19 de dezembro de 2013

Nova Andradina receberá 2ª Feira "Adote Bicho" neste sábado

Depois do sucesso da 1ª Feira de Adoção de Animais realizada em dezembro de 2012, Nova Andradina receberá neste sábado, 21, na Praça Brasil, a segunda edição  do evento denominado "Adote Bicho", que no ano passado contou com cerca de 50 animais expostos entre cães e gatos de várias idades e raças. As atividades terão início às 8h00 deverão seguir até às 16h00.
A campanha "Adote Bicho" é uma iniciativa da Ong "Unidos por 4 patinhas" em parceria com Centro de Controle de Zoonoses e o Mandato do vereador Vicente Lichoti.  Com o lema "Adoro Ajudar Cães e Gatos", a campanha pretende conseguir famílias ou pessoas interessadas pela adoção destes animais que por algum motivo não contam com local adequado para ficar ou foram abandonados por aqueles que deveriam cuidar deles. 
Os animais serão expostos ao público, que poderão efetuar a adoção mediante a apresentação de documentos como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, luz ou telefone. As adoções somente poderão ser feitas por pessoas maiores de 18 anos. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


Na opinião da veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Andradina, Valesca Picoli, a campanha passada superou as expectativas. "É impressionante como as pessoas se interessaram em adotar os animais. Se tivéssemos mais exemplares disponíveis com certeza a número de adoções seria ainda maior", comemorou.
A iniciativa conta ainda com apoio da Casa da Ração, Vereador Nenão, AgroCulturas, Lala Pet Shop, Restaurante Dona Elza e do Centro de Práticas Veterinárias. 
Serviço
Pessoas interessadas em adotar animais, doá-los ou noticiar casos de violência e maus tratos devem entrar em contato com o CCZ de Nova Andradina, de segunda a sexta-feira no horário comercial, pelo telefone (67) 3441-4715. Em caso de denúncia, a ligação poderá ser anônima.



18 de dezembro de 2013

Vicente cobra melhorias na região do Terminal Rodoviário

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação durante a sessão realizada na segunda-feira, dia 16 de dezembro, solicitando que sejam realizados diversos serviços para a região do Terminal Rodoviário Décio de Azevedo Mattos.
Em sua indicação, Vicente solicita a construção de pavimento no passeio público junto à Avenida Eurico Soares de Andrade, a construção e sinalização horizontal nas guias rebaixadas, e a manutenção nas calçadas já existentes.
De acordo com Vicente, a indicação atende a reivindicação dos munícipes, principalmente os pedestres, que terão melhor circulação com o passeio público em boas condições. “Estas ações irão ampliar a acessibilidade do nosso município”, destacou o vereador.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira.

Vicente quer Secretaria para atender o produtor rural

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação na sessão de segunda-feira, dia 16 de dezembro, solicitando que sejam realizados estudos no sentido de desmembrar a atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e criar a Secretaria de Agronegócio, visando atender aos anseios dos grandes e pequenos agricultores.

De acordo com Vicente, esta indicação atenderá o anseio de vários agropecuaristas da região, pois a secretaria terá a função de atender e coordenar as demandas da política agrícola do município de Nova Andradina, além de oferecer assistência, fomentar e desenvolver políticas de produção familiar e gêneros alimentícios.

"Temos cerca de duas mil famílias assentadas no Município e grande parte do nosso PIB vem da produção rural e, ao mesmo tempo, percebemos uma prefeitura praticamente ausente na implementação de politicas para o setor rural, seja da agricultura familiar, seja na pecuária leiteira ou de corte", ponderou Lichoti

A indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka e ao secretário municipal de Planejamento e Controle, Arion Aislan de Souza.

12 de dezembro de 2013

Por quê não querem Reforma Política?

Esperar deste Congresso corporativista cheio de condomínios oligarcas e classistas disfarçados de partidos é ilusão.
E como mudar, se grande parte do eleitorado continuar aderindo a candidatos que gastam milhões na distribuição de gasolina, patrocínio de festas ou compra de votos de todo tipo?
Ora, a cobra nunca morderá a mão de quem a alimenta. Corrupção é algo abominável, repudiável... Até que um dia ela venha me beneficie?

11 de dezembro de 2013

Reeleito, Tadao empossa novo Diretório do PT de Nova Andradina

Dezenas de militantes e filiados ao PT de Nova Andradina compareceram na noite desta terça-feira, dia 11, no Simted, ao Ato que marcou a posse da nova direção do Diretório Municipal da sigla.

O encontro foi aberto pelo presidente reeleito, Luiz Tadao Mitsunaga, que convocou os militantes à união de forças afim de apresentar o PT como melhor alternativa ao povo de Nova Andradina.

