8 de dezembro de 2013

Vicente e Tolotti participam de encontro da Agricultura Familiar em Dourados

Os Vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti participaram do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária realizado em Dourados entre os dias 5 e 6 de dezembro, evento que contou com a participação maciça de pequenos agricultores de 18 municípios do Estado, surpreendendo a organização. 

Tolotti e Vicente, ambos do PT, ressaltaram a importância do legislador acompanhar palestras que instruam os mandatos a fiscalizarem o cumprimento de Leis como o PAA e PNAE, que estimulam a venda de produtos da agricultura familiar para o mercado consumidor local, sobretudo, o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. 

Segundo Tolotti, as informações sobre programas federais que atendem a agricultura familiar estimulam o mandato parlamentar a ser mais um elo de ligação do povo com os seus direitos. "Se o trabalhador do campo, as prefeituras e vereadores soubessem das inúmeras oportunidades que o Governo oferece à agricultura familiar, quem produz o que se come na cidade não teria tantas dificuldades", disse o Vereador Tolotti.


Vários palestrantes e pesquisadores mediaram as palestras e oficinas que deram a tônica do encontro. Cerca de 30 pequenos agricultores de Nova Andradina também fizeram presença, aproveitando os mini-cursos e as atividades do "Giro Tecnológico".

No encontro, palestrantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal instruíram as lideranças quanto ao acesso ao PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural, que subsidia até 95% do custo da obra à família residente em pequenas propriedades.

O Encontro reuniu autoridades como deputados estaduais, federais e contou com a presença do Senador Delcídio, do Superintendente do INCRA Celso Cestari, do Delegado Regional/MS do MDA João Grandão, os quais foram palestrantes durante os dois dias.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Dourados, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS e Agroform, com apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário