30 de agosto de 2009

PT Urgente! Tadao Presidente!

Iniciamos neste fim de semana a nossa caminhada militante pela eleição do companheiro Luiz Tadao para a presidência do PT de Nova Andradina. Reunimos cerca de 200 amigos e militantes petistas no intuito de lançar a candidatura do Tadao para presidente do PT municipal.
Tadao representa para todos nós um patrimônio da militância petista, um político ético, sério e comprometido com as bandeiras do partido, consolidado como maior liderança do PT, saindo, politiamente, vitorioso nas últimas eleições municipais, obtendo junto com Milton Sena quase 11 mil votos.
Tadao começou sua militância na política como sindicalista, foi presidente do SIMTED por dois mandatos, presidente da ACENA. Desportista, organizou diversos torneios de futebol infanto-juvenil, e como Vereador por dois mandatos, iniciou o Fórum da Juventude, foi autor de Leis importantes, como a quebra do sigilo nas votações dos Vereadores de Nova Andradina durante as Sessões na Câmara, a diminuição pela metade do recesso parlamentar.
Com toda certeza, Luiz Tadao está pronto para dirigir, unir e fortalecer o PT recriando os setoriais de atuação, como juventude, mulheres, negros, camponeses, estabelecendo uma política de formação política, devolvendo ao PT seu papel histórico: a construção de um programa democrático, popular e socialista.

26 de agosto de 2009

Uniformes escolares banhados em ouro: só em MS.

Outra palhaçada do Governo Puccinelli: uniformes escolares para os alunos da rede estadual de ensino adquiridos por valor superfaturado. O Governo do PMDB desembolsou 8,5 milhões de reais para pagar 700 mil peças num valor equivalente a R$12,15 cada peça, sendo que a empresa de confecção, a Nilcatex, é de Santa Catarina, que abriu filial a pouco tempo no MS, vencendo a licitação para lá de duvidosa em um valor bem acima do mercado.

Para ilustrar melhor, recebemos informações as quais dão conta de que a Prefeitura de Navirai, confeccionou neste ano 30 mil uniformes no valor de aproximadamente 4 reais cada camiseta. O Prefeito Gilberto Garcia, que também encomendou uniformes para os alunos da rede municipal de educação, tomou uma medida louvável, comprando camisetas confeccionadas por uma cooperativa de mulheres do Distrito de Nova Casa Verde, as quais custaram pouco mais da metade do valor de cada peça adquirida pelo Governo Estadual, gerando impostos para Nova Andradina e MS, sobremaneira, fomentando a geração de emprego e renda para o nosso município. Ora, quanto maior a quantidade manufaturada, menor vai ficando o preço unitário da mercadoria, isto é regra de mercado; a encomenda da Prefeitura de Nova Andradina representa um número de camisetas 300 vezes menor que os 700 mil uniformes adquiridos por Puccinelli.

Concluindo, se fosse gasto o valor de cinco reais para cada uniforme, o Estado gastaria 3,5 milhões, porém, Puccinelli pagou o valor de 8,5 milhões, ou seja, um superfaturamento de 5 milhões. “Quantas casas populares dariam para serem construídas? Quantas creches? Quantos postos de saúdes, quantas escolas...?

Só para lembrar a sociedade civil, pagadora de impostos, o Governo do Estado abriu nesta semana um novo edital de licitação. Se seguir a lógica da última licitação, dia 3 de setembro será o dia de o Governador legalizar mais esta palhaçada com o dinheiro público. Quem irá ganhar? Provavelmente a mesma empresa, isso se o Ministério Público não interferir; algo tem que ser feito. As empresas do ramo das malharias do Estado precisam de demanda e o povo precisa de emprego.

23 de agosto de 2009

Por que não sair do PT?