A nova composição da Executiva e do Diretório do partido terá um mandato de 4 anos, e desta vez, segue as novas diretrizes aprovadas no último Congresso do Partido, que orienta pela participação paritária de homens e mulheres, com percentual destinado à inclusão de jovens e grupos étnicos. "Vemos que a nova composição estabelece uma reforma política interna", disse a nova secretária  de assuntos institucionais, Suelen Stefanini. Segundo Raphaell Monteiro, integrante do Diretório Municipal, o partido passa por uma nova realidade ao abrir espaço aos novos quadros. "O PT avançou bastante, pois a questão das cotas dá oportunidade ao jovem, ao negro, a mulher de participar no partido, espaço que não vemos em outras agremiações. O PT que disputará com Dilma e Delcídio em 2014 mostra que está preparado aos desafios do futuro", salientou Raphaell.

Tadao, empossou como seu vice o funcionário público estadual Sebastião Cuer, que concorreu à presidência no último processo eleitoral. Ao usar a fala, Cuer disse que no processo eleitoral do PT, há democracia e participação e não há derrotados dentro da forma como se compõe a diretoria, quando todas as chapas que concorrem ao Partido obtém espaço proporcional a sua votação. "Quem dera os sindicatos e associações tivessem o mesmo modelo do PT, pois todos se sentirão responsáveis na condução da entidade", disse Tião Cuer.

A nova secretária de organização do PT, a professora Rejane Trindade, agradeceu a confiança nela depositada pelo presidente municipal. "Atendi a convocação do Tadao pelo desejo de contribuir com o fortalecimento e afirmação do Partido na cidade como uma sigla de esquerda e pela defesa das minorias, que juntas, compõem a maioria da população brasileira", defendeu Rejane. Neusa Maria Gonçalves, nova secretária de formação política, indicou que este setor precisa de uma atuação mais contundente, pois não há ação bem sucedida se não há formação e informação.

Os vereadores Edson Tolotti e Vicente Lichoti também fizeram uso da falando da história do PT, chamando os militantes para o consenso necessário para o próximo período. Líderes sindicais e de base social filiados ou ligados à sigla, também estiveram presença no Ato. 

8 de dezembro de 2013

Estudantes de Nova Casa Verde homenageiam Vicente Lichoti

A Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio de Nova Casa Verde, realizou na noite da última sexta-feira, 6, a solenidade de Colação de Grau de seus formandos do Ensino Médio.

Na oportunidade, a turma do 3º Ano "A" do matutino homenageou o Vereador Vicente Lichoti como Patrono da Turma, considerando-o "parceiro da escola e amigo de luta dos estudantes". Esta é a segunda vez que uma turma de formandos da Escola de Nova Casa Verde homenageia o vereador petista.

 

A cerimônia contou com momentos de emoção, com discursos de agradecimento e despedida dos alunos e professores, sobretudo, de apresentações musicais e de videos que homenagearam os educadores e funcionários da Escola.

Em sua fala, Lichoti ressaltou a luta dos "estudantes guerreiros" na defesa da Escola de Nova Casa Verde. Vicente também enalteceu a breve e marcante história da Escola, lembrando que ali participam professores comprometidos com a educação humanizada, democrática e popular. "Quero aqui registrar o meu agradecimento em poder participar deste momento que coroa estes jovens de luta. Daqui, brotarão grandes personalidades, que com força e fé farão a diferença no mundo", disse o vereador homenageado.

A Diretora Silvia Maria dos Santos, destacou o desempenho dos estudantes da "Luiz Carlos Sampaio" no ENEM. Segundo os dados do MEC, a Escola de Nova Casa Verde apresentou a segunda melhor colocação no ENEM dentre as escolas estaduais do Município de Nova Andradina.

A Colação de Grau contou com a presença marcante de pais, amigos e professores, dentre os quais, o Vereador Edson Tolotti e o representante do Executivo Municipal no Distrito João Dan, ambos homenageados das duas turmas de Ensino Médio.

Vicente e Tolotti participam de encontro da Agricultura Familiar em Dourados

Os Vereadores Vicente Lichoti e Edson Tolotti participaram do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária realizado em Dourados entre os dias 5 e 6 de dezembro, evento que contou com a participação maciça de pequenos agricultores de 18 municípios do Estado, surpreendendo a organização. 

Tolotti e Vicente, ambos do PT, ressaltaram a importância do legislador acompanhar palestras que instruam os mandatos a fiscalizarem o cumprimento de Leis como o PAA e PNAE, que estimulam a venda de produtos da agricultura familiar para o mercado consumidor local, sobretudo, o fornecimento de alimentos para a merenda escolar. 

