-Prefeitura, bem como, o reconhecimento legal de Nova Casa Verde como Distrito.
Pelo que se vê, não há muito interesse por parte do Prefeito Municipal ao que se reivindica. Enxergando o impasse, lideranças comunitárias, independentes de cores partidárias, estão se organizando para sensibilizar Governos Municipal e Estadual, sobretudo, os Legislativos local, estadual e federal, para aprovarem as Leis que venham determinar as regras para consolidar o processo de emancipação.
Para Nova Andradina, a idéia é custosa. Para o Estado de MS, é estratégica, já que a BR 267, compreendendo o trajeto entre as sedes dos Municípios de Bataguassu e Nova Alvorada do Sul apresenta uma lacuna de 220km, distância entre cidades observada em Estados amazônicos, o que inviabiliza o desenvolvimento sócio-econômico. E finalmente, para os moradores de Nova Casa Verde, localizada no entroncamento da BR 267 e MS 134, duas das principais vias de escoamento de nossa produção, a independência política será fabulosa, pois terão autonomia para organizar políticas públicas para os assentamentos e população urbana, quanto combater as duras realidades sociais ali existentes: desemprego, saúde desamparada, tráfego de drogas e educação.

10 comentários:

  1. Acho que casa verde deve continuar fazendo parte de nova andradina porque se não ela vai ficar abandonada...tenho certeza que o prefeito tem capacidade de manter nova andradina e casa verde

    ResponderExcluir
  2. se fosse só a casa verde abandonada.. é só dar uma passada pelos projetos sociais...

    ResponderExcluir
  3. aliás... tem vereador que não arruma nem os buracos na esquina de casa, quanto mais passar em revista todos os projetos e obras do município.

    ResponderExcluir
  4. por favor de uma olhada nas ruas de nova andradina ta um horror,e a cidade ta parecendo um lixo so por DEUS ESTE PREFEITO

    ResponderExcluir
  5. O estado das ruas de Nova Andradina está caótico. Vereador Vicente, será que vcs políticos tem medo dos taxistas e dos comerciantes? tira aqueles caras dali, e pedem aos comerciantes que deixe espaço para seus clientes estacionarem seus veículos, eles só estorvam o centro. Nunca pensaram em fazer um calçadão na moura andrade? Fica como sugestão.

    ResponderExcluir
  6. Casa Verde município sim, a quem pensa ao contrário, como em tudo na vida há os do contra, mais são poucos, a grande maioria daquele habitate são pessoas humildes e que precisa de política eficaz e melhor desenvolvimento em todos sentido e não há outra opção caso não haja emamcipação.

    ResponderExcluir
  7. Os covardes e aproveitadores diga não a emancipação

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o vereador. Casa Verde precisa emancipar para crescer, porque hoje ela não passa de uma grande favela de Nova
    Andradina, que nem a cuida e nem deixa livre para se cuidar.

    ResponderExcluir

  9. parabens a populaçao de nova casa verde por luta aos seus interesse de melhoria de vida,nesta cidade agora voces tem um representante legitimo nosso amigo e vereador toloti esse sim voces pode confiar.esse vereador ira trazer muitos beneficios a nossa casa verde no futuro procimo, muito obrigado saragoça

    ResponderExcluir
  10. UM DIA NOVA ANDRADINA, TAMBÉM FOI PEQUENA IGUALMENTE É HOJE A NOVA CASA VERDE.
    SOU A FAVOR DA EMANCIPAÇÃO.

    67 9642 2935 VIVO.

    ResponderExcluir