A direita brasileira (leia-se DEM, PSDB e outros politiqueiros fisiologistas) apoiada irrestritamente pela mídia dominada por famílias oligárquicas, elegeu Sarney presidente do Senado como tentativa de desmontar a governabilidade petista tão dependente do PMDB. Mesmo discordando dos 3 senadores do PT que votaram pelo arquivamento de todas as denúncias feitas no conselho de ética do Senado, até porque, seria a chance do Partido se redimir com seu histórico, percebi que a grande imprensa usava a mesma história do Partido dos Trabalhadores para instalar o que sempre almejam: a instabilidade do Governo Lula. Por outro lado, entendo o porquê dos senadores petistas seguirem a orientação do comando do Partido pelas seguintes razões:
1. Sarney nunca foi santo, mas só agora a mídia golpista enxergou isto;
2. O vice de Sarney é Marconi Perillo do PSDB-GO (justamente do partido queridinho da grande imprensa, o mesmo de FHC e de Serra);
3. Antes de arquivar as denúncias contra o Sarney, arquivaram também as denúncias contra os senadores tucanos Arthur Virgílio, Sérgio Guerra e Tasso Jereissatti;
4. Toda esta crise fabricada pela mídia tem um norte: 2010, ora, na última pesquisa (Vox Populi) Dilma aparece apenas 9% atrás de Serra. Em fevereiro, ela estava 32% distante do tucano;
5. Mantendo Sarney, o PT vira credor do PMDB na sucessão presidencial: Dilma poderá ter o dobro de tempo de TV que Lula teve em 2002 e 2006;
6. O Senado precisa ser destrancado para a discussão de importantes temas para o País: votar matérias que fortaleçam o Brasil diante a crise econômica, o marco regulatório do Pré-Sal, para garantir a autonomia e soberania do País na extração dos trilhões em petróleo da costa brasileira;
Em miúdos, não há porque sair do PT. Só porque a mídia tucana solta confetes? Marina Silva tomou uma atitude pessoal, ela sentiu-se seduzida pela candidatura a Presidência da República oferecida pelo PV. Flavio Arns? Ele era do PSDB, só está voltando ao ninho. Se um dia eu viesse sair do PT, queria saber se existe partido mais sério, orgânico e programático... estou certo de que não há. O PT é o partido da inclusão social, das minorias indígenas, dos direitos das mulheres, dos quilombolas, dos ribeirinhos; é o partido do Prouni, do crescimento econômico, da ampliação de vagas nas universidades públicas, das escolas técnicas, da geração de emprego e renda; é o partido da reforma agrária, da Petrobrás e das estatais fortes, do Pré-Sal dos brasileiros, dos biocombustíveis; é o Partido do Bolsa-família, das políticas públicas para a juventude, da habitação popular, da soberania do Brasil que agora é credor junto ao FMI, da quitação da dívida externa. O PT é o Partido que está mudando o Brasil.

14 de agosto de 2009

Senado: uma Corruptocracia?

A crise no Senado na verdade não é de agora. Ora, quem tem boa memória sabe que por lá já passaram muitos larápios, alguns, hoje defuntos, outros mais vivos do que nunca no mundo do crime. Lembremos de figuras que passaram pela Corruptolândia, tais como: Antonio Carlos Magalhães, Luiz Estevão, José Roberto Arruda, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Joaquim Roriz... e por aí vai!

Hoje, a crise se estende com o reinado de Sarney, o oligarca do Maranhão, embora, senador pelo Estado do Amapá. Sua família comanda uma rede meios de comunicação: rádios, jornais, sites e emissoras de televisão, as quais, filiadas à Globo. Sarney é do PMDB e foi eleito presidente do Senado com o apoio do DEM e PSDB (opositores do Governo Lula), derrotando Tião Viana do PT-AC. Hoje, DEM, PSDB, a maior parte da bancada do PT no Senado e outros setores independentes, pedem a cabeça de Sarney mas não sabem por onde derrubá-lo, pois, a maior parte dos senadores tem o chamado "rabo-preso" estendido pelo saguão e corredores palacianos.

Depois da oligarquia, da monarquia, da autocracia, da aristocracia e até da putocracia, os senadores (leia-se: políticos em fim de carreira, portanto, raposas velhas, profissionais da política) só não construíram nesta Casa Legislativa a Democracia, porém, bases sólidas para uma nova modalidade governamental: a CORRUPTOCRACIA.
Pelo fim do Senado: Fora Sarney! E todos os senadores que compactuam com a velha e sempre nova politicagem brasileira.

11 de agosto de 2009

N. Andradina no Congresso da UNE: nada de H1N1

Ao final do mês passado, em Brasília, foi realizado o 51° Congresso da UNE reunindo mais de 10 mil estudantes de todos os Estados brasileiros.

A partir de uma ação do nosso Mandato na Câmara de Vereadores, realizamos eleições em todas as faculdades de Nova Adradina e Região, e garantimos o envio de dez delegados à Brasília, (o maior número dentre todas as cidades de MS) os quais participaram de circuito de debates, palestras, atividades culturais e elegeram a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes para o próximo período.


A abertura contou com as presenças do presidente Lula e da Ministra Dilma (futura Presidenta do Brasil). Durante os 4 dias de encontro, os estudantes elegeram as bandeiras prioritárias do movimento estudantil pela defesa de um novo modelo para Educação no Brasil.
Além de acompanhar as atividades do Congresso da UNE estivemos presente no Congresso Nacional para cobrar dos nossos representantes sul-matogrossenses uma ação efetiva pela manutenção dos cursos de História e Geografia no Campus da UFMS de Nova Andradina.

Para finalizar, que se torne claro, mas, muito claro mesmo que, dos nova andradinenses presentes no Congresso da UNE, nenhum retornou de Brasília com a tal gripe suína. No meu caso, tive somente um princípio de pneumonia já superado, graças ao Bom Deus. Já os estudantes Edicarlos e Maiara apresentaram apenas sintomas de gripe comum e, portanto, em nenhum de nós três, conforme parecer médico e resultado de exames, apresentou-se qualquer suspeita da Gripe H1N1. De qualquer modo, o clima de Brasília é complicado, seco e de contrastes térmicos; na verdade, para os resfriados, deve ter faltado água e vitamina C.