Segundo Tolotti, as informações sobre programas federais que atendem a agricultura familiar estimulam o mandato parlamentar a ser mais um elo de ligação do povo com os seus direitos. "Se o trabalhador do campo, as prefeituras e vereadores soubessem das inúmeras oportunidades que o Governo oferece à agricultura familiar, quem produz o que se come na cidade não teria tantas dificuldades", disse o Vereador Tolotti.


Vários palestrantes e pesquisadores mediaram as palestras e oficinas que deram a tônica do encontro. Cerca de 30 pequenos agricultores de Nova Andradina também fizeram presença, aproveitando os mini-cursos e as atividades do "Giro Tecnológico".

No encontro, palestrantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal instruíram as lideranças quanto ao acesso ao PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural, que subsidia até 95% do custo da obra à família residente em pequenas propriedades.

O Encontro reuniu autoridades como deputados estaduais, federais e contou com a presença do Senador Delcídio, do Superintendente do INCRA Celso Cestari, do Delegado Regional/MS do MDA João Grandão, os quais foram palestrantes durante os dois dias.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Dourados, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS e Agroform, com apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo.

3 de dezembro de 2013

Vicente quer informações quanto aos Kits Escolares

Divulgação
O vereador petista Vicente Lichoti utilizou a tribuna nesta segunda-feira, 02 de dezembro, para destacar seu requerimento que foi apresentado e encaminhado ao Executivo, o objetivo é obter informações quanto aos Kits escolares fornecidos para rede pública municipal de ensino.

Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 12 mil novos uniformes foram entregues aos estudantes, a iniciativa é igualar as classes sociais mantendo um padrão homogêneo sem divisão entre as partes.

“A aquisição de materiais escolares por parte da Prefeitura Municipal é sempre bem vinda, e merece nosso reconhecimento, pois algumas famílias não têm subsídios para adquiri-los, a mão do estado é importante neste processo, pois ampara o educando”, destacou Lichoti.

Vicente disse que o papel do vereador é fiscalizar e colaborar com o desenvolvimento da cidade.


“Reafirmo que é uma ação importante, mais é evidente que também exige fiscalização por nossa parte, e é acreditando nesta proposta que encaminhei o requerimento buscando apurar todo o trâmite, desde a aquisição até a entrega dos Kits”, concluiu o vereador.

Assessoria

2 de dezembro de 2013

Biólogos homenageiam Vicente Lichoti

Na noite de sexta-feira, 29, os formandos em Biologia da UEMS, Unidade Ivinhema, homenagearam o Vereador de Nova Andradina, Vicente Lichoti (PT) como Paraninfo da Turma "MSc. Luana Barbiero".

Esta é a segunda vez que o Vereador de Nova Andradina recebe o título de paraninfo por uma turma de formandos da UEMS de Ivinhema. A primeira homenagem foi conferida pela turma de 2011, sendo que nas duas oportunidades, os formandos entenderam que o desempenho do mandato do vereador nova-andradinense fortalece a luta dos que defendem o meio ambiente, através de ações e propostas que apontam ao desenvolvimento ambientalmente sustentável. 

Na solenidade, Vicente exaltou a conquista dos novos profissionais e convocou-os à luta por um mundo mais justo e solidário. Em seu discurso, o petista declamou a Canção "Coração de Estudante", do cantor e compositor Milton Nascimento. 

Estiveram presentes na cerimônia, a Vice-Reitora da UEMS a professora Eleuza Ferreira Lima, o Prefeito de Ivinhema Eder Uilson França Lima, o representante da Câmara de Ivinhema vereador Junior do Posto, professores homenageados e diversas autoridades civis e eclesiásticas. 

A Colação de Grau sagrou 26 novos profissionais, que além de estarem habilitados a servir as empresas da região do Vale do Ivinhema com conhecimento na área de ciências biológicas, dispõem do instituto da Licenciatura para lecionar em Biologia.

26 de novembro de 2013

Vicente solicita celeridade na conclusão do projeto Territórios Digitais

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti (PT) encaminhou nesta segunda-feira, 26 de novembro, indicação ao Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado de Mato Grosso do Sul - (MDA/MS), propondo a conclusão do projeto Territórios Digitais. O município de Nova Andradina foi contemplado com 03 (três), ambientes tecnológicos que têm por finalidade atender os anseios da comunidade rural com a implantação das Casas Digitais em assentamentos estratégicos.

O Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário - (MDA), Ministério das Comunicações - (MC) , e em conjunto com iniciativa privada construíram o projeto que visa oferecer de forma gratuita o acesso à informática e internet para as populações rurais de todo país.

