1 de outubro de 2009

Números ou vidas humanas?

Que a educação não é levada a sério no Brasil, todos nós já sabemos. Mas, de vez em quando acontecem fatos que escancaram esta premissa.

Ontem, dia 30 de setembro, a Escola Municipal Prof. João de Lima Paes foi palco de um dos maiores, senão, o maior descaso ocorrido traduzido em fatos concretos na história de Nova Adradina. Às 14h15 uma viga de concreto veio a cair numa sala de aula em plenas atividades escolares da referida Escola. Meia hora depois do acidente, que graças às mãos Divinas não virou tragédia, estive no local e pude testemunhar a brutal incompetência da gestão anterior da Prefeitura Municipal, que na sangria desatada por apresentar resultados em números, esqueceu-se de que atrás de números estão pessoas.

A gestão anterior derrubou duas paredes que separavam as salas do antigo banheiro, da antiga biblioteca para disponibilizar para a Escola uma sala maior para prática do ensino. Revoltante, é que no templo do saber e do conhecimento, se ofereça risco iminente contra a vida de pessoas, de jovens e crianças, ameaçadas pela permanência de duas vigas de concreto ausentes de ferragens e sem o apoio das paredes que foram derrubadas, ou seja, uma armadilha que poderia matar cidadãos e, que com toda certeza, fora assinada e aprovada por algum responsável.

O clima era de pânico e medo. Estudantes, professoras, funcionários da Escola e pais de alunos em estado de choque, perplexos com o acidente que, graças ao Bom Deus, não ceifou vidas.

Como relator da Comissão Permanente de Educação da Câmara de vereadores, acionei a Promotoria Pública para apurar os fatos e punir os culpados, pois um descaso deste não poderá passar impune.

13 comentários:

  1. Caro companheiro estou perplexo com esse acidente, temos que agradecer muito a Deus por não ter acontecido o pior, que orgão resposavel por essa tragedia seja punido e que as autoridades aproveitam para fazer uma vistorias em todas a escolas municipais de Nova Andradina, para que esse fato triste não venha a ocorrer de novo!!!!!
    OBS: a gestão anterior era engenheiro civil!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUSS!!! QUE DESCASO MESMO.. AO POUCOS VAMOS VER O QUE A GESTAO ANTERIOR TEM A MOSTRAR DOS SEUS ATOS INCOMPETENTES.. GRAÇAS A DEUS NÃO TINHA NENHUMA CRIANÇA ALI EMBAIXO.. ABSURDO UM FATO DESSE, TEM QUE SER PUNIDOS OS RESPONSÁVEIS JÁ.

    ResponderExcluir
  3. O que dizer diante destas ações desencabidas. Ficamos no aguardo da apuração dos fatos, afinal, vereador a administração passou, porém, deixou vários administradores, e nesse caso, é inadmissível viver sobre a pressão do risco iminente. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ontém ouvi no rádio este absurdo ocorrido na escola João de Lima Paes e fiquei perplexa,pela falta de responsabilidade,interesse e compromisso dos nossos governantes,e refleti...Nossa tantos prédios sendo construidos,prédios que não são "urgentes" e nem muito necessários em nossa cidade,se eles ao invés de ampliarem ainda mais estes "imóveis" reformassem as escolas em geral...seria muito melhor para todos nós...
    A falta de compromisso principalmente do governador e tb prefeito me fazem refletir,que como que pode isso...eles serem eleito pelo "povo" e não se responsabilizarem com as metas e compromissos que seu "cargo" trás.


    A Ditadura continua...

    ResponderExcluir
  5. Olha isso!!! O pior, vereador, é que essa escola vivia passando por reformas para otimizar o serviços e, por que não, fazer algumas fotos do ex-prefeito amigo da criança, que é engenheiro.
    Educação formada para o capital é assim, uniforme é investimento em educação, enem é o que mede se um aluno é capaz ou não e em nova andradina concreto é emancipação. Dai quando o teto cai, não é sobre a cabeça deles que antes estiveram lá repletos de demagogia... cai em cima daqueles que ficaram.

    ResponderExcluir
  6. Vereador Vicente,diante desse descaso vergonhoso da Gestão Anterior,seria prudente e seguro,uma fiscalização em todas as OBRAS realizadas nos anos anteriores a-fim de descobrir irregularidades e,acima de tudo;preservar a vida dos cidadãos desta cidade.PAGAMOS impostos,taxinhas(...)para que o teto da escola caia na cabeça de nossas crianças?

    ResponderExcluir
  7. NOBRE EDIL.....

