31 de março de 2010

Mandato apresenta perfil diferenciado e é referência nacional.

A atuação do Vereador Vicente Lichoti do PT é considerada bem sucedida pela apresentação de um diferente perfil de mandato parlamentar na Câmara Municipal de Nova Andradina.
Nos últimos 15 meses, o mandato alternativo, assim intitulado por lideranças ligadas ao vereador, vem inovando e aproximando o Legislativo do povo. A primeira novidade apontada no mandato alternativo deu-se na realização de uma plenária popular de planejamento das ações políticas e parlamentares do Vereador petista.
O mandato alternativo foi o primeiro no Estado a criar uma Frente Parlamentar Municipal pela Educação, inicialmente, na defesa do Piso Salarial do Magistério. Inovou também na aproximação com a população. Foi o primeiro a utilizar a internet como forma de comunicar-se com o públco, através de seu blog, o http://www.vicentedopt.blogspot.com/ . Foi o primeiro a abrir um twitter www.twitter.com/vicentelichoti , espaços abertos para o mandato manifestar suas opiniões, posicionamentos e receber críticas e sugestões.
Sendo o único mandato petista na Câmara, teve que redobrar seu trabalho. Apoiado pelo trabalho de Hélio Alves, Chefe de Gabinete, e Rapahell Monteiro, Assistente Parlamentar, o Mandato teve que atender, continuar e preencher os espaços deixados pelo legado exemplar dos ex-vereadores do PT.
Foi o vereador que mais apresentou debates e audiências públicas na Câmara. Meio ambiente, cotas para negros nos concursos públicos municipais, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, continuidade do Fórum da Juventude e fomento de vários debates acerca dos problemas sociais enfrentados pela juventude. Momento marcante para a história do Legislativo de Nova Andradina foi proporcionado pela Sessão Solene que homenageou os 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terras, de propositura do Mandato Alternativo.
Durante estes meses, em desempenho de suas agendas nas Capitais Estatual e Federal, o Mandato acompanhou e encaminhou reivindicações de dezenas de munícipes, levando consigo agricultores familiar, assentados, sem-terras, estudantes, lideranças comunitárias e religiosas, partidárias ou não, com destaque, a participação de 10 estudantes nova-andradinense no Congresso da UNE em Brasília. Tendo o apoio de parlamentares petistas, o Mandato vem conseguindo a inclusão de várias emendas parlamentares em orçamentos do Estado e da União, atendendo principalmente a educação e assentados. Foi o Parlamentar que mais esteve em Brasília-DF, reivindicando recusros para a infra-estrutura, como galerias de águas pluviais, a inclusão de projetos, como o "Cidade Digital", para atender toda a cidade de Nova Andradina com internet banda larga gratuita. Reivindicou ao Senador Delcídio uma emenda para a construção do anfiteatro da Escola Estadual Nair Palácio, recursos para a implantação de uma sala de tecnologia digital para atender a UEMS de Nova Andradina, reivindicou também a ampliação de cursos superiores no Campus da UFMS de Nova Andradina, bem como a permanência dos cursos já existentes, que seriam fechados por medida da reitoria, ação recuada, dada a luta dos acadêmicos e do Mandato.
O Mandato Alternativo faz oposição responsável, fiscalizadora e propositiva ao Executivo Municipal. Participou nada mais, nada menos, que em 100% das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Sessões Solenes e Audiências Públicas propostas pela Câmara de Vereadores. Foi o Vereador mais presente em reuniões oficiais da Câmara de Nova Andradina.
O Mandato foi decisivo na articulação da sociedade pelo não fechamento da Escola Estadual Moura Andrade, como também, incisivo na defesa pela permanência do único Ginásio de Esportes da Cidade, como patrimônio público, defendendo ainda a sua reestruturação e readequação para o uso gratuito e acessível para toda comunidade desportista, para eventos culturais e religiosos.
Por causa de sua intervenção política dentro do PT, o Mandato de Vicente Lichoti foi considerado referência nacional para a juventude do partido. Foi o vereador que representou os 346 vereadores jovens que o PT tem em todo o Brasil no Encontro da Juventude do Partido em Brasília, tanto que o Vereador pôde encontrar-se com mais ilustre Ministra de Lula, Dilma Rousseff.
É o Mandato que é referencia para o Estado de MS, na defesa da Educação e da Juventude, com proposituras inovadoras e posicionamentos claros e corajosos diante a velha política local.
A próxima etapa do Mandato Alternativo será a consolidação do Projeto "Mandato na Praça", aproximando populares do Gabinete Parlamentar.

2 comentários:

  1. Sou testemunha do sucesso deste mandato,outro dia em Campo Grande,no encontro de mulheres dia 8 de março , o Deputado Delcidio ao saber que eu era de Nova Andradina , uma das primeiras coisas q me disse foi:" A cidade do Vicentinho,aquele menino é um exemplo de político,q pena q temos poucos iguais a ele".

    Pensa!
    Valeu Vicente, que possamos contar sempre com vc como nosso representante aqui ou lá!
    Maria Félix.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que o meu vereador ta trabalhando. É isso aí que esperamos do representante do povo.
    Só acho que o senhor deveria divulgar mais o seu trabalho. Tem que aparecer mais de outras formas.

    ResponderExcluir