Fonte: (MDA)
“As Casas Digitais contam com equipamentos e mobilha, mais infelizmente ainda não dispõe de acesso à internet, essa provocação junto ao (MDA/MS), é uma forma de cobrar a conclusão das metas, o fruto vai ser o benefício de centenas de camponeses nova-andradinenses”, relatou Lichoti.

Assessoria 

19 de novembro de 2013

Vicente quer cumprimento de metas por parte da Sanesul

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti (PT) encaminhou nesta segunda-feira (18), em Sessão Ordinária no Distrito de Nova Casa Verde, requerimento ao Diretor-Presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. - SANESUL, buscando obter informações quanto aos serviços prestados pela empresa.

A Lei Municipal 965/2011, que versa sobre o processo de renovação do contrato de concessão com a SANESUL, fora aprovado pelos vereadores por unanimidade e segue as determinações da Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e é a principal peça jurídica de embasamento para a celebração do contrato por hora firmado.

Institucional
Os questionamentos se voltaram à quantidade de Poços Artesianos perfurados desde o processo de renovação da concessão e a quantidade de metros de rede de esgoto que foram implantados em Nova Andradina.

“Os acordos celebrados devem ser cumpridos, estou vigilante para que a execução das metas estabelecidas sejam alcançadas de acordo com o cronograma previamente planejado”, relatou Lichoti.

Assessoria

13 de novembro de 2013

Vicente requer agilidade no processo de Homologação do Aeródromo Municipal

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti (PT) encaminhou requerimento a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, no intuito de obter informações quanto à homologação do Aeródromo Municipal de Nova Andradina, localizado as margens da MS-134, saída para o distrito de Nova Casa Verde.

O Governo Federal anunciou em 20 de dezembro de 2012, o “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, na busca de ampliar o acesso ao transporte aéreo à população brasileira.

Google: Imagens
“Tenho preocupação quanto ao cumprimento dos prazos, não podemos perder a oportunidade de avançar com a operacionalidade deste importante projeto pra Nova Andradina, o esforço do Governo Federal na pessoa da Presidenta Dilma Rousseff, está sendo decisivo na implantação deste Programa, atacando de forma positiva a infraestrutura de várias regiões”, destacou Lichoti.

A ANAC por sua fez, já sinalizou que o município de Nova Andradina está incluso no programa, e aguarda a avaliação de alguns documentos oficiais emitidos pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Assessoria

7 de novembro de 2013

Excelsior FM realiza debate entre candidatos à presidência do PT

Divulgação
Na manhã desta sexta-feira, 8, os candidatos à presidência do PT de Nova Andradina, Luiz Tadao e Sebastião Cuer, participarão de um debate mediado pelos apresentadores do "Jornal da Excelsior" a partir das 7h00 da manhã, da rádio Excelsior FM.

O debate focará a política de alianças, a formação política dos filiados, engajamento da militância e candidaturas de 2014 e 2016. O evento é uma oportunidade para os filiados conhecer melhor os candidatos e suas propostas para dirigir o PT pelos próximos 4 anos. 


As eleições internas do PT são diretas, ou seja, permite a participação de todos, desde a Presidenta da Republica Dilma Roussef ao mais jovem filiado da agremiação. O Processo de Eleições Diretas do PT ocorrerá em todo o País, neste domingo, dia 10. 

No Município de Nova Andradina a votação terá dois locais: Urna 1 - na sede do PT de Nova Andradina - Avenida Moura Andrade, 676 (em frente ao Centro de Convenções); Urna 2 - na sede da Associação de Moradores do Distrito de Nova Casa Verde. Estarão aptos a votar cerca de 700 filiados.

5 de novembro de 2013

Vicente Lichoti requer informações sobre a execução do Programa Bolsa Família


Divulgação
O vereador Vicente Lichoti, nesta última segunda-feira, 04, em sessão no Plenário da Câmara Municipal, encaminhou requerimento à secretária de Cidadania e Assistência Social, para obter informações quanto a número de beneficiários pelo Programa Bolsa Família e o mapa socioeconômico do município de Nova Andradina.

O Programa Bolsa Família completou 10 anos de existência e tem levado dignidade a milhares de famílias país afora, os indicadores do município de Nova Andradina é um radar que irá nos auxiliar na melhoria de qualidade de vida da comunidade local.

Segundo o Governo Federal, 50 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Programa isso corresponde há cerca de 13,8 milhões de famílias que aumentaram o poder de compra e contribuem para o avanço do país junto a redução da extrema pobreza. 

Vicente afirma que, além de auxiliar na transferência de renda, o Bolsa Família beneficia também a indústria, o comércio e o mercado de trabalho e afeta, diretamente ou indiretamente, todos os brasileiros.

