4 de outubro de 2009

Rio 2016: da Colônia à Metrópole.

Quando estudante do primário me cansava de ouvir que o "Brasil é o País do futuro". Nesse sentido, o anúncio da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016 me fez crer que este futuro está começando.
Uma elite que tem a cara virada para a Europa e EUA e o traseiro voltado para o Brasil, seja no monopólio midiático, seja no meio político, sempre produziu no inconsciente do povo brasileiro que éramos um País de segunda classe, um País fraco e dependente.
E realmente éramos, até que surgiu um homem do povo na presidência, mas com uma inteligência empírica fora do comum, certamente, inspirada por Deus.
O pessimismo e a mentira divulgada diuturnamente pelos conservadores de direita, com o apoio da grande mídia brasileira, até agora foram as armas da oposição sem rumo e sem argumento verossímil. Se utilizaram diversas vezes de escândalos fabricados à ótica golpista de tentar impedir um dos melhores governos que este País já teve. Eles tiveram 500 anos de governança e provaram que, além de incompetentes, sempre trabalharam para que o Brasil não passasse de um país colonial a ser explorado.
Luis Inácio Lula da Silva, juntamente com a força do povo, elevou o Brasil ao patamar de potência mundial, ora, em números brutos, a economia brasileira poderá fechar este ano entre as seis maiores do planeta. E o que isto significa para um País ainda desigual? Significa que agora somos respeitados lá fora, embora muitos brasileiros ainda não tenham a percepção desta realidade.
As viagens do Presidente Lula mundo afora foram determinantes na expansão comercial com o Mercosul, China, Índia, Rússia, Europa e África, criando um novo ciclo de desenvolvimento econômico, sem a corriqueira dependência que tínhamos com os EUA.
Com Lula e o PT, o Brasil equilibrou suas contas externas, hoje tem dinheiro em caixa, mais de 220 bilhões de dólares, quitou aquela bilionária dívida junto ao FMI, expandiu sua visão internacionalista, perdoando devedores pobres, como a Angola e Moçambique, provando para o mundo ser uma nação que vem combatendo a fome, incluindo as famílias pobres no mercado de trabalho e de consumo, que vem ampliando o acesso ao Ensino Superior, principalmente às classes desfavorecidas e, para completar este currículo invejável, diante da maior crise econômica do capitalismo depois de 1929, fomos a última nação a entrar em recessão e a primeira a sair dela.
O mundo se rendeu ao Brasil, tanto que nem a influência de Barack Obama foi capaz de barrar o sonho brasileiro de sediar os jogos olímpicos, prerrogativa dos países de "primeira classe" ou de "primeiro mundo". E agora, mais do que nunca, dá pra sentir que vale a pena sonhar um novo Brasil possível.
Estamos certos de que somos mais fortes para vencermos as desigualdades e injustiças sociais. E quanto ao futuro... o futuro já começou para o nosso povo que, de 'deitado etenarmente em berço esplêndido', resolveu acordar este Gigante, por sua própria natureza.

5 comentários:

  1. Parabens Vicente...
    pois como sempre suas palavras trazem clareza
    e satisfação em lê-las
    quero que essa mensagem de que o Brasil mudou(pra melhor, é claro) depois de Lula, chegue a todos os corações congelados pelo capitalismo.

    ResponderExcluir
  2. É ceto.Mas são 20 bilhões,dinheiro publico que será usado nas Olimpiadas.Tanto dinheiro para que uns poucos atletas possam ganhar algumas medanhas.Será necessario jogar tanto dinheiro em troca disso.Veja só:é quase o orçamento anual da educação indo pra uma unica cidade.Quem mora na periferia do Acre vai ganhar alguma coisa com as Olimpiadas?Sim: a conta.

    ResponderExcluir
  3. Salve salve!! a ignorância anônima, utilize-se de fundamentos para questionar tal gasto, partindo de seu próprio ponto de vista capitalista, vos indago...........
    não se trata de dinheiro publico mal gasto como se fomenta, mas sim de um investimento, pois se trata de um projeto com fundamentação em pesquisa e estudo, que nos permite fazer uma previsão de retorno de 120 mil empregos anuais, até a realização do mega evento, evento esse que nos deixara uma herança que ainda nos permitirá um aumento de 130mil empregos anuais após 2016 até o ano de 2027, totalizando mais de 2 milhões de empregos, sem mencionar a receita do extrangeiro proveniente do grande fluxo de turístas que poderam contemplar nossas belezas nacionais e aindar se tornarem agentes promotores de divulgação em seus países...., e sabe o melhor de tudo isso,,,, é que se trata de desenvolvimento sustentavel da economia,, pois o esporte e o turismo não são agentes concentradores de poluição como a maiorias das indústrias.

    algusns dados fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/200910021.html

    Afim de melhores esclarecimentos pode buscar informações fudamentadas...e naum expressões vagas, e aos pessimistas de plantão, a esse só lhes restam colher seus frutos..........



    Ass: Tart@ruga - Turismólogo

    ResponderExcluir
  4. Muito bem tartaruga ninja, concordo que o brasil precise desta auto estima, precisamos deixar de ser um pais que era visto só por suas violencias e corrupção, samba carnaval que é importante para nossa cultura, mas era vendido como que tudo pode depois da linha do equador para os gringos, hje nossa realidade e outra estamos sendo vistos como potencial mundial, quando que iriamos imaginar que um cabeça chata retirante nordestino, iria fazer esta revolução, as olimpiadas nunca viriam para o Brasil, se ñ tivesse um presidente sério competente com o LUla...

    ResponderExcluir
  5. Eu que postei o comentario que trouxe essa discução saudavel que todos devem fazer sobre as Olimpiadas.Tartaruga,mesmo sem saber quem sou,disse que meu ponto de vista é de cunho capitalista:errado,tomo por base nossa histaria e nossa realidade atual que não são das menhores.O Rio há anos vem enfrentando uma guerra que não terá fim se os governos não investirem pesado nas areas socias,educação,primeiramente.O Brasil foi infeliz ao escolher o Rio de Janeiro para sediar um evento de importancia mundial.Algumas cidades brasileiras tem menos favelas e criminalidade.O Rio vai gastar uns bilhões extras para dar sensação de segurança ao povo e,primeiramente,aos estrangeiros.Será que a exelente educação dos paises ricos foi conquistada quandoo fizeram uma copa do mundo e uma Olimpiada?Tenho 20 anos e a dois anos venho tentando entrar numa universidade publica.A Educação é a base que sustenta um país,não futebol.

    ResponderExcluir