21 de março de 2010

CGU aponta irregularidades na Prefeitura de Nova Andradina

A fiscalização da CGU (Controladoria Geral da União) nas 25 ações realizadas pelo governo federal em Nova Andradina, surpreende pelo número elevado de irregularidades.
Os problemas vão desde os programas do MEC (Ministério da Educação), no Bolsa Família, obras paralisadas e desperdício de recursos em programas de coleta de resíduos sólidos. No Programa de Erradicação Infantil, a fiscalização constatou ausência de estrutura física adequada. As salas de aula da Peti - Vila Operária, que participa do programa, apresentam infiltrações, as mesas e carteiras estão velhas e deterioradas e a quadra de esportes serve como depósito de entulhos.
As irregularidades no Programa de Assistência Farmacêuticas e Insumos Estratégicos notaram desperdício de dinheiro público, pelo armazenamento incorreto de medicamentos e manipulação destes por pessoas inabilitadas. Alguns dos remédios ficavam próximos a cestos de lixo hospitalar e medicamentos em contato direto com o chão.
Ainda na área da saúde, no Programa Saúde da Família, houve ausência de prestação de contas dos recursos repassados fundo a fundo o que pode desqualificar Nova Andradina do programa. A prefeitura respondeu que teve problemas no envio dos relatórios e que um problema em um dos computadores fez com que o material digitado fosse perdido, o que não foi acatado pela CGU.
Também foi constatada deficiência nos atendimentos realizados pelas equipes de agentes de saúde no programa. O agendamento das consultas, feita pelos agentes, não acontecia e gerava filas na madrugada dos postos.
No Bolsa-Família, programa que sempre desponta irregularidades nas fiscalizações, havia alunos beneficiários com frequência escolar inferior exigida no programa, o que mostra falta de acompanhamento da prefeitura. A resposta da prefeitura não foi acatada, por não mostrar a presença individual, apenas dados consolidados de cada escola.
Na fiscalização foram encontrados beneficiários com renda maior do que a permitida pelo Bolsa-Família. Através de pesquisa, constatou-se que 38 servidores municipais recebiam o benefício. Após a notificação, a prefeitura bloqueou os titulares e realizou novo cadastramento.
O prefeito Gilberto Garcia (PMDB) foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.
Estado trocado - No site da CGU, Nova Andradina não consta na lista de municípios do Estado. Nova Andradina está no cadastro como sendo uma cidade de Minas Gerais. A fiscalização ocorreu em outubro de 2009.
Os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público (Federal e Estadual), ao Tribunal de Contas da União, à Câmara dos Deputados e ao Senado da República (Mesas Diretoras e Comissões de Fiscalização Financeira e Controle), às prefeituras municipais e às câmaras municipais para as providências cabíveis em cada uma das instâncias.

campo grande news

8 comentários:

  1. Boa CGU, pelo menos vcs estão cumprindo o papel de fiscalizadores, infelizmente o MPE e MPF não agem aq em Nova Andradina. Parabéns ver. Vicente por declarar as irregularidades deste governo "erdado" aos erros da gestâo Hashioka.

    O "roba" mais "faz", comigo não cola!

    ResponderExcluir
  2. Sim meus caros, pois Nova Andradina não PODE PARAR... mais

    ResponderExcluir
  3. O Pita do Heishioka esta assumindo a bucha sozinho, pode crer que vai aparecer mais falcatruas do asponi do André, CGU neles..

    ResponderExcluir
  4. A história recente de Nova Andradina faz lembrar as palavras do Antonio tomaz na campanha... sai o maluf, grande tocador de obras, (rouba mas faz) deixa a prefeitura de SP endividada, entra o pitta, ex-secretário de finanças. O pitta acaba com SP e acaba tb o reinado do maluf. Qualquer semelhança é mera coicidência.

    ResponderExcluir
  5. Nada é escondido, a verdade sempre aparece, basta agora colocarmos a mão na consciencia e fazermos a coisa certa.

    ResponderExcluir
  6. Agora só falta saber quem vai fiscalizar os 4.000.000,00(Quatro Milhões) que foram repassados aos vereadores de Nova Andradina. Da mesma maneira que o nobre vereador Vicente cobra a prefeitura sobre os altos gastos com o rodoanel, também gostaria de saber como o que a câmara municipal gasta 4 milhões de reais.
    O que me deixa mais chateado é que essa fiscalização dos recursos não deveria também partir dos vereadores da cidade ? Qual é a função dos nobres vereadores ? É ficar apenas postando mensagens em Blogs ?
    Postar mensagem em blog resolve alguma coisa ???
    A impressão que eu tenho disso tudo pode ser expressada pelo velho chavão que diz "o sujo falando do mal lavado", porque no fim de tudo isso quem paga somos nós povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o ultimo post, pois penso eu que a CGU não vai fiscalizar os 4 milhoes da camara municipal... então quem poderá nos defender... o chapolin colorado ?
    a justiça é para todos, tanto prefeito quanto vereadores, todos devem ser fiscalizados...

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo...

    Que pena que seu vereador é um analfa político, não escreve bem e não se posiciona politicamente!
    Não votei no Vicentinho, mas faço sua defesa. Ele tem que seguir a agenda que seu partido propoe e não dessa mídia comprada de Nova Andradina, salvo poucas excessões.
    CPI neles!

    ResponderExcluir