Assessoria

29 de outubro de 2013

"Painel da EMBRAPA projeta setor agropecuário a um novo patamar", diz Vicente

A Exponan contou com um atrativo a mais em 2013. A 32ª edição da festa comportou o painel agropecuário “Desafios e Potencialidades”, realizado pela Embrapa, por indicação da Câmara de Nova Andradina em parceria com Agraer, IFMS, Iagro, Banco do Brasil, Prefeitura de Nova Andradina, Crescer Assessoria Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDE), Coopavil, Coopergrãos e Curso Técnico em Agronegócio- Escola Estadual Nair Palácio de Souza.
Câmara promove painel agropecuário e elenca projetos para produtores
Proposta pelo vereador Vicente Lichoti, a iniciativa foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Claudio Lazzarotto. Na ocasião, foram debatidas alternativas voltadas aos produtores locais. Após a identificação de potencialidades, foram DSC_1025.JPGressaltadas estratégias para a cultura de soja e a produção de leite.
Teremos um seminário sobre soja na segunda quinzena de novembro coordenado pelo IFMS e pelo Banco do Brasil e em dez dias a Coopavil, o CMDR e a AGRAER apresentarão 7 propostas de unidades demonstrativas para o fomento da Cadeia do Leite”, explicou Vicente Lichoti. Segundo o vereador, a intenção é verificar a produção já desempenhada, apresentar novos recursos e instruir os produtores. "O Painel da EMBRAPA projeta setor agropecuário a um novo patamar", disse Vicente.
Para o presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), a articulação do painel foi positiva. “Com certeza foi um evento muito bem sucedido. Saímos com bons projetos e pudemos nos inteirar mais sobre esse universo tão importante que é a agropecuária”, analisou o parlamentar.
A ação também contemplou a produção leiteira. Nos próximos 10 dias a Coopavil, Agraer, Banco do Brasil e CMDE devem apontar sete propriedades como unidades demonstrativas. “Essas propriedades serão referência  para, posteriormente, difundirmos a tecnologia e as estratégias para outros produtores”, complementou Vicente.
Outros projetos já foram pontuados para 2014. A previsão é que até o mês de março sejam ampliadas as propostas para a olericultura, uma área da horticultura que visa o cultivo de hortaliças.
O painel contou ainda com a presença do vereador Edson Tolotti, além de representantes da UFGD, Sindicato Rural, Consad, Consup, John Deere, Aprobens, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e assentamento 17 de Abril.

Vicente solicita UTI Móvel para posto da PRF de Casa Verde

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação solicitando uma UTI Móvel da Polícia Rodoviária Federal para o Posto 2, localizado no km 130, próximo ao Distrito Nova Casa Verde, visando atender aos condutores que utilizam a BR 267. 

“Infelizmente, isso ocorre pela imprudência do próprio condutor ou até mesmo pela falta de manutenção das rodovias, na maioria dos casos”, disse o parlamentar.

O vereador argumentou ainda que a BR 267 tem sido palco de inúmeros acidentes, mesmo com a rodovia estando em boas condições de trafegabilidade. É importante dotar a PRF/ Casa Verde de uma UTI Móvel, que iria colaborar para realização de resgates com mais eficiência, uma vez que a cidade de Nova Andradina dispõe de viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, porém numa distância de 54 quilômetros do Distrito Nova Casa Verde.

A indicação que reitera um pedido feito em 2012, foi encaminhada ao Ministro de Estado de Justiça, José Eduardo Cardozo, ao senador Delcídio do Amaral Gomez, à gerente da Samu/MS, Edilene de Alencar Pessoa, com cópia ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Estado de Mato Grosso do Sul, Ciro Vieira Ferreira.

Vicente requer "travessias de animais" na BR 267

Nos dias 24 e 25, o vereador Vicente Lichoti (PT) compareceu às sedes das Superintendências do IBAMA e do DNIT, solicitando a implantação de travessias subterrâneas à BR 267 para o refúgio de animais silvestres, no intuito de diminuir o altíssimo número de colisões dos mesmos com veículos leves ou pesados. Acidentes que por vezes, segundo Vicente, ceifam vidas de pessoas e ocasionam altos índices de mortandade de bichos do cerrado no trecho da rodovia que liga Nova Casa Verde à Nova Alvorada do Sul.

