29 de outubro de 2013

"Painel da EMBRAPA projeta setor agropecuário a um novo patamar", diz Vicente

A Exponan contou com um atrativo a mais em 2013. A 32ª edição da festa comportou o painel agropecuário “Desafios e Potencialidades”, realizado pela Embrapa, por indicação da Câmara de Nova Andradina em parceria com Agraer, IFMS, Iagro, Banco do Brasil, Prefeitura de Nova Andradina, Crescer Assessoria Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDE), Coopavil, Coopergrãos e Curso Técnico em Agronegócio- Escola Estadual Nair Palácio de Souza.
Câmara promove painel agropecuário e elenca projetos para produtores
Proposta pelo vereador Vicente Lichoti, a iniciativa foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Claudio Lazzarotto. Na ocasião, foram debatidas alternativas voltadas aos produtores locais. Após a identificação de potencialidades, foram DSC_1025.JPGressaltadas estratégias para a cultura de soja e a produção de leite.
Teremos um seminário sobre soja na segunda quinzena de novembro coordenado pelo IFMS e pelo Banco do Brasil e em dez dias a Coopavil, o CMDR e a AGRAER apresentarão 7 propostas de unidades demonstrativas para o fomento da Cadeia do Leite”, explicou Vicente Lichoti. Segundo o vereador, a intenção é verificar a produção já desempenhada, apresentar novos recursos e instruir os produtores. "O Painel da EMBRAPA projeta setor agropecuário a um novo patamar", disse Vicente.
Para o presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), a articulação do painel foi positiva. “Com certeza foi um evento muito bem sucedido. Saímos com bons projetos e pudemos nos inteirar mais sobre esse universo tão importante que é a agropecuária”, analisou o parlamentar.
A ação também contemplou a produção leiteira. Nos próximos 10 dias a Coopavil, Agraer, Banco do Brasil e CMDE devem apontar sete propriedades como unidades demonstrativas. “Essas propriedades serão referência  para, posteriormente, difundirmos a tecnologia e as estratégias para outros produtores”, complementou Vicente.
Outros projetos já foram pontuados para 2014. A previsão é que até o mês de março sejam ampliadas as propostas para a olericultura, uma área da horticultura que visa o cultivo de hortaliças.
O painel contou ainda com a presença do vereador Edson Tolotti, além de representantes da UFGD, Sindicato Rural, Consad, Consup, John Deere, Aprobens, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e assentamento 17 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário