17 de junho de 2010

Pensamento global. Atitude local.

Que a degradação ambiental é resultante de um modelo econômico explorador, excludente e altamente voltado ao bel prazer de uns poucos gananciosos pelo lucro, todos nós já sabemos, tanto que um dos grandes temas que será discutido nestas eleições é o desenvolvimento sustentável, ou seja, conciliar crescimento econômico e social com responsabilidade e preservação ambiental. A partir desta perspectiva, trazemos esse pensamento global para uma realidade local. Vejamos o avanço dos canaviais; poderia ser algo positivo diante da hegemonia da pecuária na economia de Nova Andradina. Poderia.
Conforme a opinião de muitos empresários, principalmente aqueles do famigerado agronegócio, as leis ambientais vigentes no Brasil limitam investimentos e emperram o crescimento econômico. Porém, não é o que pensam as dezenas de famílias dos bairros rurais Laranjal, São Bento e Papagaio.
Numa demonstração digna de reconhecimento, os moradores associados destes bairros organizaram manifestos, denuciando os estragos causados pelo desastroso plantio de cana-de-açucar sob a tutela da Usina Santa Helena, aos córregos Laranjal, Mimoso, São Bento, bem como, áreas de  mananciais e nascentes.
Adesivos em dezenas de automóveis, publicação em outdoores, carreata na principal avenida da Cidade e denúncias registradas nas três esferas do Poder Público, foram as principais ações deste grande movimento.
Para continuar a mobilização e convocar a população para a defesa dos recursos naturais, foi convocada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para debatermos esta problemática, à luz de soluções plausíveis e emergenciais para os danos ecológicos causados em poucos meses pelas ações devastadoras patrocinadas pela cultura da cana-de-açucar cultivada sem critérios ambientais. A Audiência Pública acontecerá no dia 24, quinta-feira, as 15 horas, no antigo Plenário da Câmara de Vereadores. Sua presença é pertinente, é necessária! 

4 comentários:

  1. Conheci seu blog por acaso.
    Gostei muito de suas postagens, conheci um pouco do vereador Vicente ... muito legal pois és jovem
    e tem grandes ideais.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Vicente!
    Queria participar da audiência, mas estou submersa numa rotina meio complicada aqui em Londrina. Parabenizo aos moradores da área rural pela CORAGEM, ARTICULAÇÃO E CONSCIÊNCIA e manifesto meu apoio a todos vocês. No que eu puder ajudar, contem comigo.

    ResponderExcluir
  3. vicente nós da aprobens só temos a agradecer a vc pelo apoio que tem nos dado muito obrigado. econtamos com seu apoio nesta luta que não esta no fim e sim no começo. E podem ter certez aque não deixaremos isso barato.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para a associação dos moradores do laranjal. Esses tem coragem porque são poucos que enfrentam gigantes como os usineiros, em especial, a usina Santa Helena. Edilson e tantos outros que apóiam esta iniciativa, pode contar com meu apoio. Quanto ao Vereador, o texto retrata bem a realidade. Esperamos contar sempre com sua postura combativa em favor do povo e do meio ambiente.

    ResponderExcluir