28 de janeiro de 2011

Mato Grosso do Sul: 30 anos...de confusão.

Não é de hoje que nos irritamos com a confusão entre os nomes dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Lá se vão 30 anos da divisão do Estado decretada por Ernesto Geisel (1977), e nesta história, MS é o maior prejudicado.
Essa matéria não é novidade. Já se falaram em troca do nome de MS, mas as pessoas mais tradicionais e conservadoras tiveram suas vozes mais ressoadas no intuito de nada mudar a este respeito.
As primeiras idéias surgiram por volta do ano 2000, quando o ex-governador Zeca do PT defendeu a mudança do nome para Estado do Pantanal, levando em conta que a maior fatia (67%) da planície alagada admirada em todo o Planeta, fica em MS. Porém, naquele contexto, Zeca sofreu ataques de políticos e da própria mídia que o qualificou de oportunista, acusando-o de ter intenção de implantar a sigla PT ao Estado, mesma sigla do partido o qual é filiado.
O assunto tomou maior proporção após o capítulo da novela Insensato Coração, última sexta-feira (21), onde um diálogo entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão) deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a mais importante riqueza turística da região, ficaria no Mato Grosso.
Esse último fato foi o estopim, dentre tantas outras confusões praticadas nos meios de comunicação; erro crasso, também cometido por nossos amigos e parentes de outros Estados, os quais se referem ao nosso Estado chamando-o de Mato Grosso.
A confusão não fica só na revolta do sul-mato-grossense, é uma falha que reflete inclusive na economia. Isso mesmo, perdemos dinheiro com esse erro que afugenta turistas para MT. Opiniões como a do presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de MS), acreditam que um novo nome traria maiores investimentos para o MS.
Ao início de 2010, o Deputado Arroyo(PR) encaminhou um Projeto de Lei estabelecendo as regras e normas para se fazer um plebiscito em MS para discutir e votar sobre a troca do nome do Estado. O Deputado é entusiasta do nome "Estado do Pantanal", com sigla PN.
Quanto a este nome sugerido para a mudança, parte da população que mora distante da região do Pantanal, acabam por discordar, pois não tem identidade cultural com a referida região.
Acredito que a discussão deve ser feita, assim como também defende o atual governador, André Puccinelli. Um plebiscito torna democrática essa discussão, onde favoráveis e contrários poderão opinar e defender suas teses. "Estado do Pantanal" não é a única sugestão. Os nomes "Estado de Campo Grande" ou "Estado de Maracajú" (nome da principal serra que corta transversalmente MS) também ventilam entre os contrários a manutenção do nome atual.
Sobre uma coisa não me sobra dúvida: com a mudança do nome ganharemos muito, fortaleceremos nossa identidade cultural, avançaremos no turismo e, com certeza, teremos maior projeção nacional. A Rede Matogrossense de Televisão, com sede em Cuiabá, mantenedora da TV Morena, emissora da Rede Globo em MS, talvez não fará ecoar esta idéia, pois teme perder mercado publicitário. Do mesmo modo, o Governo de MT, pois passaria a perder os dividendos colhidos com este equívoco.
A mudança fortalece nosso Estado, mas contraria os interesses particulares de poucos que, sem dúvida, aparecerão camuflados de saudosismo e paixão nos discursos dos conservadores e tradicionalistas.






21 comentários:

  1. Se já se foram 30 anos de confusão, não serão nos próximos 30 que o resto do Brasil vai notar a diferença entre os Mato Grossos. Mudança, já!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o nome atual e também discordo do possível nome ESTADO DO PANTANAL ¬¬.

    Mato Grosso do Sul gera confusão com o estado visinho e o possivel novo nome vai criar mais confusão ainda e tbm deboche... primeiro que qdo perguntarem onde eu moro terei que dizer ESTADO DO PANTANAL o antigo Mato Grosso do Sul pq tbm existe a região pantaneira (Pantanal) em ambos estados... E tbm se hj dizer que mora no Mato Grosso já cria certo preconceito com esse noem.. dizer que moro no pantanal vão pensar que sou um tuiuiu ou uma omça pintada ¬¬ se o motivo da mudança é pra evitar confusão e ajudar no comércio que criem um noem original.. nada desses nomes que tem dupla ligação... aff vai piorar se mudar. Estado de Campo Grande e de Maracajú é ridiculo tbm... pq tem que haver sempre ligação com algo? só pra confundir?


