28 de fevereiro de 2011

Mandato propõe e comunidade comparece em Audiência Pública.


Estudantes, pais, educadores, vereadores e comunidades em geral, estiveram reunidos em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Nova Andradina, na noite desta última quinta-feira (24), discutindo o funcionamento do alojamento do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). Fazendo a abertura da cerimônia, o presidente da Câmara, Adriano Palopoli que passando a coordenação da mesa ao proponente da audiência, vereador, Vicente Lichoti, parabenizou a iniciativa e se colocou a disposição dos alunos.
Dando início aos trabalhos, o estudante Gustavo Maia leu trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre eles o artigo 206 que determina: “O ensino será ministrado com base na igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.
Durante o evento, várias fotos foram apresentadas mostrando a situação em que se encontra o alojamento do Instituto, o estabelecimento está servindo atualmente como depósito de cadeiras e objetos de outras instituições “Enquanto isso, vários alunos que moram em assentamentos e cidades vizinhas, enfrentam quilômetros de bicicleta e ônibus para conseguirem estudar”, fala o vereador Vicente Lichoti, proponente da audiência, indignado ao ouvir depoimentos dos alunos.
Presente no evento, o deputado Estadual Laerte Tetila (PT) diz que irá interceder na causa e buscará soluções, se preciso, até mesmo na Comissão de Direitos Humanos do Governo Federal.
Já o vereador Claudinei Magrelo Brambila, parabenizando a iniciativa, reconhece a louvável reivindicação. “Coloco-me a disposição para ir até Campo Grande juntamente com a Comissão formada, para tratar dessa questão diretamente com o Reitor do IFMS”.
Segundo informações do Presidente do Grêmio Estudantil, Cláudio Aparecido da Silva, falta muito pouco para a conclusão da obra do alojamento que está parada desde setembro do ano passado. “Quando houve a inauguração do IFMS, a promessa era que ficaríamos apenas um semestre sem alojamento”.
Durante toda a Audiência, pais e alunos deram depoimentos do drama vivido por muitos estudantes, inclusive uma aluna levantou a questão de que meninas não terão direito ao alojamento. “Acho isso um preconceito, devemos ter os mesmos direitos dos meninos”, a aluna complementa ainda que muitos estudantes de cidades vizinhas são mulheres.
Uma proposta importante, sugerida pelo vereador Lichoti, é a federalização da estrada que liga Nova Andradina à Rio Brilhante, cogitando assim, a possibilidade de pavimentação da estrada pelo Governo Federal.
Ao final da audiência, ficou instituída uma Comissão que irá se dirigir até Campo Grande para uma reunião com o Reitor do IFMS, onde reivindicarão, além do alojamento, também o funcionamento do refeitório, o fornecimento de merenda gratuita, ou até mesmo com um valor simbólico e também a disponibilização de casas aos professores e funcionários da Instituição.
Vale ressaltar que o campus do IFMS de Nova Andradina fica há 22 quilômetros de distância da cidade e a estrada não é asfaltada.

2 comentários:

  1. Parabéns vereador Vicente, mais uma vez a comunidade estudantil pode contar com voçê!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vicente!
    Apenas a educação pode transformar um povo!
    Prof. Onorato

    ResponderExcluir