    NAO LHE CONHEÇO PESSOALMENTE MAS ASSIM COMO UMA TRAJEDIA DENTRO DE UMA ESCOLA, MAIS PRECISAMENTE EM UMA SALA., TAMBÉM ESTA OCORRENDO DIARIAMENTE NA AV RIO BRILHANTE E NA AV IVINHEMA O DESCASO COM AS CRIANÇAS E CICLISTAS QUE TRAFEGAM NAS LOCALIDADES CITADAS;. ONDE VOSSA SENHORIA PODERIA SUGERIR AO PODER EXECUTIVO A CONSTRUÇÃO E REFORMA DE CALÇADAS EM REGIME DE MULTIRÃO.....QUANTO A CICLOVIA RECORER JUNTO AO DETRAN MS RECURSOS PARA IMPRANTAÇÃO DAS MESMAS ...
    COM CERTEZA VEREADOR AS CRIANÇAS NÃO VOTAM MAS ELAS AGRADECEM........

    ResponderExcluir
  8. Maria de Lourdes de S. Lichoti1 de outubro de 2009 às 19:21

    Nossa, não tem palavras pra expressar indignação. É um absurdo. O prefeito passado não era engenheiro, como é que pode manter essas vigas sem precisão. O que eu posso dizer que a culpa é do engenheiro e de quem o contratou. fico arrepiada por saber que foi um milagre, a professora foi iluminada por Deus, foi um anjo orientada pelas mãos divinas. Tenham respeito à vida, aos filhos dos pobres, pois o de vcs estão em colégios privados, bem protegidos.

    ResponderExcluir
  9. Vicente, há tempos não passava no teu blog, mas gostei de voltar. Ás vezes me sinto à margem da terrinha e gosto de dar uma "atualizada" por aqui.
    Ruim é encontrar uma notícia dessas...

    ResponderExcluir
  10. Esse absurdo tem que acabar, os politicos tem que parar de pensar só no bolso e começar a pensar mais nas vidas que eles tem o poder de mudar, assim como a prefeita que foi mostrada esse dias na tv Edna Henrique, que diante de uma situação sem escolhas ela resolveu cortar seu salário para aumentar a renda da cidade. Tenho certeza que você vereador faria o mesmo caso estivesse em uma situação semelhante, por isso votei no senhor e não me arrependi pois estou acompanhando seu trabalho de perto e vendo o seu esforço para mudar Nova Andradina para melhor. Abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  11. Cara vereador, temos que denunciar e alguém tem que responder por este ato desastroso, não podemos procurar culpados só quando morre alguém
    imagine se as crianças ñ estivessem na parte do fundo da sala de aula hje Nova Andradina estaria de luto, e os acadêmicos que fazem história ou geografia, no curso noturno que estavam com uma bomba na cabeça preste a detonar, somos mães e confiamos em voçê até mesmo porque voçê e o unico politico a se posicionar contra esta catastofre!!!

    Mães de alunos e professoras

    ResponderExcluir
  12. Companheir@s sabemos da luta que é travada dentro de N.A. A luta da esquerda contra a direita que domina a política N.A, Esse fato ocorrido mostra muito bem, a busca e os sacrifícios que a direta tem que fazer para ficar no poder.

    A edução nunca foi prioridade da direita tanto de N.A e do restante do País. E esse crime que foi cometido na escola onde escrevi minhas primeiras palavras. Mostra isso!!!

    ResponderExcluir
  13. Caro cidadões Novandradinense, hoje estou aqui para colocar um comentario no blog do vereador, primeiramente agradeço a Deus que deste acidente não houve vitimas, em segundo é um descaso com os municipes da cidade tanto essa atual gestão como a gestão passada do "REI", no meu ponto de vista é muito fácil fazer obras, erguer paredes, porém será que alguem já penso nas manutenções??
    Me diz pra que o "REI" na gestão passada realizou tanta obra, e no final de seu mandato até inauguro obras que não tinham se quer terminado, fico indiguinado com umas coisas deste nivel, o atual prefeito está só com as buchas, porem ele não é menos culpado do que o "REI", acho que deve sim fazer vistorias em todas as escolas do municipio, e também convido a vossa senhoria querido verador para dar uma passada no PETI em dias de chuva para ver o que acontece lá, o descaso com a nossa população é muito grande, queremos melhoria, e o prefeito está com contenção de gastos, e para mim, não irá mudar até o final de seu mandato. Mais como diz um amigo meu "CADA UM MERECE O GOVERNO QUE TEM" Boa Noite!

    ResponderExcluir