    ASS: ENIO B. MORAES

    ResponderExcluir
  3. o Brasil, desde sua descoberta é uma confusão...
    só que sobre o nosso estado, ja virou palhaçada, tanto que querer mudar o nome para 'Pantanal', coisa que discordo muito, pois acho isso uma falta de criatividade para o nome do estado, e também será um motivo de piada como disse o Enio, só porque ele abrange uma parte de tal ecossistema... Mal por mal, sou muito mais deixar MS, pois quem sabe daqui mais 30 anos eles se acostumam... porque prefiro mil vezes ser chamado de Sulmatogrossense do que de Pantaneiro ;x

    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir
  4. De indio matogrossense quero sempre ser chamado seja no sul ou no norte amarei tua bandeira quero cada vez mas forte meu estado sem fronteira. Outra bandeira surjiu mais progresso mais vigor é a terra brasileira crescendo cheia de amor.
    Campo Grande, Cuiabá capitais do chão colosso é o progresso sem parar balança meu matogrosso. Um povo duas bandeiras mesma lingua mesma raça é a terra Brasileira crescendo cheia de graça.Para mim o que importa é que os dois estado sejam administrado por gente responsavel o nome não muda nada.Até seria melhor ser chamado mato grosso se o progresso que chegou la chegasse aqui.E as raposas da politica daqui que tanto atrasaram nosso estado ajudassem ele desenvolver como desenvolveu mato grosso do norte.´´´´´´´´´´´´É O NOME PODE FICAR O MESMO TEMOS QUE MUDAR DAQUI É OS POLITICOS.

    ResponderExcluir
  5. Andreasa Nantes
    Mudar o nome do estado é o cumulo do absurdo...Tb nao concordo nao...se o autor da novela nao sabe que um é um e outro é outro o problema é dele que não dá a minima para o que está escrevendo..E os atores tb nao dão a minima para o que estao interpretando,querem mais é ganhar dinheiro,,,O que tem que mudar com certeza são os políticos mais eficientes para defender os nossos interesses...Vozes firmes onde se deve ter,,,Tomar-se como verdadeiros REPRESENTANTES DO POVO e nao como os atores da novelas mandados por um que nao sabe nada...É isso o que tenho a dizer,me orgulho de ter nascido nesse estado e na minha opinião esse celeiro de fartura deveria ser mais respeitado...principalmente por politicos que querem fazer do MS o PT.Pronto....Falei

    ResponderExcluir
  6. Sem noção. O estado foi dividido em 1977. É natural que muita gente que teve aulas de Geografia antes disso se confunda. É normal. E acho que pouca gente liga pra isso. Só meia duzia de pessoas que querem aparecer. Só achoa engraçado que, quando o Zeca do PT deu não sei quantos milhões para uma escola de samba carioca fazer um enredo pra falar do pantanal e a mesma falou que o pantanal era no MT. Ninguém falou nada. Não me recordo de ter postagem em blogs sobre isso. Vereador dizendo que era pra mudar o nome, etc e tal.
    Eu não to nem ae se falarem que aqui é MT ou MS. Ninguém que vai comprar uma passagem aérea para Cuiaba para ir pra Bonito (no caso da novela). Muito IBOPE para pouca coisa.
    ABS

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Vereador. A discussão tem que ser feita, custe o que custar. Não me sinto bem quando o nome do nosso estado é confundido com o do antigo Mato Grosso. Se fosse assim, então pq dividiram, continuasse um só Mato Grosso. Não discordo tb do Zeca, quando divulgou nosso estado no RJ. O andré gasta milhões por mês com propagandas mentirosas do seu governo e ninguém diz nada. Mas o milhãozinho que o Zeca gastou com divulgação lá fora nos trouxe dezenas de milhões de reais em turismo para MS, os chatos fingem não ver. Criticam pq não suportam o partido do cara. Acho que pra discutir mudança do estado tem q ter plebiscito, assim o restante do Brasil que vive nos chamando de MT vai perceber que não gostamos de ser assim chamados.
    Parabéns pelo texto, Vicentinho. Você faz parte da nova safra de políticos com visão, coisa que poucos vereadores do país concentra essa capacidade de avaliar a sociedade com tanta clareza. Que fique MATO GROSSO DO SUL, mas que se discuta!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Todo dia tem uma dessa troca´, não foi só na novela e não vai parar por aí até que se faça algo concreto, como o plebiscito. Ontem foi a vez do Neto da band. "Tava falando que ia pra Campo Grande, capital querida do MT".

