19 de fevereiro de 2010

Economia e Vida.

Com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", a  Campanha da Fraternidade deste ano adotou caráter ecumênico, com participação de outras cinco Igrejas Cristãs na divulgação e reflexão deste tema. Apesar de ser um tema político e social, a Igreja promete desenvolvê-lo sem apegos ideológicos, mas com reflexões à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
Todos os anos acompanho o trabalho dirigido e proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Campanha da Fraternidade e atesto que a mesma entidade apresenta um conhecimento apurado em vários temas porque sabe desenvolver um diagnóstico frente aos problemas que afligem a maior parte do povo brasileiro. 
Como cristão católico e ex-seminarista, sempre tive a oportunidade de a cada ano desenvolver nos ambientes de convivência, seja no trabalho, no estudo, na comunidade e na família, debates e reflexões sugeridas pela CNBB, à luz do Evangelho e da realidade social em que vivemos no Brasil.
Os objetivos da campanha deste ano estão centrados na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, construindo uma cultura de solidariedade e paz. Ainda, dentro de seus objetivos, a campanha pretende denunciar a perversidade de um modelo econômico que visa em primeiro lugar o lucro, que aumenta a desigualdade e gera miséria, fome e morte; busca educar a sociedade para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com o meio ambiente e valorização da vida como bem mais precioso; e, por fim, conclama as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para a implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todos.
Desse modo, por ser um debate que está além da religião, nosso mandato estará debatendo sobre os rumos que queremos para a economia brasileira, pois não é justo que se gaste 30% de todas as nossas riquezas para amortização de juros da dívida pública, a chamada dívida interna, enquanto se gasta menos de 10% em saúde e educação.
Defendemos uma Economia de Estado que parta do pressuposto da diminuição das disparidades sociais, incluindo aqueles milhões de brasileiros que sequer tem pão na mesa para seu sustento fisiológico. Mas, queremos mais que comida. Queremos paz, fraternidade, solidariedade, justiça a serviço de todos e todas. Essa justiça, com toda certeza, não será construída na ditadura do livre mercado, sob os ditames das multinacionais, das gigantes corporações, dos latifúndios, que juntos alimentam a corrupção no setor público e, consequentemente a exclusão no campo e na cidade.
Quando a sociedade afere a pessoa a partir do dinheiro e do quanto se pode lucrar com o trabalho precário e subumano ou ainda, pela destruição do meio ambiente, lembro das palavras proferidas por Leonardo Boff numa palestra a qual tive a honra de participar, no qual ele dizia que, com toda corrida sem limites da humanidade pelo dinheiro, status e poder através do lucro, não interessa ecossistemas, micro bacias, aquecimento global... Com tudo isto, se existe ser mais ameaçado de extinção, este ser é o mesmo que compõe a natureza humana.

5 comentários:

  1. ótimo texto. Mas que a Igreja comece por ela a servir mais a Deus do que o dim dim.

    ResponderExcluir
  2. Acho um tema muito importante e vc e a CNBB estão de parabéns!Vc pelo brilhante texto e por se posicionar com grandeza de idéias e a CNBB, mais uma vez pelo oportunismo de mostrar para a sociedade atravez da campanha da fraternidade e denunciar a perversidade de um modelo econômico capitalista que visa em primeiro lugar o lucro, que aumenta a desigualdade e olha o ser humano como dinheiro e tambem pede solidariedade e justiça para todos. Parabens Vicente....

    ResponderExcluir
  3. Senhor vereador... onde o senhor conseguiu esses dados de que o Brasil gasta só 10% com educação e saúde e só 30% de sua arrecadação com o pagamento de dívida pública e o que é dívida pública?

    ResponderExcluir
  4. Hoje o valor do homem é pelo que ele tem, não pelo que é, o dinheiro e o poder transformam as pessoas levando a maioria para o lado escuro da vida, passando um por cima do outro, isso acontece na politica, no trabalho ate mesmo dentro da familia!!!!
    Por isso venho parabenizar a campanha da fraternidade deste ano, e a você vereador por estar atento a tudo!
    Vamos servir a Deus que o resto ele providenciara.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto sobre a campanha da Fraternidade............seus comentarios sobre os diversos aussuntos abordados são excelente.

    ResponderExcluir