Em contato com profissionais servidores destes órgãos federais, o vereador de Nova Andradina foi orientado a buscar parcerias no intuito de se realizar um estudo sobre a fauna local envolvida em acidentes, sobre estas ocorrências e seus danos, bem como, o período do ano e locais em que elas são mais frequentes. "Neste trabalho, estamos juntando esforços de estudantes e profissionais que atuam em estudo e
trafegam na rodovia", considerou Lichoti
defesa da nossa fauna, sobretudo, da Polícia Rodoviária Federal que atua pela segurança dos que trafegam nesta rodovia.

O pedido reforça a indicação do Presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira, que ao início de 2013 solicitou a implantação de alambrados nas rodovias próximo às reservas e corredores ecológicos com passagens subterrâneas, ao modelo do que fora feito na rodovia Marechal Rondon no Estado de São Paulo.
 
Já em 2009, o vereador petista, encaminhou pedido semelhante ao Governo do Estado e IBAMA para atender as estradas que cortam o entorno das Áreas de Preservação Ambiental das Ilhas do Rio Paraná, que também compreende o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A medida foi atendida e surtiu efeito positivo, diminuindo drasticamente a mortandade de bichos dessa região.

16 de outubro de 2013

Vicente Lichoti quer "Vale Cultura" para os trabalhadores nova-andradinenses

Divulgação
O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação durante a sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, solicitando a todos os órgãos públicos e empresas privadas que efetuem o cadastro no Programa Vale Cultura, do Governo Federal.

O Vale-Cultura é um benefício de R$ 50,00 mensais destinado aos trabalhadores de carteira assinada para estimular o acesso à cultura, com o consumo de bens, serviços e atividades culturais. É a inclusão do consumo cultural na cesta básica do trabalhador brasileiro, contribuindo para a cidadania cultural. O benefício pode ser oferecido pelas empresas que aderirem ao programa.
Google Imagens

O Governo Federal estima que o benefício pode chegar às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros, elevando o consumo cultural em até R$ 7,2 bilhões por ano. A expectativa é de que com esse movimento econômico, a cultura no País cresça e se espalhe nas grandes e pequenas cidades, desde a produção até a venda de produtos e atividades culturais.

Qualquer pessoa jurídica que empregue trabalhadores com carteira assinada pode participar do programa. Basta clicar em Credenciamento no site www.cultura.gov.br/valecultura e preencher o cadastro, apresentando os documentos solicitados no Formulário de Credenciamento da Empresa Beneficiária. É neste momento que o empregador escolherá com qual empresa operadora do cartão Vale-Cultura quer trabalhar. Cinco delas já estão cadastradas junto ao Ministério da Cultura: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ticket, Brasil Convênios e Banrisul.

 Assessoria 

14 de outubro de 2013

Vicente Lichoti comemora a criação de novos cursos na UFMS de Nova Andradina

O vereador Vicente Lichoti comemorou na tarde de hoje (14/10), o anúncio da criação dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Gestão Financeira para o Câmpus da UFMS - Nova Andradina; uma conquista da região do Vale do Ivinhema que o petista credita à luta dos estudantes e ao trabalho de parlamentares do PT e do Governo Dilma. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, numa reunião do deputado federal Vander Loubet (PT), com a reitora da Universidade Federal Célia Maria Oliveira.


O Ministério da Educação criará 11 novos cursos em cinco campi da instituição, o que representa 560 novas vagas, das quais, 150 serão abertas no Câmpus de Nova Andradina, para os cursos de Engenharia de Produção (50), Engenharia Civil (50) e Gestão Financeira (50).

Vicente Lichoti, desde seu primeiro mandato, tem atuado na luta pela expansão do ensino superior em Nova Andradina. Em 2011 participou da Comissão de Estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação de novos cursos no Câmpus local da UFMS e realizou uma audiência pública para debater o assunto, apresentando dados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa feita por seu gabinete, quando a mesma apontou os cursos de Engenharias Civil e Produção dentre os mais indicados por estudantes do ensino médio e professores da região.

Lichoti destacou que o governo federal, além de investir nas faculdades públicas, segue promovendo o acesso de milhões de jovens brasileiros às faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Dilma dá continuidade aos avanços do Governo Lula, que criou 16 novas universidades federais e mais de 130 campi, interiorizando o ensino superior nos mais diversos ricões do Brasil", afirmou Vicente, que estabeleceu a expansão do ensino superior em Nova Andradina como uma das bandeiras de seu mandato parlamentar.

Concurso público para professores e técnicos administrativos - Ainda durante a reunião, a reitora Célia informou ao Deputado Vander que a UFMS vai abrir concursos públicos nos próximos dois anos. Entre professores e técnicos administrativos, serão contratados mais de 300 servidores para o atendimento dos novos cursos, sendo 36 professores e 43 técnicos para Nova Andradina. 