    ResponderExcluir
  9. Sou contra.

    Vai gerar mais uma desculpa para gastar dinheiro dos impostos que deveria ir para o fronte "arroz, feijão, saúde e educação", desatualiza todas as publicações existentes e será mais uma coisa a ser acrescentada no currículo do precário ensino deste país.

    Mesmo que seja apenas um detalhe, vai acabar "caindo na prova". Seguindo a mesma "teoria" do Steve Jobs durante a criação do Mac, multiplicando cada segundo perdido com coisas inúteis pelos número de alunos, milhares de horas produtivas serão perdidas.

    Discordo também do motivo. Mato Grosso do Sul quer ser o primeiro estado do mundo a mudar de nome por questões impostas pelo marketing?

    ResponderExcluir
  10. Só se for ESTADO DO PANTANAL - PN

    ResponderExcluir
  11. se depender da sexualidade de um certo governador...talvez se chame: ESTADO DO BACANAL - BL

    ResponderExcluir
  12. Não concordo com a mudança, mas sim divulgar nosso Mato Grosso do Sul, tem pessoas que ao aouvir o nome pergunta pelas onças, indios , jacarés etc... então vamos defender nossos tesouros tanto quanto outros paises, o Brasil não tem muita referencia neste sentido, cantar o hino é o motivo de brincadeira, e por ai vai, então vamos discutir outros tipos de perfil dos nossos politicos ai sim muita coisa vai mudar...

    ResponderExcluir
  13. Tá bem! Não se discute mudar ou não. Deixa como tá. Eu não me importo de ser chamdo de matogossensse. Não tem o que fazer o brasil não vai dar a mínima pra nós... eles nem querem saber onde fica MS ou MT. é tudo mato gorsso mesmo! Ou quem sabe, uma hora eles aprende. Perdemos de sediar a copa aqui em 2014 porque pessoal? Pro Brasil, o pantanal é no mato grosso. E ficamos assim! deixa como tá.

    ResponderExcluir
  14. Maria de Lourdes A. Justiniano31 de janeiro de 2011 às 08:40

    O pior é que em relação a abertura deste debate tem gente se comportanto igual ao General ditador Ernesto Geisel, que batizou MS sem consultar a população sobre o nome. Também não haveria de ser assim, ora, vivíamos numa repressão política, tínhamos que aceitar querendo ou não. Acho que tem que discutir sim, senhores e fazer com que o Brasil enxergue nossa insatisfação de sermos chamados de MT. Eles não aprenderão pq essa geografia faz questão de confundí-los.

    ResponderExcluir
  15. Pois é, Vicente, pelos comentários podemos ver que mudar o nome do estado é quase discutir o sexo dos anjos. Para mim, embora houvesse benefícios ao mudar o nome do estado, penso que não resolveria nosso terrível problema de identidade cultural. Não é mudando um nome que vamos nos resolver com nossa identidade. Nem todos somos pantaneiros - eu mesmo nem fui ao Pantanal ainda -, nem todos somos descendentes indígenas, nem moradores da fronteira. Ao que parece, o MS é esse entre-lugar, um local de passagem que ainda não se afirmou em suas raízes. Sinceramente, acho que somente o estudo profundo e discussão sobre nossos valores culturais poderão nos ajudar a criar identidade com este território. Nas escolas, quase não se tem nada pra ensinar sobre nossa cultura, arte, literatura. Ou seja, estamos longe de conseguir discutir um bom nome para nosso estado. O mato é realmente muito grosso.

