2 de fevereiro de 2010

O direito de ir e vir nas periferias de Nova Andradina.


Nos últimos anos, Nova Andradina avançou na pavimentação asfáltica de vias urbanas como nunca. Embora, não seja uma exclusividade local, já que o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Cidade e da Integração Nacional depositou bilhões de reais aos cofres das prefeituras para estas obras de infra-estrutura. 
Todavia, este benefício aplicado em Nova Andradina, mesmo com recursos federais, foi cobrado do contribuinte, não bastasse  os impostos já existentes, como IPTU, IPVA, ISS, ISSQN, ITBI, Iluminação Pública, os quais arrecadam para a municipalidade.
Em 2001 foi criada em nossa Cidade a taxa do asfalto. Não quero aqui discutir sobre o pagamento da taxa, até porque o povo aceita que se cobre, pois o benefício valoriza o imóvel. Porém, a nossa discussão versa sobre o valor que é cobrado do povo. Sem dúvidas, pagamos o asfalto mais caro do Brasil, não obstante, constatamos a má qualidade do mesmo.

Outro agravante: a falta de planejamento. As vias asfaltadas, com as chuvas, desaguam enxurradas que estão danificando as vias urbanas ainda não pavimentadas. Em diversos casos, as pessoas estão impedidas de entrar na própria residência, dada a calamidade que se encontram as ruas. Em meu bairro, por exemplo, vários munícipes, ao voltarem do trabalho, deixam seus automóveis em postos de gasolina e seguem a pé, já que seus veículos, sequer podem entrar na garagem de suas residências.

A ausência do serviço público na manutenção das ruas acaba sendo atribuída a São Pedro, o grande vilão que assola o povo no período mais chuvoso. Soluções? Alguns sugerem orar para o santo. Os que não acreditam no santo, preferem esperar a chuva parar. Outros acreditam no poder popular, cobrando a prefeitura para que comece a reverter em benefícios os impostos cobrados ou acionarão o Ministério Público cobrando que se assegure ao cidadão o Direito Constitucional popularmente conhecido como "ir e vir", previsto no enciso XV do artigo 5° da Constituição Federal.

9 comentários:

  1. Voceis ainda não falaram nada da zona rural de nossa cidade. Ou sera que não pagamos impostos sesão intinerant pra tirar fotografia não vira nada queremos soluções.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Sr. "anônimo" mais é preciso mostrar também as dificuldades dentro da nossa zona urbana, como está posto nestas fotografias. O Ver. Vicente teve coragem de encarar os eleitores isso é positivo. Na sessão da Câmara infelizmente o "blindamento" do atual prefeito Gilberto Garcia leia-se (PMDB) ainda persiste, as dificuldades são notórias a população está descontente não com "São Pedro" mas com a falta de eficiência da prefeitura. Vicente procura auxilio da Câmara Federal para que possamos receber emendas de rede de águas pluviais antes do asfalto que por sinal está abusivo.

    "Fabio Dias"

    ResponderExcluir
  3. CONTRIBUINTE LESADO P/ GILBETO3 de fevereiro de 2010 às 00:16

    Deus salve a ruA elizabete robiano!
    nem tem como entrar dentro de casa. Vicentinho, sei que sozinho é dificil e que voce tem aliado dentro da camara. junte voceis aí e se esforce pelas nossas ruas esquecidas porque o prefeito que votei venceu a eleição prometendo nosso asfalto. Ele nem veio aqui no nosso bairro dar satisfação.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Vicentinho assim todos os vereadores fossem assim, tivesse a coragem que vc tem de denunciar, vc esta no caminho certo vereador tem que cobrar, fiscalizar e fazer leis, não assitencialismo como vemos acontecer com alguns vereadores na camara, distribuição de remedios e até receitas de medicamentos controlados estão distribuindo uma verdadeira enganação para com o povo!!

    ResponderExcluir
  5. O país todo está enfrentando problemas de erosão, alagamento, desmoronamento, e diversos outro problemas causados pelo excesso de chuva.

    A culpa é o asfalto feito sem planejamento!?!?!?!
    Qual será a campanha??? Parem com o asfalto!!!??? Quebrem o asfalto!!!???

    O asfalto é um avanço para o município. Eu paguei a taxa de melhoria e fiquei muito satisfeito... meu imóvel valorizou quase 100%.
    Aliás, ao contrário que costuma dizer, a contribuição é constitucional, vide artigo 145, item III da constituição federal.
    Tenho certeza que todas as pessoas esclarecidas que ainda não possuam asfalto defronte seu imóvel, pagariam pela melhoria.