Apoio efetivo de Vander Loubet – Esta não será a primeira vez que a UFMS conta com o apoio efetivo do deputado federal Vander Loubet para ampliar e modernizar sua infraestrutura. Em 2007, o parlamentar destinou uma emenda de R$ 3 milhões para construção da nova Biblioteca Central do campus de Campo Grande, que foi erguida em frente ao monumento-símbolo da instituição (o “Paliteiro”). No mesmo ano, Vander destinou outras duas emendas – de R$ 500 mil cada (totalizando R$ 1 milhão) – para construção dos campi de Chapadão do Sul e Nova Andradina.​ 

Assessoria

7 de outubro de 2013

Vicente questiona cobrança de tarifa ao uso do "Ginásio"

Após receber a reivindicação de atletas sobre a cobrança de tarifa para o uso do Ginásio de Esportes "Brás Sinigaglia", o Vereador petista, Vicente Lichoti vem mantendo conversações com a Prefeitura no intuito de que a mesma seja cancelada. 
Divulgação

"Se a Prefeitura de Nova Andradina mantiver decreto tarifando o uso do Ginásio de Esportes, ingressaremos na Justiça nos próximos dias pelo fim desta cobrança. 

Atletas e a comunidade em geral, carentes de apoio ao esporte, não podem ser tarifados para o uso de um bem público que, para sua manutenção, já existem recursos financeiros previstos no Orçamento", ponderou Lichoti.

Assessoria

A pedido de Vicente, Biffi destina Ceinf's para Nova Andradina

O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (4/10), na Assembleia Legislativa de MS, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante na Audiência Pública que debateu o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei dos Royalties do Petróleo.
Divulgação
Biffi e Lichoti, comemoraram na tarde desta sexta-feira (4/10), o sucesso de mais uma articulação do deputado federal petista junto ao Ministério da Educação, com foco na educação pública de Mato Grosso do Sul. Trata-se da conquista de mais de R$ 50 milhões para a construção de 30 Centros de Educação Infantil (CEINFs), tipo B, em 18 municípios sul-mato-grossenses.
De acordo com o deputado Biffi, a ação será consolidada pelo governo federal que irá disponibilizar os recursos via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo que Nova Andradina será contemplada com a construção de duas unidades escolares.
“É mais uma excelente ação que o nosso mandato consegue tirar do papel em prol do desenvolvimento educacional do nosso estado. Agora, com as novas unidades, chegaremos a 159 Centros de Educação Infantil construídos em Mato Grosso do Sul”, lembrou Biffi. 

O vereador Vicente Lichoti, destacou o empenho do Deputado Federal Antônio Carlos Biffi por Nova Andradina e em especial pela educação pública brasileira. "Biffi, por ser professor, conhece e assume a luta dos trabalhadores em educação, sobretudo, trava uma forte intervenção no Congresso pelo desenvolvimento da educação básica e formação técnica", pontuou o vereador petista.

Vicente solicitou ao Prefeito que os Centros de Educação Infantil, anteriormente chamados 
de "creches", sejam destinados ao Bairro Universitário e outro ao Distrito de Nova Casa Verde.

Na oportunidade, Vicente reivindicou ao Ministro Mercadante, em companhia do Deputado Biffi, a priorização das APAEs pela transferência de recursos para o desenvolvimento da Educação Especial, rechaçando a mudança na Lei que retira a prioridade dos investimentos às escolas especializadas. O Ministro garantiu que não haverá mudança no tratamento às APAEs, e do contrário, a educação especial terá mais recursos para o seu financiamento.

Assessoria

6 de outubro de 2013

Edilson do Gás deixa o PR e reforça o PT em Nova Andradina.

O PT de Nova Andradina recebeu nesta sexta-feira, dia 4, um grande reforço que fortalecerá ainda mais o Partido. 
Trata-se do companheiro Edilson do Gás, empresário e ex-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo companheiro Luiz Tadao nas eleições de 2012, que juntos alcançaram cerca de 10 mil votos.
Edilson entra no partido com o aval de todas as lideranças, mas certamente sensibilizado pelo convite do Senador Delcidio. 
O Professor Tadao, atual presidente do PT Municipal, comemorou a filiação como um ato que selou oficilamente as alianças que o empresário sempre teve com o Partido dos Trabalhadores. Para o Vereador Vicente Lichoti, a filiação de Edilson ao partido sempre foi cogitada, dada a proximidade histórica do empresário com lideranças do PT de MS. "Edilson chega no momento certo e inspira credibilidade pois tem fidelidade politica aos compromissos que firma. De fato, possui todas as qualidades que podemos encontrar num petista de luta e de coragem", disse Vicente.
A filiação de Edilson foi abonada pelo Ministro da Educação Aloísio Mercadante, e pelo Senador Delcídio.