    ResponderExcluir
  16. Tá rolando uma enquete com diversas sugestões de nomes no site http://www.marcoeusebio.com.br
    ESTADO DE CAMPO GRANDE
    ESTADO DE BONITO
    ESTADO DE IVINHEMA
    ESTADO DE GUAICURU
    ESTADO DE DOURADOS
    ESTADO DE BELA VISTA
    ESTADO DE PANTANAL
    ESTADO DE MARACAJU
    ESTADO DE PANTANAL SUL
    ESTADO DE VACARIA
    ESTADO DE ELDORADO

    ResponderExcluir
  17. nao concordo,nos somos sulmatogrossense com orgulho ao invez de mudar oq ta quieto pq nao vai melhor o q precisa ser melhorado como:educacao,cutura,escolas etc...tanta coisa a ser mudada essa é minha opiniao NAO CONCORDO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. A magnitude do problema vai além do vão da economia e do turismo. Não é apenas a questão de ser chamado puramente de mato-grossense pelos cidadãos de outros estados. O preconceito com relação a ser mato-grossense ou mato-grossense-do-sul vai muito além dos deboches de estar ou não mais próximo da linha do equador. No Brasil criou-se o estigma de que os estados mais ao sul possuem um crescimento sócio-econômico mais acentuado que nos demais estados, e pra muito mato-grossense-do-sul ser confundido com seu irmão siamês é sinal de atraso. Esse preconceito se demonstra inclusive por comentaristas acima que não admitem ser chamado de pantaneiro. Ora, muito me orgulha de ter o bioma mais curioso e um dos mais importantes do planeta em seus 67% no meu estado, e muito mais me orgulharia de ser chamado de pantaneiro. Ser pantaneiro não é sinônimo de caipira muito menos de matuto. Independente de morar ou não numa região de pantanal, ter o nome do estado seria muito mais uma demonstração de democracia do qualquer outra forma de manifestação. O Estado de Mato Grosso do Sul muito tem a ganhar com a mudança, muito mais do que se possa enxergar pelos olhos de pessoas preconceituosas e comodistas que não enxergam nada além de seus próprios umbigos. Vicentinho parabéns pelo seu texto e que seja feliz em sua empreitada.

    ResponderExcluir
  19. Acho q nao deveria mudar o nome...verdadeiramente está uma confusáo!!!!Vamos fazer direito e a populacao sulmatogrossense merece ser escutada e respeitada!!!

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o Marcos,o MS não tem historia e muito menos identidade e uma coisa liga a outra um povo sem nome e um povo sem identidadee um povo sem história sem cultura, teriamos mais bonus na mudança do nome do estado do que onus, alem de uma identidade de fato...

    ResponderExcluir
  21. Olá, Vicente... Oportuna a discussão do seu texto. A propósito, a minha dissertação de Mestrado em Linguística pela UFMS - Três Lagoas é exatamente sobre esse impasse identitário. O título da minha dissertação é "Mato Grosso do Sul - Estado do Pantanal": Discursos e Sentidos. Nela faço uma abordagem histórica desde a divisão do estado com artigos publicados na mídia impressa na época da criação e cujos autores já se posicionavam contra ou a favor e também analiso o parecer da OAB-MS sobre a deliberação de mudança do nome do Estado. Sinceramente, é um caso um tanto insolúvel, difícil de ser debatido e discutido, tendo em vista que se refere à identidade, o que nos falta não apenas enquanto sul-mato-grossenses, mas como brasileiros. Em parte também, não há como não relacionar nesta discussão a ignorância da mídia nacional que não conhece o próprio o próprio território nacional a ponto de confundir Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, o que não acontece com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Será que se na época da divisão acrescentássemos à parte velha do Estado a expressão "do Norte" o problema estaria resolvido? Também há que se levar em conta que dividiu o Estado mas não se dividiu os bens culturais: E a "Seriema" continua sendo do "Mato Grosso" ou de ambos os Estados? O "Pé de Cedro" de Zacarias Mourão, lá da cidade de Coxim-MS, continua sendo do Mato Grosso, afinal, a música ainda fala que "foi no belo Mato Grosso há muitos anos atrás..." A questão não é apenas de divisão territorial, mas principalmente de identidade(s) compartilhadas e que não foram divididas, foram solapadas... O nome é que menos pesa nessa nossa condição de desamparados culturalmente... Destaco que o grande mérito de Zeca do PT foi trazer à tona a discussão da identidade do povo sul-mato-grossense. E ele fez isso democraticamente, chamando o povo para o debate, tendo inclusive proposta de plebiscito para verificação da vontade popular... O que não acontece com os governos despóticos, anti-democráticos. Mato Grosso do Sul ou Estado do Pantanal pouco importa, o importante é discutir a identidade, estabelecer um debate franco e democrático. Isso retirará paixões, marcas, amores antigos e nos tornará mais donos desse pedaço de terra que amamos. A minha dissertação de mestrado está à disposição.

    ResponderExcluir