3 de dezembro de 2010

Camila, Camila e os 16 dias de ativismo pela não violência a mulher

'Camila, Camila', um clássico do pop rock brasileiro que expressa o motivo da campanha pela não violência a mulher nos ajuda a fazer esta reflexão.
"A música (Camila, Camila do disco Nenhum de Nós) veio de uma história real de uma menina que a gente conhecia na época (1985). Ela estava passando por uma situação de abuso e violência com o namorado. Mas nosso discurso é subliminar e por isso não é pesado. Acho importante num país como o Brasil fazer músicas desse tipo. Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente. Na real, acho que ninguém fala de abuso porque não vende. A questão está no que cada um acredita e quer."
Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós
(Texto extraído da matéria Dormindo com o inimigo, publicada na edição 25 da Revista MTV. Maio/2003)

Leia, cante e reflita!

"Depois da última noite de festa
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
As coisas aconteciam com alguma explicação
Com alguma explicação
Depois da última noite de chuva
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
Às vezes peço a ele que vá embora
Que vá embora
Camila, Camila, Camila(...)
Eu que tenho medo até de suas mãos
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega
E eu que tenho medo até do seu olhar
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega
A lembrança do silêncio
Daquelas tardes, daquelas tardes
Da vergonha do espelho
Naquelas marcas, naquelas marcas
Havia algo de insano
Naqueles olhos, olhos insanos
Os olhos que passavam o dia
A me vigiar, a me vigiar
E eu que tinha apenas 17 anos
Baixava a minha cabeça pra tudo
Era assim que as coisas aconteciam
Era assim que eu via tudo acontecer"

2 comentários:

  1. 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, vai de 25 a 6 de dezembro seguindo os seguintes acontecimentos:

    25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
    Homenagem às irmãs Mirabal, opositoras da ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana. Minerva, Pátria e Maria Tereza, conhecidas como "Las Mariposas", foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960.

    6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
    Quatorze estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas, no dia 6 de dezembro de 1989. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Lei nº 11.489, de 20/06/2007).

    ResponderExcluir
  2. Valeu por ter lembrado dessa letra... muitas vezes a arte nos faz pensar de maneira muito profunda sobre a vida, superando os moralismos e os lugares-comuns que nos levam à generalização. A mensagem do Nenhum de Nós cala fundo, está na memória musical das pessoas e é como uma pedra lançada no rio, repercutindo.

    ResponderExcluir