25 de setembro de 2013

Problema resolvido! Acessibilidade respeitada.

Depois de cobrarmos a Prefeitura pelo cumprimento da Lei, e até sugerirmos uma passarela alternativa ao bloqueio da obra, a construtora recuou ontem, quarta-feira (25/09) em 1.30m, o tapume da obra na Moura Andrade.
É claro que são muitos os problemas, mas com pressão popular as coisas caminham mais rápido. 

Parabéns, população de Nova Andradina!

23 de setembro de 2013

Vicente quer adesão da Prefeitura a Programa de "Rede Cegonha"

O vereador Vicente Lichoti apresentou indicação solicitando a adesão do Governo Municipal de Nova Andradina ao programa "Rede Cegonha", formulado e implementado pelo Governo Federal.

Divulgação
Vicente expôs que o "Rede Cegonha" é um programa que oferece uma rede de cuidados, assegurando às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada da gravidez, parto, abortamento e puerpério, e às crianças garante o direito a um nascimento seguro, além de crescimento e desenvolvimento saudáveis.








Fonte: Bete Lopes / Assessoria

Câmara e IFMS discutem novos projetos para campus de Nova Andradina

Gestores do IFMS - Campus Nova Andradina se reuniram recentemente com o presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), e o segundo secretário, Vicente Lichoti, para tratar de possíveis parcerias entre o campus local e o Legislativo.



Divulgação


Em conversa com o diretor da unidade do município, Marcio Lustosa, o coordenador-adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Mauro Amorim e o diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Volmar Meia Casa, os vereadores discutiram sobre a divulgação dos cursos ofertados em Nova Andradina e possibilidades de parceria com a Casa de Leis para estágios não remunerados. 


“Foi um encontro bastante produtivo. A nova diretoria veio se apresentar e mostrou interesse em aproximar o Instituto da comunidade”, analisou Lichoti. O parlamentar complementou ainda que a direção do campus sinalizou apoio ao projeto de implantação de uma estação metereológica no município.

“É um pedido antigo reforçado por mim e pelo vereador Sandro Hoici. O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já se manifestaram e acreditamos que o IFMS tem uma área disponível compatível com as exigências necessárias”, afirmou o parlamentar. 

O presidente da Câmara também fez suas considerações sobre os projetos elencados em reunião. “Nós nos colocamos à disposição para efetivar essas ações. É um interesse de todos e acredito que só temos a ganhar ao fortalecer a presença do IFMS aqui em Nova Andradina. Nossos jovens precisam dessa oportunidade e quanto mais ampliarmos as opções, melhor”, frisou Nenão. 

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria

Vicente e Robertinho querem melhorias no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS)

Os vereadores Vicente Lichoti e Robertinho Pereira apresentaram requerimento em conjunto durante a última sessão, realizada na segunda-feira, dia 16 de setembro, solicitando informações a respeito do funcionamento do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Nova Andradina.

Divulgação
No requerimento, os vereadores requerem informações sobre o número de servidores e discriminação das funções que exercem, quantos pacientes cadastrados, o valor do repasse financeiro do Governo Federal e a contrapartida do município, se os usuários recebem alimentação de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, se o ambiente dispõe de climatização artificial, aparelho de som para auxiliar nas terapias dinâmicas, bem como se há previsão para construção de sede própria, melhorias que garantirão segurança e atendimento digno aos usuários.

Os parlamentares expuseram que o CAPS realiza serviços de extrema relevância, e é necessário monitorar as atividades desenvolvidas, visando contribuir para o bom andamento das ações desenvolvidas.

Assessoria

Vicente e Sandro cobram Estação Metereológica para Nova Andradina

Os vereadores Vicente Lichoti e Dr. Sandro Hoici encaminharam requerimento ao Ministério da Agricultura e Pecuária, com cópia ao Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) solicitando informações a respeito da instalação de uma plataforma meteorológica no município de Nova Andradina.
Divulgação
No requerimento, os vereadores cobram uma previsão para a instalação da plataforma meteorológica, e qual a parcela de contribuição do Poder Público Municipal para a concretização deste projeto.

Vicente e Sandro expuseram a importância da implantação desta estação, que poderá medir os níveis de temperatura (mínima, máxima e instantânea), umidade relativa do ar (mínima, máxima e instantânea), ventos (velocidade máxima, direção e rajadas), chuva, pressão atmosférica e radiação solar, e será uma importante ferramenta principalmente para o homem do campo. “Queremos acompanhar de perto este processo, para que este projeto seja o mais rápido possível concretizado”, afirmou Lichoti.

Assessoria