Amanhã, 20 de abril, comemoramos o Dia Municipal do Povo Ofaié, trata-se de uma nação indígena que habitou, por primeiro, as terras nova-andradinenses. Esta etnia é também conhecida como 'Xavantes' pelos colonizadores, porém, entre os indígenas autodenominavam-se Ofayés.
Esta comemoração foi instituída ao dia 11 deste mês pela Câmara Municipal de Nova Andradina, em concordância unânime dos vereadores num reconhecimento histórico da presença destes antepassados. A data foi assim estabelecida por dar seguimento à semana nacional do índio (dia 19 de abril - dia do ìndio).
Os Ofaiés eram nômades que circulavam num território compreendido entre os rios Ivinhema, Vacaria e Pardo onde hoje situam-se os Municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, entre outros desta região.
Os Ofaiés eram nômades que circulavam num território compreendido entre os rios Ivinhema, Vacaria e Pardo onde hoje situam-se os Municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Brasilândia, entre outros desta região.
Com o avanço dos colonizadores e bandeirantes, essa população sofreu um processo de expulsão e, porque não dizer, de brutal genocídio. Mulheres e crianças estupradas e famílias inteiras assassinadas. Os últimos que sobraram desta nação hoje habitam uma comunidade no Municipio de Brasilãndia-MS, após um trabalho desenvolvido pelo Conselho Indigenista Missionário - CIMI, liderado pelo ex-vereador Carlito de Brasilãndia. Há registros da passagem do Grande Indigenista Brasileiro, o Professor Darcy Ribeiro, pelo Município de Batayporã em razão de seu estudo histórico-antropológico sobre esta população indígena, exemplo deste trabalho, a fotografia ao lado ilustrando este texto.
Nosso Mandato, como relator da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Nova Andradina, mais uma vez, cumpre seu papel pedagógico no Legislativo Municipal ao levantar este debate de importância internacional, amparado e assessorado por valorosos historiadores residentes em Nova Andradina.
Viva Nova Andradina! Viva a Nação Ofayé!
é vicentinho, vc esqueceu que na notícia do novanews, tbm citam taquarussu........pq esqueceu essa cidade?
ResponderExcluir...inclusive nossa Taquarussu!
ResponderExcluirParabéns Vicente isso mostra que antes de que Nova Andradina, tem a história dos Ofayés que aqui abitavam, devemos divulgar para as futuras geraçoes, e que os vereadores de Taquara copie esta ideia e crie o dia dos Ofayes, ja q eles faziam parte daquela regiao tambem...
ResponderExcluirSerá bom, pois a população descobrirá que há algo alem de Moura Andrade.
ResponderExcluir