29 de janeiro de 2011

A importância do IFMS para Nova Andradina, por Reuri Servegnini

Vinda de uma história que se arrasta por aproximadamente 15 anos, a Escola Agrícola como é popularmente conhecida na região, passou por maus momentos até sua inauguração em 2010.
Essa esperada inauguração somente concretizou-se através da inciativa do Ex-Presidente da Replica Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que no inicio de 2008 lançou um projeto de ampliação das Escolas Técnicas Federais, onde que qualquer cidade com mais de 40.000 habitantes que se dispusesse doar uma área, o Governo Federal entraria com toda a infra instrutura, e foi isso que aconteceu, nossa cidade tinha a área doada por um latifundiário.
Praticamente toda a instrutura existente no local foi descartada, sendo totalmente reconstruída. O Campus conta com salas climatizadas, laboratórios de informática, laboratório de aula prática, biblioteca com centenas de livros, uma quadra poliesportiva que brevemente será coberta, dois ônibus novos para transporte escolar.
Os professores são todos de altíssimo nível, são educadores que levam os alunos ao gosto pela aprendizagem, dando aos mesmos autonomia, incentivando a pesquisa, o trabalho em grupo, o companheirismo.
O mercado de trabalho é carente de mão de obra especializada, dados revelam que num futuro próximo toda profissão terá como requisitos básicos conhecimentos em Informática. O IFMS conta com dois laboratórios de informática, uma para aulas práticas, e outro para desenvolvimento do potencial dos alunos, como: desenvolvimento de jogos, programas, entre outros.
A grade curricular conta também com Grupos de Estudos, onde é pesquisado e debatido muitos assuntos e tendências na área da Computação.
Na disciplina de Agropecuária, o Campus de Nova Andradina é o que proporciona as melhores condições no Estado, por estar na zona rural, e por sua área ser extensa, podendo os alunos e educadores, desenvolverem todo tipo de trabalho de campo, tanto na agricultura, quanto na pecuária, proporcionando aos alunos uma melhor aprendizagem. Por onde eu ando,com quem eu falo sobre IFMS, eu tento ao máximo divulgar nosso Campus, eu tenho convicção que, para um aluno que está prestes a ingressar no Ensino Médio, não há na região do Vale do Ivinhema, melhor Instituição de Ensino.

Reuri Servegnini é trabalhador e estudante nova-andradinense do curso técnico em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos do IFMS - Campus Nova Andradina-MS

6 comentários:

  1. Pena que quando eu fiz ensino médio não tinha a UNIDADE da IFMS asuhasuas
    mas é muito bom isso para a nossa cidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Reuri. É sempre bom saber da importância do IFMS pelas palavras dos nossos próprios alunos. Nós professores nos esforçamos ao máximo para que Nova Andradina seja referência na Rede Federal de Ensino.

    ResponderExcluir
  3. "DEUS quer;o homem sonha;a obra nasce"(Fernando Pessoa)
    Parabéns pelo artigo!
    Fiquei muito feliz ao ler sobre o IFMS- Campus Nova Andradina-MS.
    Desde a doação do terreno para a referida Escola... era meu sonho vê-la em funcionamento fazendo uma educação de qualidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Os Institutos Federais de Educaçao sao um exemplo de uma educacao de sucesso por todo país.

    .Profissionais bem remunerados
    .Incentivos salariais para aqueles que se qualificam ( especializacao,mestrado e doutorado )
    .Jornada de estudos amplas aos alunos
    .Incentivo a pesquisa
    .Uma otima infra -estrutura ao corpo docente, tecnicos e alunos.

    O que repercute em alunos preparados para os desafios da vida. Este exemplo deveria ser tomado por governantes do Brasil a fora e especificamente aos de nossa cidade " sorriso " Nova Andradina".

    Os PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA ANDRADINA estao a (...)

    .DOIS anos sem reajustes salariais..
    .Sequer contam com um PLANO DE SAUDE dependendo do deficiente SUS
    .E vivem sob constante pressao dos diretores, (DIRETORES INDICADOS PELA SECRETARIA DE EDUCACAO MUNICIPAL E NAO PELO VOTO DEMOCRATICO DA COMUNIDADE ESCOLAR)que inibem qualquer tipo de manifestacao contraria ao governo municipal.

    È a educacao passa por um momento de avancos , porem muito se tem a fazer....

    Bolsas confeccionadas em lona, destinadas ao transporte do material didático dos professores nao sao incentivos a pratica docente, muito pelo contrario, para mim é uma forma de deboche aos servidores que dao seu maximo pela educacao. O " presente" (que presente?) que os professores da rede municipal de ensino precisam é o respeito dos governantes em investir pesadamente na qualificacao dos professores com melhores salarios e condicoes de trabalho...Nao sao meia duzia de terrenos, um mero sistema apostilado de ensino e bolsas confeccionadas em lona que irao impulsionar nossa educacao municipal

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não era os professores do Município os mais bem remunerados do ms? tiveram um aumento em 2009 graças ao repasse do fundeb e agora comem o pão que o diabo amassou.

    ResponderExcluir
  6. Tiveram um aumento em 2009 porém desde daí sequer o aumento da inflacao foi corrigida

    ResponderExcluir