10 de junho de 2012

Conferência Nova+20 reúne mais de 400 participantes

Com a presença de mais de 400 participantes, a Conferência Nova + 20 foi realizada na terça-feira da última semana, no Plenário da Câmara Municipal. As atividades seguiram a orientação da RIO + 20, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e teve como lema "Pensamento Global, Ação Local".


O evento teve a iniciativa do Vereador Vicente Lichoti e contou com parceria da Energética Santa Helena, Finan, Coopavil, entidades e instituições públicas, no intuito de iniciar na cidade um ciclo de debate sobre o desenvolvimento econômico e social conciliados com a preservação ambiental, projetando Nova Andradina para os próximos 20 anos, considerando sua sustentabilidade.


A Conferência foi iniciada com a apresentação de um vídeo institucional do Governo e uma reflexão cultural do ator Fábio Arruda. Logo após, Maiquel Botelho, Analista Ambiental da Energética Santa Helena explanou um breve histórico da maior empresa da cidade, geradora de energia renovável e sua responsabilidade ambiental. Em seguida, a professora Drª. Flavia Itakura da UFMS, fez uma conjuntura histórica dos encontros internacionais sobre sustentabilidade, Eco 92 e Rio+20. 


A Mesa Redonda foi conduzida pelos professores especialistas, Dr. Mauro Amorim (IFMS), Dr. Carlos Sasso da (ANAEC-Pedagogia), Drª. Débora Cristina Macorini Ocon (UFGD) e Drª. Josyane (FINAN), os quais debateram educação ambiental, crescimento urbano, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos e o Novo Código Ambiental. Também estiveram presentes o secretário de desenvolvimento integrado de Nova Andradina, Fábio Selhorst e o Presidente da Coopavil, Professor Hernandes Hortiz. 

No término do encontro, o vereador Vicente propôs a criação de um Conselho Popular para organizar debates entre acadêmicos e professores e por meio dele, planejar o Município de Nova Andradina para os próximos 20 anos, considerando como eixo principal a sustentabilidade. A proposta foi aprovada e as instituições de ensino básico, tecnológico e superior tem até o dia 20 para apresentar seus respectivos representantes. 

3 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores estava muito boa a conferência com ótimos palestrantes. Precisamos de mais ações como esta porque Nova Andradina precisa de eventos que debatam os problemas ambientais e estruturais, pois o planeta pede socorro.

    ResponderExcluir
  2. Vicente , mais uma vez me sinto honrada de ser apoiadora deste mandato. Não estive presente nesta conferência,mas as notícias que me chegam é que foi ótima.
    Axé a você e a todos que colaboraram para que esta atividade acontecesse!

    ResponderExcluir
  3. Participei e gostei, parabéns a todos organizadores.

    ResponderExcluir