15 de janeiro de 2011

Vamos à luta, jovens! Por Gustavo Maia

Eu gostaria de poder contar outra realidade. Porém, preciso ser sincero: espanta-me ver o que não é feito.
Isso mesmo. Espanta-me ver, exatamente, aquilo que não é feito.
Espanta-me a juventude que não reage. Espanta-me a cultura que não é valorizada. Espanta-me ver a sociedade que não abre os olhos diante de tanta corrupção. Espanta-me ver os movimentos juvenis que não resistem ao descaso. Espanta-me ver projetos natimortos. Espanta-me ver jovens que sonham com um dia melhor, e apenas sonham.
Isso me espanta!
E de todo esse espanto, o que mais me causa estranheza, é a contradição que há na falta de atitude dessa juventude de Nova Andradina e região.
Bob Marley já dizia: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”. E com isso, eu me pergunto sempre por onde andaria aquela turma do sacode.
Onde está a atitude? A coragem de ir á luta enfrentar os desafios e abraçar as conquistas?
Onde está aquela rapaziada que não foge da fera e enfrenta o leão? Por onde andará a nossa juventude que não corre da raia a troco de nada?
Gostaria de poder dizer que acredito é na rapaziada. De dizer que ponho fé na fé da moçada. Dizer que vou á luta com essa juventude. Eu queria poder dizer que vou ao bloco dessa mocidade. Mas cadê a mocidade?
Onde está a voz que deveria estar gritando pela cultura? Será que os poderosos conseguiram fazê-la calar?
Onde estão os olhos que deveriam estar olhando as dificuldades como um obstáculo a ser vencido? Será que o medo os cegou?
Só espero que essa geração acorde a tempo.
Não a tempo de ir ao enterro da cultura, mas sim de vê-la doente e dar uma injeção de ânimo a ela.
Espero que os jovens despertem a tempo de perceber que a sociedade precisa de cada um deles.
Espero que ainda dê tempo de reagir! Espero que dê tempo de enfrentar o leão.
Espero, francamente, que ainda dê tempo de lutar. Lutar para que sonhos se realizem. Lutar para que projetos aconteçam.
Eu espero a atitude jovem.
Eu espero uma atitude revolucionária no hoje, para que o amanhã seja realmente diferente.
Eu acredito é na rapaziada!

*Gustavo Maia é secundarista do 3°ano do ensino médio da Escola Estadual Nair Palácio de Souza.

7 comentários:

  1. Vamos á luta sim, jovens!
    Ainda temos aqueles que enchergam na juventude uma esperança. Esperança de que tudo possa mudar pra melhor.
    Ainda tem gente esperando por nós, jovens!
    Não desfaleçam! Coragem! Ânimo!
    Vamos á luta jovens!

    ResponderExcluir
  2. Vamos encarar de frente, temos muitas batalhas...
    Temos que parar com essa de tititi... temos que ter voz ativa... Queremos cultura aki nessa cidade.

    Vamos a Luta?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gustavo, como dizia Gozaguinha eu acredito na rapaziada e eu no Gustavo....

    ResponderExcluir
  4. O Mandato Alternativo está aí, acreditando, apoiando. Lutando por mudanças.
    Não podemos deixar passar mais um ano nessa mesmície!
    2011 é o ano de começar a botar em prática aquilo que até agora está só nas mentes e nos corações dos nossos jovens!
    Vamos nos unir, e fazer acontecer!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Gustavo parabéns!





    Raphaell monteiro

    ResponderExcluir
  6. Sendo assim Gustavo, o q fazer quando muitos de nós já jogaram a toalha? Talvez seja o momento de pincharmos a BUNDA, não a nossa, mas à daqueles que só pensam na POUPANÇA... e tenho dito!

    ResponderExcluir
  7. vizualizar inovações é acabar de crer que Deus nunca esistiu, e sempre comprar brigas com quem não vale a pena!

    ResponderExcluir