3 de novembro de 2010

Racismo e Xenofobia. Até quando?

Não queremos levantar nenhuma guerra de classes, mas o recente embate eleitoral e seu resultado escancarou o que já sabíamos existir no Brasil: o preconceito, o racismo e a xenofobia. Passada uma campanha baixa, nivelada a temas medievais, alimentada por supostos valores discutidos nos porões da internet e disseminados em forma de boataria em todos os cantos e rincões deste país, ainda temos que aturar o lamento dos que perderam.
A indiscutível vitória de Dilma nas urnas, com vantagem superior a 12 milhões de votos sobre José Serra causou alvoroço geral entre aqueles que ainda não compreenderam o significado da democracia e que muito menos se sustentam em seus pilares. O pior disso tudo, é que esses elementos são jovens, majoritariamente de classe média, muitas vezes, papagaios de seus heróis globais ou de revistinhas de dondocas, da ideologia do capital, ou melhor, do que dita a elite brasileira.
Comentários grosseiros e nazi-fascistas em páginas e comunidades do orkut e principalmente no twitter, rede social de microblogs, tornou claro o revoltismo de alguns sudestinos e sulistas contra os nordestinos e nortistas pelo fato de Dilma ter uma votação expressiva nestas regiões brasileiras. Cabe dizer-lhes que, para a vitória de Dilma, os votos do sul, sudeste e centro-oeste já lhe seriam suficientes, ora, com vantagem de 300 mil votos sobre o candidato derrotado, a petista nem precisaria da expressiva votação obtida no Norte/Nordeste.
A OAB-PE entrou com representação criminal na Justiça Paulista contra centenas de incitações criminosas demonstradas em páginas do twitter e muito bem ilustradas neste vídeo postado no youtube. Com certeza, você já leu, ouviu ou já presenciou algumas dessas porcarias.

3 comentários:

  1. No momento o Brasil esta passando por varias discriminações, mais o racismo e xenofobia e o mais pautado no momento vamos ver com o novo mandato do PT provavelmente a Dilma, com a sua garra tomara alguma providencia nesse Brasil. Um grande abração. E parabéns por essa campanha..

    ResponderExcluir
  2. Lamentável....
    tudo começou com um comentário cretino da estudante de direito Mayara Petruso, paulista!

    ResponderExcluir
  3. Professora de Nova Andradina5 de novembro de 2010 às 17:04

    Olha, acho que não foi com a Mayara que isso começou. Faz tempo que isso acontece, mas nós brasileiros, principalmente nós professores, que devemos educar a sociedade para uma outra visão de mundo, mais solidária e fraterna, somos os primeiros a deturpar a mentalidade dos alunos. Uma porção de vezes, posso testemunhar, aconteceu de na sala de professores, amigos de profissão atacar nordestinos, pobres ou usar de trocadilhos preconceituosos contra pessoas de cultura, opção sexual ou cor de pele diferentes. Sinto-me envergonhada.

    ResponderExcluir