10 de janeiro de 2011

Do banqueiro pão duro ao trabalhador na fila.

O site http://novanews.com.br/ publicou nesta segunda-feira, 10, a denúncia de um internauta sobre o descumprimento de Lei Municipal conhecida como a "lei dos 15 minutos", o que deveria ser o tempo de espera nas filas de bancos. Embasado na senha de espera, o munícipe confirma sua entrada  à agência do Banco do Brasil às 13h03, sendo atendido às 14h18, ou seja, uma hora e quatorze minutos depois.
O que era ruim, ficou caótico para a vida dos nova-andradinenses. Antes mesmo da publicação desta matéria, estive in loco vistoriando todas as agências bancárias, lotéricas e postos de recebimento de contas tarifárias, a partir da justa reclamação de um munícipe cobrando-me o cumprimento da Lei que vigora há 10 anos em Nova Andradina.
"Nunca antes na história deste país" os bancos lucraram tanto, não somente as custas das inúmeras tarifas e taxas de juros muito acima do que propõe o Banco Central. Não bastasse esse duro golpe no bolso do contribuinte, os bancos esfolam o cidadão oferecendo um péssimo tratamento ao cliente, com poucos atendentes de caixa e poucos caixas-eletrônicos, não obstante, quebrados, obrigando a população a procurar as lotéricas e postos de recebimento de tarifas.
Nas lotéricas, pontos de jogos, 4 de cada 5 pessoas que estavam nas filas de hoje visavam pagar algum tipo de tarifa. Outro problema apontado pelas pessoas que estavam na fila é que as tarifas públicas, como a energia elétrica e abastecimento de água estariam sendo centralizadas em um único ponto da cidade, o qual, de tanta procura passou a ter dificuldade no atendimento aos contribuintes. Para completar o drama do trabalhador que tem no horário do almoço seu momento de folga para cumprir com assuntos pessoais, o tempo de espera nas filas compromete seu descanso e a alimentação.
Pelo que pesquisei no Ministério Público, já existe uma ação civil contra as agências bancárias que estão descumprindo a "Lei das filas".
A Lei existe, e é para ser cumprida, mas a Prefeitura falha na fiscalização e punição destas empresas com multas. Mecanismos legais há de sobra. O que falta é ação política, sobretudo, judicial para a solução do problema.

*Vicente Lichoti é Presidente da Comissão de Controle e Eficáfia Legislativa da Câmara Municipal de Nova Andradina. A Comissão Permanente tem a função de fiscalizar o cumprimento das Leis vigentes no Município.

6 comentários:

  1. A questão hora aqui colocada tornou-se um problema cronico. Exite a lei, e no entanto não há o seu cumprimento. As instituições bancárias, públicas e privadas, ganham as custas dos "clientes" que também são cidadão. É necessário um maior numero de profissionais (bancari@s)nas agencias.

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão, se os funcionários tivesse seu salário conforme o número de atendimento ao público, as coisas andariam mais rápido.

    Professor Douglas.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o último comentário, os bancos privados já existe essa estratégia e não melhora nada não. No final do ano passado estive no Bradesco daqui da Nova Andradina e fiquei mais de uma hora na fila. Acho que tem que contratar mais caixas.

    ResponderExcluir
  4. De fato conterrâneo, vereador vicente, é um desrespeito o que tem acontecido nas agencias e postos. O senhor mais uma vez vem a público demonstrar vossa insatisfação. Eu me junto ao senhor nesse clamor por respeito as pessoas, e se permite a orientação o senhor pode fazer mais do que ja esta fazendo, aproveite para começar a respeitar os munícipes ai de nova andradina, pare de demagogia, o senhor foi medalha de bronze nas diárias, quase 30 mil em um ano só de diárias vereador vicente demagogo, e o pobre cidadão recebendo míseros 510 reais por mês, é vergonhoso e desrespeitoso, taí vereador uma boa oportunidade para vossa demagogia colocar em prática aquilo que infelizmente só sabe falar.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter ficado 1:18 esperando para pagar uma conta de luz que paga em loterica,mercado, internet, cx eletronico ...

    ResponderExcluir
  6. Deve ter ficado 1:18 esperando para pagar uma conta de luz que paga em loterica,mercado, internet, cx eletronico ...

    ResponderExcluir