Mônica Luiza(Pedagogia), Thiago Pacheco(Turismo-FINAN), Raphaell Monteiro, Welliton Brito(Ed. Física-FAFS), Sony Dias(Direito-FINAN) , Lucimara Abreu(História-UFMS), Maiara Perez(Ed. Física-FAFS), Edicarlos Martins(Direito-UEMS), Vicente Lichoti(S.Social-UNIDERP), Eder Cavalcante (S.Social-UNIDERP), Suelen Stefanini (Biologia-UEMS)... faltou na foto a valorosa companheira Letícia Lazarini(História-UFMS).

E, só pra descontrair, um videozinho bacana...
http://www.youtube.com/watch?v=_z97MhLvWsI

8 de agosto de 2009

Ginásio de Esportes: "lá tinha" Futebol, Basquete, Volei, Festinova, Cantanova...

Nesta última semana ficamos estarrecidos com informações de amigos e munícipes com relação ao abandono de políticas sociais importantes na gestão municipal: o cancelamento dos festivais Cantanova e o Festinova, e o fechamento do Ginásio de Esportes aos fins de semana e em período noturno.
Devido a queda de arrecadação, a administração municipal estabeleceu um plano de contensão de despesas penalizando investimentos ao lazer, cultura e esporte. Reafirmamos por meio de nossas indicações e requerimento, a necessidade de serem revistas estas medidas equivocadas, já que entendemos que isso não representa gasto, mas sim, investimento social.
Acreditamos que há outras frentes dentro da gestão pública abertas ao racionamento e à economia de gastos. Temos certeza que manter um vigia aos fins de semana e em período noturno no Ginásio de Esportes não vai onerar os cofres púbicos da mesma forma que os cargos de confiança e comissão que a Prefeitura mantém atualmente oneram. Sem sombra de dúvidas, o Cantanova e o Festinova juntos, não representam nem 20% dos valores gastos na última Fejuna. Disto o prefeito sabe e entende melhor do que eu.

5 de agosto de 2009

Zeca, volta logo!

Deu a louca no Bushnelli, ou melhor, no Puccinelli. Na contramão das medidas que o Governo Lula vem implementando para conter a crise economica no Brasil, o governador de MS vem impondo um pacotaço de maldades ao povo sul-matogrossense.
Enquanto o Governo Federal corta juros e tributos, como o IPI sobre automóveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e materiais de construção, o Governo Estadual, do PMDB vem aumentando a pauta fiscal, como exemplo, o ICMS dos materiais de construção.
A voracidade fiscal deste desgoverno é tamanha que, enquanto a União e os municípios do Estado vem sofrendo queda na arrecadação, o Governo de MS arrecadou exatos 273 milhões a mais neste 1º semestre de 2009 em comparação ao mesmo período do ano de 2008.

O Governo Municipalista prometido em campanha não parece ser o que hoje governa o Estado. Com tanto dinheiro que Puccinelli arrecada ainda não vemos nenhuma marca do atual governo, senão, as malvadezas contra indígenas, contra Apae, pestalozzi e entidades caritativas, contra funcionários públicos, contra acampados e assentados da reforma agrária, contra o empresariado e a classe ruralista; ou seja, não escapa ninguém das garras ferozes deste Governo.

Quanto a alternativa, todos sabemos: Volta logo Zeca do PT.

3 de agosto de 2009

Maderal, sensacional!

Num sábado marcante para Nova Andradina, um jovem, artista na música e na persistência, driblou todos os obstáculos do atraso e da falta de apoio que a cultura enfrenta em Nova Andradina.

A falta de incentivo à produção cultural, sobretudo, a falta de acesso aos bens culturais é uma realidade em nossa cidade.
O pouco de atividades culturais que tínhamos, como o Festinova e o Cantanova, o Prefeito fez o desfavor de cancelar por conta de contensão de despesas. É lastimável.

Políticos e empresários da comunidade local, em sua maioria, ainda não entenderam que cultura não é entretenimento e que a mesma, representa uma grande arma para formação social e política de um povo, para a construção de sua história, enfim, para combater os males que devemos enfrentar, como por exemplo, a violência, a miséria, o analfabetismo.

O jovem Maderal, seu pai, Reginaldo Rodrigues, assim como todas as pessoas que fazem a cultura acontecer, merecem nosso abraço, merecem nossos cumprimentos. Afinal de contas, para se produzir cultura em Nova Andradina e oferecê-la gratuitamente, o cidadão, a cidadã, tem que ser arrojado, teimoso e, acima de tudo, talentoso.

Parabéns, Diego Maderal! Você foi sensacional!