22 de junho de 2010

Um dia sem a Globo não vai fazer falta.

A Rede Globo vem amargando seus piores índices de audiência no IBOPE em toda a sua história de coberturas esportivas em Copas do Mundo. Só para ilustrar, na estréia da seleção brasileira na Copa de 2006, por exemplo, a audiência da Globo ficou em 66 pontos. Neste ano, desabou vertiginosamente para 44 pontos.
Explicações para o fiasco são muitas, mas vejamos algumas interessantes: quem não ouviu falar na campanha #cala boca galvao que rolou no http://www.twitter.com/ antes mesmo de começar a Copa da África? O locutor esportivo mais popular do Brasil parece que vem cansando a torcida brasileira com seus prognósticos muitas vezes furados, ou seja, ele fala muita besteira e seu ufanismo que sempre empolgou os brasileiros parece agora incomodar. 
Entretanto, a razão deste artigo se concentra nos desdobramentos da polêmica discussão de dunga com jornalista da Globo logo após o segundo jogo da Seleção Canarinho nesta Copa. Dunga mostrou-se incomodado com o monopólio da emissora do Plim Plim na cobertura da Seleção e disparou horrores ao jornalista Alex Escobar que articulava entrevistas coletivas com três jogadores brasileiros. Dunga barrou e abriu crise com a poderosa emissora.
No fantástico deste domingo, mesmo dia do jogo, Tadeu Schmidt lançou críticas a Dunga numa nota lida ao vivo de Joanesburg. Isso bastou para iniciar outro movimento entre os internautas: o #cala boca tadeu schmidt. Assunto que liderou as discussões no twitter em todo o mundo na segunda-feira e ainda permanece hoje no topo entre os  mais comentados no Brasil.
Os internautas criticam a postura da Globo que tudo pode em detrimento do povo brasileiro. É bom que se fique claro, a Globo é uma concessão pública de interesse social a serviço do Brasil, mas o que vemos nas últimas décadas é o contrário, o povo é quem está a serviço da emissora.
Diga-se de passagem, são 45 anos de manipulação, de alienação e de poder decisivo nas escolhas políticas do povo, se bem que ultimamente, graças a democratização da informação pela intenet e o processo de maturação de nossa democracia, esse império de informação vem perdendo força.
Enfim, uma grande campanha começou hoje no twitter e em muitos outros blogs: #um dia sem globo. Trata-se de um boicote a Rede Globo no dia 25/06, sexta-feira, durante o jogo Brasil x Portugal, em apoio a Dunga, à Seleção, mas principalmente, para que a Globo comece a respeitar o poder de mobilização dos brasileiros.
A Rede Globo pode tentar controlar sua vida, mas quem tem o controle remoto é você. Sexta-feira, participe do #DIASEMGLOBO. 

7 comentários:

  1. Reportagem Maravilhosa, é isso aí vamos boicotar a Rede Bobo. Está emissora não merece confiança pelo povo brasileiro que está cansada de ser enganada.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho twitter porque não gosto dessas modalidades de rede social. Mas a campanha tem meu apoio. O império da globo tem seu fim muito próximo. Embora o ideal é que as emissoras tivessem paridade na concorrência, pois se a record ocupar o espaço da globo, o que vai adiantar? Os bispos da universal vão instaurar uma república fundamentalista no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. pior seria se o PT resolvesse lançar um canal!! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que tal varios dias sem politicos?!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Vicente sempre que o eu levo o Davi para a escola vou escutando a radio local daqui de Paranavaí, e a discussão era sobre o epsodio de domingo no fantascico, o radialista estava indgnado com a rede globo, dizendo que a emissora tem que parar de querer comprar tudo, mandar em tudo no Brasil, e principalmente de querer escalar a seleção Brasileira, e que ele entendia a irritação do tecnico Dunga mas que ele teria que ser mais diplomatico!!!
    E hoje ao abrir seu blog me deparo com a tua materia que por sinal é excelente!!!
    Concordo e o apoio, Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não seja utópicos! A Globo não esta nem ai pra isso!

    PS. Achei formidável o comentário acima:
    "pior seria se o PT resolvesse lançar um canal!! hahaha"

    ResponderExcluir
  7. Acho que o PT ainda não pensou na hipótese de criar um canal. Mas bem que os petistas poderiam pensar melhor sobre essa proposta do anônimo. Pelo menos faria concorrência com o canal tucano que é a globo: 45 anos

    ResponderExcluir