    Afirmar que pagamos pelo asfalto mais caro do Brasil é grave.
    Com base em que tipo de dados o vereador faz tal afirmação?
    Gostaria muito de ver uma síntese comparada com levantamento dos contratos, das notas, dos serviços executados, e do custo de tudo isso.

    O problema das erosões nas ruas de Nova Andradina está caótico, mas tenho certeza que o Prefeito está fazendo o que pode.
    Sugiro que o vereador, que além de ficar indicando os problemas, que também ajude a saná-las, como por exemplo, solicitando emendas a sua base, como o Delcídio, Vander, Biffi, Amarildo, Paulo Duarte, Teruel e o Pedro Kemp.
    A campanha eleitoral está próxima, e virão vários candidatos pedir votos. Os esclarecidos saberão retribuir aqueles que merecem.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Vereador!
    Não votei em você e meu candidato perdeu. Sempre acreditei no seu potencial, mas você está superando positivamente as minhas espectativas.
    Como o Antonio, tenho certeza que o asfalto valoriza, e não vejo problema em pagá-lo. O problema é que aqui em Nova Andradina as coisas acontecem diferente de outros municípios brasileiros do mesmo porte. Tenho parentes em paranavaí, Umuarama, Epitácio e outras cidades e, sempre que posso, pergunto quanto eles pagaram pela melhoria. Boa parte deles nem pagaram. Confrontando com o meu boleto, tem cidades que o asfalto custa 4 vezes menos que o de Nova Andradina, outras a metade do valor. E vou te contar, o asfalto da minha rua está se esfarelando. E o pior, pelo que informou meu marido, é só uma empresa que faz aqui em nossa cidade. E pergunto, há concorrencia? Há licitação? Há fiscalização dos vereadores, promotoria e conselhos?

    ResponderExcluir
  7. UMA VEZ VI EM UM FILME E ACHEI QUE NÃO ERA VERDADE ... POREM AGORA COMPREENDO A QUESTÃO...


    "CADA UM TEM O GOVERNANTE QUE MERECE"...

    ESSE ATUAL PREFEITO ASSIM COMO O PASSADO, SÃO UNS BOSTA, NÃO SABE ADMINISTRAR NEM A CASA DELE...
    O ATUAL PREFEITO ACHA QUE É DEUS NA MULTIPLICAÇÃO DOS PAES, E PENSA QUE CONSEGUE FAZER ISSO COM O GINASIO MUNICIPAL ... É BEM MAIS FACIL PRA ELE FAZER DE OUTRA FORMA, POREM NÃO TEM NEM SECRETARIA DE ESPORTE A CIDADE QUEM DIRIA 4 GINASIOS PARA AS CRIANÇAS NÃO FICAREM COM TEMPO OCIOSO ...

    ESSE PREFEITO É MUITO RUIM DE SERVIÇO ...


    ABRAÇOS A TODOS NOVANDRADINENSE.


    =)

    ResponderExcluir
  8. É Vicente, está um caos as ruas da cidade, e para ajudar a prefeitura de Nova Andradina tem colaborado com isso, ajudando a chuva "construindo" novos buracos, faz uma visita no Bairro Morada do Sol no terreno que fica entre o referido bairro e os Bairros Argemiro Ortega e Bela Vista, tanto se fala em Dengue, doenças, etc... fizeram dois buracos enormes com morros de areia para a água da chuva não descer, ai eu me revolto, a lama suja, o mal cheiro, o "criame" de larvas da dengue que irá surgir naquele lugar, se fosse em qualquer outro bairro o prefeito resolveria o problema, mas na morada do sol, bela vista e argemiro ortega, e o pior é que o prefeito disse em um jornal que circula na cidade que estava providenciando galerias para aquele local, ou seja, disse que estava construindo, realmente construiu, lixo, lama, mal cheiro para aquela comunidade, infelizmente, tenho que postar isso aqui, mas faz uma visita naquele bairro e sei que você tomara as devidas providencias.

    ResponderExcluir
  9. Bom na campanha o que se falava era que tinhamos que votar em Gilberto para continuar as obras do Roberto, mas pelo o que estou vendo que o que eles estão fazendo e juntando dinheiro para a campanha do Roberto!!!!

    ResponderExcluir