14 de junho de 2010

Brasiiil sil sil!!!

Com vitória, a seleção canarinho estreou na Copa 2010. Uma Copa sem favoritos, na minha opinião. Tudo está muito nivelado, a grande maioria dos atletas atuam na Europa e, dada a influência do futebol europeu, a busca pelo resultado passa pela força física, por esquemas táticos, sem muito espaço para o futebol arte.
A primeira copa em que lembro desde quando me entendo por gente, foi a de 1990, na Itália. O Brasil foi eliminado pela Argentina com um gol do atacante Caniggia. Maradona ainda jogava e a Argentina perdera a final daquela Copa para a Alemanha.
Lembro-me como hoje... pessoas chorando, queimando a bandeira nacional, maior símbolo da Pátria, prometendo matar los hermanos argentinos, enfim, a relação do povo brasileiro com a seleção de futebol é algo tão peculiar que acredito não haver outra nação no mundo que não se mobilize tanto para tal motivo, ora, parece-me que vencer a copa do mundo nos fazem maiores e mais poderosos que qualquer outro país do globo terrestre.
Passado o tempo e hoje percebo que o povo argentino não é tão ruim como eu pensava há uma década atrás. Passado o tempo, percebo que após vencer campeonatos mundiais o Brasil não ficou mais rico, nem mais justo, muito menos educado, talvez um pouco mais feliz. Felicidade, todavia, momentanea, com prazo de validade.
É muito triste ver que os brasileiros só se vestem de verde e amarelo de 4 em 4 anos. O Brasil precisa de patriotas e não de torcedores para o enriquecimento, muitas vezes ilícito, de cartolas da CBF. Ah, não somente a CBF... a ditadura militar e uma certa emissora de TV, aí peço ajuda aos acadêmicos de história, talvez tenham sido as maiores patrocinadoras da paixão nacional pela seleção de futebol, com vistas à alienação do povo diante o cerceamento da liberdade e da democracia.
Vixi, pareço ser do contra. E as vezes o sou. Mas uma reflexão de vez em quando faz bem. Brasiiil sil sil!!!

6 comentários:

  1. Engraçado...Discutia sobre isso com o Marcos no fim de semana. Ele é dos apaixonados. Eu fui incisiva: gosto é de resultados no esporte, quero o hexa.
    Enfim, não que eu não me importe com a emoção da Copa, acho que a idade vem chegando e deixando gente mais prático e menos doce.
    Quanto ao post abaixo...Só louco para votar no Pucci! Só louco, meu filho!

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Brasileiro precisa ser patriota em todos os momentos. Essa manifestação cultural é fruto de um trabalho muito bem desenvolvido pela globo na ditadura e que ainda hoje influencia muito o nosso povo. Quiçá possamos selecionar melhor nossos políticos com o mesmo afinco que temos em dar palpites na escalação do dunga. Bem, é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  3. Que nós Brasileiros possamos nos vestirem de verde amarelo sempre sempre...praticando esse amor dito no Hino nacinal todos os dias...Que o Brasil ganhe o hexaaa e a Dilma Presidente!!! Vamos que vamos Brasil sil sil!!!!!

    ResponderExcluir
  4. esse vereadorzinho não tem o que faser não?

    ResponderExcluir
  5. Realmente o povo brasileiro deve refletir o espiríto do patriotismo. O desafio está lançado quero ver se as faixadas do centro de Nova Andradina vai permanecer verde e amarela logo após a Copa do Mundo de futebol.

    ResponderExcluir
  6. Boa matéria vereador assim todos tivessem e seus blog, idéias e sugestões como vc as tem e coragem de escrever do próprio punho e não como os outros vereadores que dependem de acessores!!!

    Abraços

    ResponderExcluir